25 maiores empresas do mundo com lucros bilionários

Escrito por Karyne Santiago

Com lucros anuais com mais de dez dígitos na conta bancária, essas empresas dominam a economia nacional e internacional, movimentando uma quantidade exorbitante de dinheiro no mundo inteiro.

Baseado nos dados da revista Fortune, selecionamos as 25 empresas com as maiores receitas anuais dos últimos anos. Confira!

1. Walmart (Estados Unidos)

O hipermercado Walmart, especialista em varejo, é uma multinacional americana, fundada por Sam Walton em 1962 no estado de Arkansas. Hoje, aos 56 anos, a empresa possui uma receita anual de 500 bilhões de dólares americanos, além de também operar a rede de supermercados Sam’s Club.

2. State Grid (China)

Fundada em 2002, a State Grid Corporation é uma empresa estatal chinesa de eletricidade que possui um lucro anual de 348 bilhões de dólares, conquistando o segundo lugar do ranking das maiores empresas do mundo.

3. Sinopec Group (China)

Também conhecida como China Petrochemical Corporation, esta empresa estatal chinesa, fundada em 1998, é considerada a maior refinaria de petróleo, gás e petroquímica do mundo, com uma receita anual avaliada em 326 bilhões de dólares.

4. China National Petroleum (China)

Fundada há 30 anos, a China National Petroleum, assim como a Sinopec Group, é uma empresa estatal chinesa da indústria de exploração e refinação de petróleo e gás. Com seu capital aberto, a estatal que foi reestruturada em 1999 possui lucro anual de 326 bilhões de dólares.

5. Royal Dutch Shell (Holanda)

Fundada em abril de 1907, inicialmente em Londres, a Royal Dutch Shell é resultado da junção de duas outras empresas. Reconhecida mundialmente como uma das maiores indústrias de gás e petróleo, sua receita anual é de 311 bilhões de dólares.

Aqui no Brasil, a Shell possui 50% das ações das empresas Raízen e Cosan.

6. Toyota Motor (Japão)

Fundada em 1937 na cidade de Toyota, no Japão, essa multinacional automotiva é a segunda maior fabricante de carros do mundo. Com um lucro anual de 265 bilhões de dólares, entrou para o ranking como a sexta maior empresa do mundo.

A empresa, além de ser reconhecida pelos seus carros de luxo, também é conhecida pelo desenvolvimento do “Sistema Toyota de Produção”, uma filosofia de gestão e produção baseada na manufatura enxuta.

7. Volkswagen (Alemanha)

Considerada como a maior indústria automotiva do mundo, a Volkswagen é uma montadora alemã, fundada em 1937. Com a receita anual avaliada em 260 bilhões de dólares, a empresa, desde sua fundação, já ganhou vários prêmios, além de ter fabricado modelos de carros históricos como o Fusca, o Karmann Ghia, a Kombi e o Buggy Country.

8. BP (Grã-Bretanha)

Antigamente nomeada como British Petroleum Company, a atual BP é uma multinacional britânica da indústria de petróleo e gás, que foi fundada em 1909 por William Knox D’Arcy. Com uma receita de 244 bilhões de dólares, a empresa que tem listagem primária na bolsa de valores de Londres e listagens secundárias nas bolsas de Frankfurt e Nova York, entrou para o ranking como a oitava maior empresa do mundo.

9. Exxon Mobil (Estados Unidos)

Com apenas 19 anos, essa multinacional americana com sede no Texas é uma indústria de petróleo e gás que desde 1996 oscila entre a sexta e a nona posição no ranking de maiores empresas do mundo. Atualmente com um lucro anual de 244 bilhões de dólares, a empresa é considerada como uma das maiores corporações dos Estados Unidos.

10. Berkshire Hathaway (Estados Unidos)

Fundada por Oliver Chace, há 179 anos, a Berkshire Hathaway é uma multinacional que detém ações de empresas como DuraCell, American Express, The Coca-Cola Company, Bank of America e Apple, além de empresas transportadoras aéreas como United Airlines e Delta Air Lines. A receita anual da multinacional é avaliada em 242 bilhões de dólares.

11. Apple (Estados Unidos)

Com 42 anos de existência, essa multinacional americana, fundada na Califórnia por Steve Jobs, desenvolve produtos eletrônicos com sistemas e designs diferenciados. Com o lucro de 229 bilhões de dólares por ano, a empresa comercializa itens que fazem parte do sonho de consumo de muita gente.

12. Samsung Electronics (Coréia do Sul)

Lee Byung-chul fundou a empresa especialista em tecnologia da informação em Seul, no ano de 1938, com o slogan “Faça o que você não pode”. A multinacional considerada uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, desenvolve aparelhos como smartphones, TVs e Câmeras Fotográficas, e possui uma receita anual de 211 bilhões de dólares.

13. McKesson (Estados Unidos)

Inicialmente fundada com o nome Olcott & McKesson, essa empresa de Nova York que tem seu capital aberto, cuida da saúde dos norte-americanos desde 1833. Produzindo tecnologia médica e medicamentos para diversos países como Austrália, Irlanda, França e Holanda, seu lucro é de 208 bilhões de dólares por ano.

14. Glencore (Suíça)

A multinacional Glencore Xstrata faz parte da indústria de metal e mineração e foi fundada há 44 anos por Marc Rich. A empresa que tem sua sede na Suíça atende mais de 50 países, tendo escritórios espalhados em Londres, Roterdã e Nova Jérsei e possui o lucro anual de 205 bilhões de dólares.

15. UnitedHealth Group (Estados Unidos)

Criada em 1977, essa empresa americana, com sede em Minnesota, oferece serviços de assistência médica e cuidados especiais para cerca de 70 milhões de pessoas apenas nos Estados Unidos. Sua receita é avaliada em 185 bilhões de dólares por ano.

No Brasil, a empresa opera a rede de convênio Amil, comprada em 2012 por 10 bilhões de reais.

16. Daimler (Alemanha)

Dona de marcas como Mercedes-Benz, Smart Automobile, Renault-Nissan e Mitsubishi Fuso, além de várias outras, a Daimler faz parte da indústria automobilística sendo considerada a segunda maior fabricante de caminhões do mundo. Fundada há apenas 20 anos, seu lucro é avaliado em 185 bilhões de dólares anualmente.

17. CVS Health (Estados Unidos)

Fundada em 1996 em Rhode Island, essa empresa faz parte da indústria farmacêutica dos Estados Unidos oferecendo produtos de beleza e medicamentos. Em 2018, com uma receita anual de 184 bilhões de dólares, a CVS Health entrou para o ranking das melhores empresas do mundo, em sétimo lugar na lista Fortune 500 e em décimo sétimo lugar na lista Fortune Global 500.

18. Amazon.com (Estados Unidos)

Antigamente nomeada como “Cadabra”, a Amazon foi fundada por Jeff Bezos em 1994, na cidade de Seattle. A empresa que presta serviço de comércio eletrônico foi uma das pioneiras a se lançar neste ramo e atualmente possui uma receita anual de 177 bilhões de dólares.

19. AT&T (Estados Unidos)

Com seu capital aberto, a American Telephone and Telegraph Corporation faz parte da indústria de telecomunicações dos Estados Unidos. A empresa fundada na cidade de Dallas em 1883 oferece serviços de Televisão por Satélite, Televisão Digital, Banda Larga e ainda opera telefones e celulares. Seu lucro anual é avaliado em 160 bilhões de dólares e aqui no Brasil ela detém 93% das ações da Sky Brasil.

20. General Motors (Estados Unidos)

Fundada há 110 anos por Willian C. Durant, Charles Stewart Mott e Frederic L. Smith, na cidade de Detroit nos Estados Unidos, essa multinacional faz parte da indústria de produção de automóveis, colecionando em seu currículo marcas como Buick, Cadillac e Chevrolet. Popularmente conhecida como GM, a empresa é considerada como a maior montadora de automóveis do mundo e tem um lucro anual de cerca de 157 bilhões de dólares.

21. Ford Motor (Estados Unidos)

Empresa de capital aberto fundada por Henry Ford em 1903, a Ford Motor Company tem sua sede na cidade de Dearborn, nos Estados Unidos. A multinacional é uma fabricante de automóveis que também ficou conhecida por seu método de produção e gestão de funcionários, nomeado como “Fordismo”. Com o slogan “Vá mais longe”, a fabricante possui uma receita de 156 bilhões de dólares por ano.

22. China State Construction Engineering (China)

A China State Construction Engineering é uma empresa estatal do ramo de construção que atua no mundo todo, sendo considerada como a maior construtora do mundo. Ela possui lucros anuais de 156 bilhões de dólares. A empresa que começou construindo empreendimentos habitacionais simples, hoje elabora projetos de hospitais, escolas, pontes, condomínios e prédios de luxo.

23. Hon Hai Precision Industry (Taiwan)

Mais conhecida como Foxconn Technology Group, essa multinacional fundada em 1974 faz parte da indústria de fabricação de eletrônicos como BlackBerry, iPad, iPhone, iPod, Kindle, Nintendo 3DS, Nokia, Xiaomi, PlayStation, Wii U e Xbox. Com sede localizada no Distrito de Tucheng em Taiwan, a empresa tem seu lucro avaliado em 154 bilhões de dólares por ano.

24. AmerisourceBergen (Estados Unidos)

Formada pela união de duas empresas ocorrida em 2001, a AmerisourceBergen é uma empresa americana distribuidora de produtos farmacêuticos que abastece hospitais e farmácias nos Estados Unidos. Sua receita anual é de cerca de 153 bilhões de dólares e ela é considerada como líder do mercado deste tipo de distribuição em todo o país.

25. Industrial & Commercial Bank of China

Considerado como o maior banco do mundo devido ao seu grande número de depósitos, empréstimos, clientes e funcionários, o ICBC foi fundado em 1984 em Pequim. Com o lucro anual de 153 bilhões de dólares, ele ocupa o primeiro lugar da classificação “Top 1000 World Banks” da revista The Banker.

Com certeza alguma dessas empresas faz parte do seu cotidiano, não é mesmo?