50 melhores filmes de guerra que retratam períodos sombrios da história

Escrito por Mariana Bianchini

Será que você já assistiu aos melhores filmes de guerra já lançados? A Primeira e a Segunda Guerra Mundial e outras como a Guerra do Vietnã ou a Guerra Civil Americana são assuntos que despertam a curiosidade de todo mundo, afinal, foram períodos sombrios e difíceis da nossa história. Por esse motivo, são temas de diversas produções cinematográficas.

Confira, aqui, quais são os filmes sobre guerras que mais agradaram ao público e também que foram melhor avaliados pela crítica!

1. Anjos do Inferno (1930)

Em 15 de novembro de 1930, chegava ao cinema o filme mais caro feito até o momento – com um orçamento de cerca de US$ 3,8 milhões: Hell’s Angels, ou, em português, Anjos do Inferno. Dirigido e produzido por Howard Hughes, a história gira em torno de dois irmãos que se alistam para servir na Primeira Guerra Mundial.

2. A Ponte de Waterloo (1940)

Aqui, Roy é um oficial do exército e Myra é uma bailarina. Os dois se conhecem na ponte de Waterloo em Londres e se apaixonam, entretanto, ele precisa partir para o front de batalha da Primeira Guerra Mundial. O filme foi dirigido por Mervyn LeRoy e protagonizado por Vivien Leigh e Robert Taylor.

3. Sargento York (1941)

Sargento York é um filme de 1941 também realizado por Howard Hawks. O longa conta a história de Alvin York, um jovem religioso que decide não se alistar no exército durante a Primeira Guerra por acreditar que ela seja desumana. Entretanto, os militares obrigam Alvin a participar das batalhas contra sua vontade.

4. Glória Feita de Sangue (1957)

Baseado no romance de Humphrey Cobb, Glória Feita de Sangue se passa durante a Primeira Grande Guerra e narra a ordem dada por um general francês para que seus soldados realizem um ataque suicida contra os alemães. O longa recebeu uma indicação ao BAFTA de 1958 na categoria de melhor filme.

5. Julgamento em Nuremberg (1961)

Este filme é baseado no Caso Katzenberge – o último julgamento de crimes de guerras cometidos por líderes nazistas em Nurembergue, na Alemanha. Com direção de Stanley Kramer e roteiro de Abby Mann, a produção foi lançada em 1961 em preto e branco e ganhou um Oscar como melhor roteiro adaptado.

6. A Batalha de Argel (1966)

De origem italiana e argelina, A Batalha de Argel tem seu roteiro baseado no período entre os anos de 1954 e 1962, quando o povo da Argélia lutou contra a ocupação e a colonização francesa em seu país. A direção e o roteiro são de Gillo Pontecorvo.

7. Amargo Regresso (1978)

Vagamente inspirado no romance homônimo de George Davis, Amargo Regresso se passa em 1968, quando Sally – uma mulher casada com um oficial do exército norte-americano que embarcou para o Vietnã – se apaixona por um ex-soldado que ficou paraplégico. O roteiro é de Robert C. Jones e Waldo Salt e a direção é feita por Hal Ashby.

8. O Franco-Atirador (1978)

Tendo um trio de metalúrgicos russo-americanos oferecendo seus serviços de infantaria na Guerra do Vietnã, O Franco-Atirador é um filme de guerra lançado em 1978 levemente inspirado no livro Three Comrades, do veterano da Primeira Guerra Mundial Erich Maria Remarque. Este longa ganhou cinco prêmios do Oscar, incluindo melhor filme e melhor diretor.

9. Apocalypse Now (1979)

Escrito por John Milius e dirigido por Francis Ford Coppola, a história de Apocalypse Now segue a história de um oficial das Operações Especiais do Exército dos Estados Unidos em uma missão para matar o comandante das Forças Especiais – que aparentemente enlouqueceu e comanda sua tropa imprudentemente.

10. Platoon (1986)

O orçamento do filme Platoon, de 1986, foi de 6 milhões de dólares e, apenas nas bilheterias norte-americanas, o longa arrecadou quase 138 milhões de dólares. Baseado na experiência de Oliver Stone na Guerra do Vietnã, o filme mostra os horrores vividos durante o conflito.

11. Bom Dia, Vietnã (1987)

Aqui, o DJ Adrian Cronauer é contratado para comandar o programa de rádio das forças aramadas norte-americanas durante a Guerra do Vietnã. Entretanto, movido por inveja, o tenente Steven Hauk tenta prejudicá-lo, enquanto Adrian é protegido pelos superiores e conquista os soldados.

12. Nascido para Matar (1987)

Ao lado de Platoon e Apocalypse Now, Nascido para Matar é considerado um dos principais filmes sobre a Guerra do Vietnã. Foi o penúltimo filme dirigido por Stanley Kubrick, antes de sua morte, e tem a desumanização dos soldados como tema, focando em seus rígidos treinamentos e nos horrores do campo de batalha.

13. Tempo de Glória (1989)

Tempo de Glória fala sobre a primeira unidade formal do Exército dos Estados Unidos a ser formada inteiramente por homens negros afro-americanos durante a Guerra Civil do país. A produção é de 1989 e recebeu cinco indicações ao Oscar – venceu três, incluindo melhor ator coadjuvante, melhor fotografia e melhor som.

14. Dança com Lobos (1990)

Dança com Lobos marca a estreia do diretor Kevin Costner e é baseado em um romance de Michael Blake. Aqui, John Dunbar é um oficial da cavalaria durante a Guerra Civil Americana que ganha o privilégio de escolher onde quer servir. Ele, então, escolhe um ponto longe e solitário e começa uma amizade com os nativos do local.

15. A Lista de Schindler (1993)

A Lista de Schindler é um filme premiadíssimo: ganhou sete Oscars, incluindo melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro adaptado, além de três Globos de Ouro e outros sete BAFTAs. Baseado em fatos reais, conta a história do alemão Oskar Schindler que conseguiu autorização para adquirir mão de obra judia barata para seus negócios e, assim, salvou a vida de mais de mil judeus em pleno nazismo.

16. Guerra de Canudos (1996)

Este filme brasileiro é baseado no episódio real da Guerra dos Canudos, um conflito armado que envolveu o Exército Brasileiro e membros de um movimento religioso liderado por Antônio Conselheiro no interior do estado da Bahia em 1896.

17. Além da Linha Vermelha (1998)

Além da Linha Vermelha é um filme de 1998 que gira em torno das Forças Armadas dos Estados Unidos durante a Batalha de Guadalcanal na Segunda Guerra Mundial. Apesar de fictícia, a história convenceu o público e a crítica e foi indicado a sete categorias no Oscar.

18. O Resgate do Soldado Ryan (1998)

O roteirista Robert Rodat escreveu o roteiro inspirado pela história real dos quatro irmãos Niland, que serviram ao exército em unidades separadas durante a Segunda Guerra Mundial. Depois que três deles morreram, o Departamento de Guerra determinou o resgate do quarto irmão querendo evitar a destruição de uma família inteira pela guerra. A direção, aqui, é de Steven Spielberg.

19. A Vida É Bela (1999)

Neste filme, o judeu Guido e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Guido decide, então, fazer Giosué acreditar que o que estão vivendo não passa de uma grande brincadeira. O filme foi lançado na Itália em 1997, mas só chegou ao Brasil dois anos depois.

20. Joana d’Arc de Luc Besson (1999)

Joana d’Arc de Luc Besson é um filme francês de 1999 dirigido por Luc Besson que conta a história da heroína Joana d’Arc que comandou tropas francesas durante a Guerra dos Cem Anos e que, depois, foi queimada na fogueira pelos Borguinhões.

21. Falcão Negro Em Perigo (2001)

Baseado em fatos reais, esse filme se passa durante a Guerra Civil da Somália, onde soldados americanos participaram da Batalha do Mogadíscio. Um batalhão americano foi enviado ao local para capturar alguns generais, entretanto, as coisas saíram do controle e a operação, que deveria durar meia hora, durou 15 horas e teve muitos mortos e feridos.

22. Pearl Harbor (2001)

Em 1941, o ataque do Japão a base naval de Pearl Harbor provocou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial – essa é a premissa deste filme. O longa foi lançado no Memorial Day de 2001, um importante feriado norte-americano em lembrança aos soldados que morreram em serviço militar.

23. O Pianista (2003)

Neste filme de 2002, Władysław Szpilman é um famoso pianista judeu polonês que vê seu mundo mudar com a construção do Gueto de Varsóvia durante o a Segunda Guerra Mundial. O Pianista ganhou o Oscar de melhor diretor, melhor ator e melhor roteiro adaptado.

24. A Queda – As Últimas Horas de Hitler (2004)

A Queda é ambientado durante a Batalha de Berlim no fim da Segunda Guerra Mundial e, no longa, a secretária de Adolf Hitler, Traudl Junge narra os últimos dez dias do líder nazista enquanto estava confinado em um quarto de segurança máxima, onde comete suicídio.

25. Olga (2004)

Olga foi uma militante comunista alemã e judia que recebeu treinamento militar em Moscou e foi enviada para o Brasil para ser parte de uma revolução. Entretanto, ela é capturada pelo governo Vargas e enviada de volta para a Alemanha em 1936 – em pleno nazismo às vésperas do início da Segunda Guerra Mundial.

26. Tróia (2004)

Protagonizado pelos astros Brad Pitt e Orlando Bloom, Troia é um filme estadunidense de 2004 que narra alguns conflitos da Guerra de Troia. O roteiro deste longa-metragem é baseado na Ilíada um dos principais poemas épicos da Grécia Antiga do autor Homero.

27. Feliz Natal (2005)

No meio da Primeira Guerra Mundial, em dezembro de 1914, os exércitos francês, escocês e alemão resolveram colocar uma pausa nos conflitos para poderem passar o Natal em paz. Este filme é de 2005 e foi escrito e dirigido por Christian Carion.

28. Cartas de Iwo Jima (2006)

Durante os mais de 140 minutos de filme, o público adentra na realidade sufocante dos soldados japoneses durante a batalha da ilha de Iwo Jima – um dos maiores conflitos da Segunda Guerra Mundial, que durou 40 dias. O filme foi dirigido por Clint Eastwood e lançado em 2007.

29. A Espiã (2006)

A Espiã retrata a luta de um jovem judia para sobreviver durante a ocupação nazista na Holanda em plena Segunda Guerra Mundial. Lançado em 2006, o filme foi escrito por Gerard Soeteman e por Paul Verhoeven.

30. 300 (2006)

300 é uma interpretação ficcional da Batalha de Termópilas durante as Guerras Persas em 480 a.C. e gira em torno do Rei Leónidas, responsável por liderar 300 espartanos contra o exército Pérsia que possuía mais de 30 mil soldados.

31. O Sobrevivente (2007)

O Sobrevivente conta a história real de Dieter Dengler, um piloto alemão que foi capturado por guerrilheiros enquanto lutava pelos Estados Unidos na Guerra do Vietnã. O filme foi escrito e dirigido por Werner Herzog e lançado em 2007.

32. O Menino do Pijama Listrado (2008)

Bruno é um garoto de oito anos filho de um comandante de campo de concentração. Vagando no jardim de sua casa, ele encontra Shmuel, um menino judeu de sua idade. Tudo que os separa é uma cerca de arame farpado – que não é suficiente para evitar a amizade que surge entre eles.

33. Operação Valquíria (2008)

Operação Valquíria é o nome dado à tentativa mais famosa de assassinato de Adolf Hitler, que aconteceu em 1944. O plano foi organizado, entre outros, pelos generais Henning von Tresckow e Friedrich Olbricht. Este filme retrata a operação, que falhou.

34. Guerra ao Terror (2008)

Além do Oscar de melhor filme, Guerra ao Terror também levou o prêmio nas categorias melhor diretor, melhor roteiro original, melhor edição, melhor mixagem de som e melhor edição de som. O enredo do filme gira em torno dos ataques militares organizados pelo presidente George W. Bush em resposta ao atentado de 11 de setembro de 2001.

35. Bastardos Inglórios (2009)

Bastardos Inglórios conta duas histórias de ataques aos nazistas. A primeira é liderada pelo tenente Aldo Raine e tem como objetivo matar o maior número possível de nazistas. A segunda é uma vingança pessoal da jovem Shosanna Dreyfuss que viu sua família ser assasinada por um coronel alemão.

36. Pelotão de Elite (2010)

Este filme se passa durante a Primeira Grande Guerra. Nele, a equipe de um engenheiro de minas cava um túnel sob as trincheiras alemãs e o enchem de explosivos. O filme foi lançado em 15 de abril de 2010.

37. Cavalo de Guerra (2011)

Depois de ver seu cavalo, Joey, ser levado para servir durante a Primeira Guerra Mundial, Albert decide se alistar com a missão de trazer seu amigo de volta para casa. Este é um filme dirigido e produzido por Steven Spielberg.

38. The Way Back (2011)

The Way Back é um filme americano de 2010 que narra a jornada de um grupo de prisioneiros que escapa de um campo de trabalho forçado na Sibéria durante a Segunda Guerra Mundial. O filme tem 133 minutos de duração e foi inspirado no livro “The Long Walk”, de Slawomir Rawicz.

39. Argo (2012)

Produzido, dirigido e estrelado por Bel Affleck, Argo narra a tentativa de resgate da um grupo de americanos presos por militantes islâmicos na embaixada estadounidense em Teerã. A produção foi aclamada pela Academia em 2013 e ganhou o premio de melhor filme.

40. A Menina que Roubava Livros (2013)

Liesel Meminger é uma garota fascinada por livros que mora em Munique, na Alemanha. Durante a Segunda Guerra Mundial, ela rouba livros para ler e ensinar seus vizinhos a ler também. Ainda, ela compartilha seu aprendizado com um judeu que vive escondido em sua casa.

41. O Jogo da Imitação (2014)

Aqui, Alan Turing é um aluno de Cambridge recrutado para tentar entender os códigos nazistas enviados através de Enigma, uma máquina de criptografia utilizada pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial que era considerada inquebrável.

42. Corações de Ferro (2014)

Durante os conflitos finais da Segunda Guerra Mundial, um grupo de apenas cinco soldados liderados pelo sargento Wardaddy é encarregado de aniquilar nazistas. Apesar de estarem em uma pequena quantidade e possuírem poucas armas, eles conduzem um ataque espetacular na Alemanha.

43. A Estrada 47 (2015)

Em uma co-produção brasileira, portuguesa e italiana, A Estrada 47 é baseado em fatos reais e aborda a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. O filme é de 2015 e tem 107 minutos de duração.

44. Sniper Americano (2015)

Conheça a história de Chris Kyle – um atirador da marinha norte-americana que se tornou um dos maiores atiradores da história norte-americana ao proteger seus companheiros durante a Guerra do Iraque.

45. Filho de Saul (2015)

Neste filme de origem húngara, Saul é um húngaro que faz parte de um grupo de prisioneiros judeus forçados a ajudar os nazistas em sua máquina de extermínio em grande escala. o longa é de 2015 e foi dirigido por László Nemes.

46. Beasts of No Nation (2015)

Baseado no romance de mesmo nome de um autor nigeriano chamado Uzodinma Iweala, Beasts of No Nation foi lançado globalmente pela Netflix em 2015 e fala sobre um garoto africano que é obrigado a lutar durante a guerra civil da África.

47. 13 Minutos (2015)

Confira uma biografia de Goerg Elser, um homem conhecido por tentar matar Adolf Hitler em Munique, no dia 8 de novembro de 1939. Entretanto, Hitler deixou o local mais cedo que o esperado. Se o plano tivesse dado certo, poderia ter evitado o conflito mais sangrento da história do nosso planeta.

48. Até O Último Homem (2016)

Até O Último Nome narra a história do médico Desmond T. Doss que, apesar de servir a seu país na Segunda Guerra Mundial, se recusava a pegar em uma arma. Durante a Batalha de Okinawa, ele salvou mais de 75 homens.

49. Dunkirk (2017)

Dunkirk narra a Operação Dínamo – conhecida também como a Evacuação de Dunquerque. Nela, soldados aliados da Bélgica, do Reino Unido e da França são cercados por um exército alemão e precisam ser resgatados no início da Segunda Guerra Mundial.

50. O Fotógrafo de Mauthausen (2018)

O Fotógrafo de Mauthausen conta a história de Francisco Boix, um ex-soldado da Guerra Civil Espanhola que fica preso no campo de concentração de Mauthausen durante a Segunda Guerra Mundial. Ele, então, decide se tornar o fotógrafo do diretor do campo para tentar sobreviver. Ainda, sua missão pessoal é registrar os horrores do local.

Todos esses filmes foram, de certa forma, inspirados em histórias reais (uns mais do que outros!), então, se esse tipo de produção lhe interessa, confira também uma lista com 100 filmes baseados em fatos reais.