20 livros de poesia para resgatar seu eu lírico interior

Escrito por Karyne Santiago

Ao contrário do que muitos pensam, os livros de poesia não retratam apenas paixões avassaladoras. Eles podem falar sobre sociedade, política, sentimentos, levantar reflexões e acolher o leitor de uma maneira diferente dos livros convencionais. Para nossa felicidade, há grandes poetas que nos levam para um universo diferente, onde podemos soltar a imaginação e criar neologismos enquanto refletimos sobre a vida. Então para que perder tempo? Vem conferir essa lista com os melhores!

1. Os Lusíadas – Luís Vaz de Camões (1572)

Publicado no período do classicismo, essa obra famosa escrita por Luís Vaz de Camões, num texto renascentista, traz em mais de 8 mil versos a história da descoberta do caminho marítimo para as Índias, além de outras histórias importantes de Portugal. É considerada uma grande epopeia da língua portuguesa.

2. Canção do Exílio – Gonçalves Dias (1846)

Escrita durante o período do rompimento do Brasil Colônia com Portugal, na era do romantismo, esta poesia escrita por Gonçalves Dias foi publicada pela primeira vez na obra “Primeiros Cantos”. O poema retrata as diferenças entre Portugal e Brasil, ressaltando os valores naturais brasileiros, enquanto demonstra patriotismo ao nosso país.

Uma curiosidade sobre este poema é que ele aparece em nosso hino nacional, no trecho “nossos bosques têm mais vida, nossa vida (em teu seio) mais amores”.

3. Flores do Mal – Charles Baudelaire (1857)

Escrito pelo francês Charles Baudelaire, o poema Flores do Mal se tornou um marco na poesia moderna, mesmo sendo acusado na época de insultos aos bons costumes, já que o poema traz temas como a queda, a expulsão do paraíso, o amor, o erotismo, a decadência, a morte, o exílio e o tédio – conceitos que motivaram a obra.

4. Espumas Flutuantes – Castro Alves (1870)

Espumas Flutuantes é o único livro publicado por Castro Alves e traz uma coletânea de poemas escritos por ele em diferentes épocas de sua vida, retratando paixões e experiências com temas de amor e morte. Este livro foi lançado no período do Romantismo e apresenta uma linguagem simplificada e com uma perspectiva crítica, com sua essência baseada na emoção e na paixão.

5. Eu e Outras Poesias – Augusto dos Anjos (1912)

Recorrendo a termos científicos, médicos e biológicos, este livro repleto de poemas traz melancolia, verdades e protesto em suas estrofes. Eu e Outras Poesias foi o único livro publicado de Augusto dos Anjos e seu lançamento se deu dois anos antes de sua morte. Alguns críticos literários afirmam que Augusto foi um dos melhores poetas brasileiros.

6. Mensagem – Fernando Pessoa (1934)

Publicado em 1934, este livro reúne 44 poemas sobre a história de Portugal, trazendo a tona a antiga glória e grandeza do país e decadência vivida pela pátria desde 1934. A obra foi a primeira que Fernando Pessoa conseguiu completar, e um ano após sua publicação ganhou o Prémio Antero de Quental, na categoria “poema ou poesia solta”.

7. A Rosa do Povo – Carlos Drummond de Andrade (1945)

Reconhecida como a maior obra de Carlos Drummond de Andrade com 55 poemas, este livro reflete a sociedade, não só brasileira, mas mundial da época da Segunda Guerra Mundial e da Era Vargas. Os poemas possuem metáforas inteligentes que descrevem perfeitamente a sociedade e o momento político de forma única, tendo uma expressão mais modernista e social.

8. Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles (1953)

Neste livro, Cecília Meireles descreve em 300 páginas 85 poemas o início da colonização em XVII, sobre a revolta que ocorreu na Capitania de Minas Gerais no fim do século XVIII, sobre a escravidão e a exploração de ouro e outros minérios.
Com essa visão mais social, o livro fez tanto sucesso, que a obra foi publicada novamente em 2005 e também em 2008 numa coleção da Folha de São Paulo, intitulada de “Grandes Escritores Brasileiros”.

9. Antologia Poética: Carlos Drummond de Andrade – Carlos Drummond de Andrade (1962)

Carlos Drummond de Andrade selecionou alguns de seus poemas, dos seus variados livros, sem obedecer uma ordem cronológica, mas sim uma ordem própria. O livro que é dividido em nove partes com temas diversificados intitulados como: um eu todo retorcido; uma província: esta; a família que me dei; cantar de amigos; na praça de convites; amar-amaro; poesia contemplada; uma, duas argolinhas; tentativa de exploração e de interpretação do estar-no-mundo, demonstrando uma crítica do autor sobre si mesmo.

10. A Educação pela Pedra – João Cabral de Melo Neto (1966)

Esta obra de João Cabral de Melo Neto, já recebeu alguns prêmios, sendo o último poema do livro, vencedor do Prêmio Jabuti, da União de Escritores de São Paulo e do Instituto Nacional do Livro. O livro traz poemas escritos entre 1960 e 1966, com temas variados, sem foco determinado em um único assunto, mas trazendo a tona em algumas estrofes sobre o nordeste do Brasil, e em outras, sobre as experiências de vida do autor.

11. Poema Sujo – Ferreira Gullar (1976)

Com três edições, sendo a mais famosa a publicação de 2013 da Editora Record, o livro tem cerca de 112 páginas, escritas pelo autor durante o seu período de exílio em 1975. A obra retrata em seus versos a vida de Gullar durante a ditadura militar, abordando temas como lutas, miséria, pobreza, morte e a situação social do país naquele momento.

12. Poemas Completos de Alberto Caeiro – Fernando Pessoa (1980)

Alberto Caeiro é um dos heterônimos de Fernando Pessoa, e esta obra que recebe seu nome é uma coletânea de poemas com tons de parábolas que descreve a natureza em que o autor estava inserido. O livro composto por “Guardador de Rebanhos”, “O Pastor Amoroso” e “Poemas Inconjuntos” tem uma escrita simples e repleta de espontaneidade.

13. Amar se Aprende Amando – Carlos Drummond de Andrade (1985)

Com o intuito de conciliar experiências e sentimentos nos 68 poemas deste livro, o autor escreveu sobre as diferentes formas de amor, desde o amor de dois amantes apaixonados, até o amor de amigos, unindo a isso ao triste contexto que o país estava enfrentando naquele momento com a ditadura militar. O livro tem cerca de 184 páginas e traz versos simples.

14. A Cor do Invisível – Mário Quintana (1989)

Com 72 poemas novos e antigos, esta obra é uma das últimas que o autor publicou ainda vivo, aos seus 80 anos. Com o olhar juvenil de Quintana, os poemas trazem o decorrer da vida como tema, começando com textos de quando o autor ainda era jovem, e finalizando com ele como um “velho-menino”.

15. Toda Poesia – Paulo Leminski (2013)

O livro “Toda Poesia” reúne todos os poemas de Leminski, sendo a sua primeira obra publicada. Com poemas curtos, de leitura simples, mas cheios de emoção e sentimentos, o livro nos faz refletir sobre o amor, a vida, o medo, a tristeza e a alegria, fazendo assim Leminski ser reconhecido por sua genialidade na literatura do nosso país.

16. Estranherismo – Zack Magiezi (2016)

Zack Magiezi iniciou sua carreira como poeta publicando seus versos no instagram, abordando assuntos como sentimentos, medos, dores, amores e perdas, e tudo isso descrito muitas vezes com neologismos, e assim conquistando diversos fãs. Atualmente, Zack é conhecido como a nova voz da poesia de nosso país, e foi por isso que os versos antes publicados apenas no instagram foram reunidos em um livro, lançado em 2016.

17. Tudo Nela Brilha e Queima – Ryane Leão (2017)

Escrito por uma mulher negra empoderada, o livro repleto de poesias ressalta a voz da mulher na sociedade, e principalmente da mulher negra. Falando sobre amor, rotina, desapego e as dificuldades da vida, a obra é repleta de emoção e sentimentos. Ryane também é uma das autoras da atualidade, que iniciou sua carreira postando seus versos na internet e conquistando um número alto de fãs, até ter a oportunidade de reunir seus poemas em um livro, lançado em 2017.

18. Poesia com Rapadura – Bráulio Bessa (2017)

Escrito pelo famoso Bráulio Bessa, que aparece todas as sextas no Encontro com Fátima Bernardes apresentando poemas se arrancar lágrimas, este livro reúne os poemas que Bráulio já apresentou no programa e alguns outros guardados por ele até então. O autor escreve versos que falam se sentimentos diversos, de experiências, de sensações, de coisas da vida e, claro, que como bom nordestino, também escreve sobre o nosso nordeste.

19. Poesia que Transforma – Bráulio Bessa (2018)

Mais um livro de Bráulio Bessa. Este conta com 30 poemas, que abordam os temas queridos do autor, como sentimentos, experiências e coisas da vida, porém com o intuito de homenagear a poesia brasileira e de mostrar uma versão da poesia que cura, que faz refletir e que acolhe. O livro tem cerca de 194 páginas e traz uma leitura aconchegante e cheia de emoções.

20. Eu Tenho Sérios Poemas Mentais – Pedro Salomão (2018)

Pedro Salomão é um poeta, cantor, palhaço, enfim, um verdadeiro artista. E neste livro, o primeiro publicado por ele, o autor consegue trazer sensibilidade para cada verso. Já na descrição do livro, Pedro afirma que os poemas escritos ali vem da parte mais profunda do seu, partes estas que se misturam com a do leitor, tornando a leitura dos versos leve, agradável e emocionante.

Gostou da nossa seleção? Já leu algum destes livros? Se não, não perca mais tempo e mergulhe nessa viagem literária incrível!