Você tem curiosidade de conhecer maiores prédios do mundo? Descobrir onde eles ficam, quantos metros e andares tem, quando foram inaugurados? A humanidade já construiu vários edifícios que são verdadeiros arranha-céus. Conheça os 15 prédios mais altos do mundo!
iStock
Além disso, a cada 35 andares, existe um andar de manutenção, pressurizado com ar condicionado, para os moradores se abrigarem, em caso de emergência. O arranha-céu foi inaugurado em 2010.
iStock
A Shangai Tower, que está em Xangai, no distrito financeiro de Pudong, na China, tem 632 metros de altura (bem menor do que a primeira colocada) e 128 andares. A construção foi inaugurada em 2015. Sua estrutura é bastante incomum, parecendo com nove prédios cilíndricos empilhados, criando um efeito de torção, a medida que sobe.
Esse formato tem uma razão: foi feito assim para reduzir os esforços causados pelo vento, que ocorre mais em edifícios de forma retangular. Além disso, esse formato facilita a coleta de água da chuva.
iStock
iStock
Esse prédio tem praticamente a mesma altura do terceiro colocado, com 600 metros e 115 andares. Ele fica situado na China, onde é a segunda estrutura mais alta. Sua inauguração foi em 2017. A torre foi construída em tempo recorde, com a finalização de um andar a cada quatro dias, em média. A estrutura do prédio tem quatro faces quase simétricas.
iStock
Com 554,5 metros de altura e 123 andares, o quinto arranha-céu mais alto do planeta é o Lotte World Tower, que fica em Seul, na Coreia do Sul. A sua estrutura cônica tem uma aparência que lembra as formas de cerâmica e caligrafia tradicionais coreanas.
Além de ser a mais alta da Península Coreana, a construção inclui outros títulos interessantes, como: a piscina em maior altitude do mundo, o elevador vertical mais alto do planeta e o observatório com piso de vidro mais alto do mundo, com 500 metros. O prédio foi inaugurado em 2017.
iStock
Esse edifício fica no Taiwan e tem 508 metros de altura, além de 101 andares. O prédio, que está ativo desde 2004, tem estruturas de segurança que lhe permitem resistir a tufões e terremotos. A construção, que demorou 14 anos para ser concluída, tem um observatório no 89º andar.
Uma das características mais interessantes do Taipei 101 é uma enorme bola de ferro de 680 toneladas, que fica no 92º andar e serve como contrapeso, minimizando as oscilações do prédio em cerca de 40%.
iStock
Localizado em Xangai, na China, esse prédio tem 492 metros de altura e 101 andares. Ele foi inaugurado em 2008. Inicialmente, o prédio foi projetado para ter sua construção concluída em 1997. No entanto, devido a crise financeira que ocorria na China, a obra acabou ficando parada, até a situação se estabilizar. Até junho de 2009, o prédio foi considerado o mais alto do mundo.
iStock
O oitavo colocado entre os prédios mais alto do mundo é o International Commerce Centre, localizado em Hong Kong. Ele possui 484 metros de altura e 108 andares, tendo sido inaugurado em 2010. Em duas das enormes fachadas do prédio são utilizadas telas, somando 50 mil metros, para um show de música e luzes, que já foi reconhecido como o maior espetáculo do tipo, pelo Guiness Book.
Inicialmente, o topo do prédio seria piramidal e ele teria 574 metros de altura. No entanto, a legislação da cidade não permite que sejam construídas estruturas mais altas do que as montanhas próximas.
iStock
Esses prédios são torres gêmeas que ficam com o nono lugar, tendo 452 metros e 88 andares, cada uma. Situadas em Kuala Lumpur, na Malásia, elas foram inauguradas em 1998, estando entre as mais antigas dessa lista. As torres possuem uma ponte entre elas, que além de deixá-la esteticamente mais bonita, também serve para situações de emergência, em caso de incêndio em uma das torres, por exemplo.
Um fato interessante é que em 1999 foi gravado o filme “Armadilha” nas Petronas Twin Towers, com a atriz Catherine Zeta Jones.
iStock
Em décimo lugar, a Zifeng Tower tem 450 metros e 89 andares. Ela, que também é conhecida como “Nanjing Greenland Financial Center”, fica em Nanjing, na China, e foi inaugurada em 2010. Com pátios envidraçados em vários pontos do prédio, durante a noite eles são iluminados, fazendo com que o topo do prédio se pareça com um farol.
iStock
Localizado em Chicago, nos Estados Unidos, o mais antigo dos prédios dessa lista é o Willis Tower, que foi inaugurado em 1974. O prédio tem 442 metros de altura e 108 andares. A antiga loja de departamentos Sears, Roebuck & Co., que somava cerca de 350 mil funcionários em 1969, espalhados por diversos edifícios em Chicago.
A ideia de construir o prédio surgiu do interesse em reunir todos os funcionários em um mesmo local. No entanto, uma queda econômica, a Sears não teve como ficar com o prédio, que atualmente tem diversos donos.
iStock
O Kingkey 100, também conhecido como KK100, é o décimo segundo prédio mais alto do mundo, com 442 metros de altura e 100 andares. Ele foi inaugurado em 2011 e fica localizado em Shenzhen, na China. O prédio conta com diversos escritórios, um shopping, além de um hotel. A estrutura do KK100 é inspirada em uma fonte, representando prosperidade.
iStock
Também localizado na China, porém em Guangzhou, esse edifício tem 439 metros de altura e 103 andares. Ele foi inaugurado em 2010 e acomoda sedes de escritórios, além de um hotel. A maneira como o edifício foi projetado leva em consideração a redução dos efeitos do vento. Além disso, ele tem uma simplicidade elegante, visualmente. Mas possui uma geometria complexa de forma e estrutura, com três fachadas curvadas.
iStock
O décimo quarto prédio mais alto do mundo é Trump International Hotel & Tower, com 423 metros e 98 andares. Ele fica em Chicago e foi inaugurado no ano de 2009. A estrutura do edifício é de aço inoxidável e vidros coloridos. No quartos, a vista privilegiada das janelas panorâmicas permite que se veja o Lago Michigan, o rio Chicago e boa parte da cidade.
iStock
O último edifício desta lista fica em Xangai, na China, e possui 421 metros. Inaugurado em 1999, o Jin Mao Tower possui 88 andares por uma razão específica: na China, o número 8 é considerado da sorte e significa felicidade. O prédio é ocupado por escritórios, além de um hotel. Ele foi o mais alto de Xangai até 2007, quando foi construído o Shanghai World Financial Center.
Só o céu é o limite para os construtores dos prédios mais altos do mundo. Com a constante evolução, já podemos prever construções com quilômetros de altura nos próximos anos.