Categories: Entretenimento

15 livros espíritas para quem quer conhecer a filosofia

A primeira vez em que se falou no termo Espiritismo, foi quando o médium Allan Kardec publicou seu primeiro livro sobre o tema, chamado “O Livro dos Espíritos”. Apesar disso, ele não deve ser reconhecido como fundador da Doutrina Espírita, mas sim um codificador de tais ideias, já que o Espiritismo é universal. Para explicar tais ideias ditadas por espíritos de luz, Kardec passou a escrever os primeiros livros espíritas, que seguiram sendo escritos por outros médiuns, com o passar dos anos.

Essas obras ajudam no entendimento de quem tem interesse em estudar o Espiritismo. Confira 15 livros que você precisa conhecer, se quiser entender melhor sobre a doutrina espírita.

1. O Livro dos Espíritos – Allan Kardec (1857)

Este foi o primeiro livro publicado pelo educador e autor francês Allan Kardec. “O Livro dos Espíritos” é considerada a obra fundadora da Doutrina Espírita. Nele são apresentados os princípios do Espiritismo sobre a imortalidade da alma, a natureza dos espíritos e suas relações com os humanos, assim como as Leis Morais, a vida presente, a vida futura e o amanhã da humanidade. O livro é estruturado em perguntas e respostas e foi escrito a partir dos ensinamentos de Espíritos Superiores, por meio de vários médiuns, recebidos e coordenados por Allan Kardec.

2. O que é o Espiritismo? – Allan Kardec (1859)

Essa obra, também de Allan Kardec, faz uma introdução aos conceitos do Espiritismo, esclarecendo várias dúvidas e objeções importantes sobre a doutrina. O livro “O que é o Espiritismo?” é dividido em três capítulos. No primeiro, que tem a forma de um diálogo entre um crítico, um céptico e um padre, são apresentadas respostas, assim como refutações para os que são contrários à Doutrina Espírita. O segundo capítulo trata da ciência prática e experimental do Espiritismo. Já o terceiro apresenta um resumo do conteúdo do “O Livro dos Espíritos”.

3. O Evangelho Segundo o Espiritismo – Allan Kardec (1864)

Esse livro também é um dos clássicos do Espiritismo escritos por Allan Kardec. Ele trata bastante das questões éticas e religiosas no comportamento humano. Além disso, explica como são aplicados os princípios da moral cristã na Doutrina Espírita. A obra não deve ser confundida com uma reinterpretação da Bíblia. Na realidade, ela faz uma extração dos Evangelhos de ordem ético-moral universais, mostrando sua concordância com os defendidos pelo Espiritismo.

4. O Céu e o Inferno – Allan Kardec (1865)

Na quarta obra espírita organizada por Allan Kardec, é explicada a justiça de Deus a partir da Doutrina Espírita. O livro trata da imortalidade dos espíritos e das suas condições no mundo espiritual como consequência de suas ações. A obra é dividida em duas partes. Na primeira, é feita uma comparação entre as doutrinas religiosas sobre a vida depois da morte. Já na segunda parte são reunidos depoimentos de espíritos desencarnados em diferentes condições.

5. A Gênese – Allan Kardec (1868)

Neste livro, que também se trata de uma das obras básicas do Espiritismo, Kardec aborda questões como a criação do Universo, a formação dos mundos e como surgiu o espírito, a partir da compreensão espírita. Além disso, a obra trata dos milagres como fenômenos naturais, interpreta os feitos de Jesus Cristo considerados sobrenaturais, e explica o processo espiritual e físico de todos os planetas e astros que fazem parte do Universo.

6. Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho – Chico Xavier (1938)

Este livro foi psicografado pelo médium Chico Xavier, nascido em Minas Gerais, por influência do espírito Humberto de Campos. A obra conta os principais momentos históricos do Brasil, narrando o que ocorreu tanto no plano Terreno, quanto no espiritual. O autor explica com detalhes quais eram os planos das falanges espirituais e de que modo eles influenciaram as pessoas encarnadas a seguirem por este caminho, implicando nos fatos históricos.

7. O Consolador – Chico Xavier (1941)

O livro “O Consolador” foi psicografado por Chico Xavier, com autoria atribuída ao espírito Emmanuel, considerado seu orientador espiritual. Essa obra é escrita em forma de perguntas e respostas, o que facilita a leitura dos que estão iniciando seus estudos sobre o Espiritismo. O livro é dividido em três partes, cada uma tratando de um aspecto da doutrina espírita: ciência, filosofia e religião.

8. Nosso Lar – Chico Xavier (1944)

Diferente dos livros citados até agora, “Nosso Lar” se trata de um romance espírita. Portanto, psicografado por Chico Xavier, o espírito André Luiz narra como foram os primeiros anos após a sua morte. Ele se apresenta como um estudioso, descrevendo com uma riqueza de detalhes a sua experiência na Colônia Espiritual Nosso Lar, onde ele se recupera após a morte e passa a trabalhar pela sua evolução espiritual.

9.  Evolução em Dois Mundos – Chico Xavier e Waldo Vieira (1958)

Este livro é psicografado pelos médiuns Chico Xavier e Waldo Vieira, com autoria do espírito André Luiz. Dividido em duas partes, na primeira são tratados diversos temas como o fluido cósmico, o corpo espiritual, a nossa evolução como espíritos, entre outros. Já a segunda parte é escrita em forma de perguntas e respostas, a partir de questionamentos feitos ao autor espiritual. Nesta etapa, fala-se sobre o sexo e a alimentação entre desencarnados, o aborto e as expiações, tanto no âmbito espiritual, quanto no material.

10. O Amor Venceu – Zibia Gasparetto (1961)

Neste livro psicografado por Zibia Gasparetto, com autoria do espírito Lucius, é contada uma história que ocorreu na cidade de Tebas, no Egito antigo, há cerca de 1200 anos antes de Cristo. A obra narra a relação entre personagens que ora são ricos, ora são escravos, vivenciando as diferentes nuances de cada condição. No livro, são tratados diversos temas como o amor, a amizade, o ódio, a vingança e a morte, sempre do ponto de vista espírita. É uma boa leitura para quem quer aprender sobre a doutrina espírita aplicada na vida.

11. Crônicas de Além-túmulo – Chico Xavier (1975)

Mais uma obra para compreender o Espiritismo com aplicação prática, “Crônicas de Além-túmulo”, psicografada por Chico Xavier com autoria do espírito Humberto de Campos, reúne crônicas com temas diversos, como paz, verdade, justiça, entre outros. Além disso, ele narra histórias de grandes personalidades como Sócrates, os apóstolos Pedro e Judas Iscariotes, entre outras. O livro também exalta a importância da Federação Espírita Brasileira e da Doutrina como um refúgio para os encarnados.

12. Esmeralda – Zibia Gasparetto (1983)

O livro psicografado por Zibia Gasparetto com autoria de Lucius narra a vida da cigana Esmeralda, uma mulher que costumava despertar intensas paixões com suas danças. Apesar disso, ela não sentia amor por ninguém nem se sensibilizava com o sofrimento daqueles que não eram correspondidos em seus sentimentos. Até que um amor diferente fez com que seu destino mudasse. A obra trata sobre o preço da vaidade e do orgulho.

13. O Matuto – Zibia Gasparetto (1984)

Escrito por Zibia Gasparetto com autoria do espírito Lucius, “O Matuto” conta a história de um homem que foi raptado por seu pai ainda na infância e levado para uma pequena cidade do interior, tendo uma vida extremamente simples, sem se relacionar com ninguém, nem aprender a ler e escrever. Quando sua mãe morre, ela lhe deixa uma grande herança. O advogado responsável tenta ludibriá-lo, porém, acaba se surpreendendo. A história trata de questões como ciúmes, vícios, preconceitos, perdão, fé, entre outras, do ponto de vista espírita.

14. Aconteceu na Casa Espírita – Emanuel Cristiano (2009)

O livro escrito por Emanuel Cristiano com autoria do espírito Nora reúne depoimentos de diversos espíritos, que falam sobre como eles desenvolvem seus trabalhos nas Casas Espíritas. A obra mostra como a irresponsabilidade de alguns encarnados e desencarnados podem implicar negativamente nos trabalhos mediúnicos. A autora demonstra como devemos reagir em relação às presenças espirituais que nos cercam diariamente. Vaidade, ciúmes, obsessão, entre outros, são alguns dos temas tratados.

15. Justiça Divina – Chico Xavier (2013)

Nesta obra, o espírito Emmanuel dita para o médium Chico Xavier suas explicações e comentários sobre o livro “O Céu e O Inferno”, de Kardec, citado anteriormente. O livro faz parte de uma série de estudos sobre codificações espíritas. Essa obra visa demonstrar de que forma a justiça e a misericórdia divinas se aplicam nas nossas encarnações, além de proporcionar a reflexão diante dos desafios enfrentados ao longo do caminho da evolução.

Com estes livros, você terá uma boa base sobre o espiritismo. É só escolher por qual começar. Boa leitura!