20 livros de direito para advogados, estudantes ou curiosos

Escrito por Mariana Bianchini

Se você é um estudante de Direito que está dando início à sua graduação, se você é um profissional da área – advogado, juiz, oficial de justiça ou outro – ou se você é simplesmente alguém que se interessa pelo âmbito jurídico, precisa conhecer os livros de direito selecionados para essa lista. De linguagem simples e com informações essenciais, esses títulos vão ser ótimas adesões às suas pesquisas e estudos.

Melhores livros de direito para iniciantes

Está começando seus estudos na área jurídica? Ou ainda é um leigo sobre o assunto, mas tem curiosidade? Os livros abaixo são as melhores opções para os iniciantes e curiosos. Veja!

1. Pensando Como Um Advogado – Kenneth J. Vandevelde (2004)

99Listas

Escrito por Kenneth J. Vandevelde, o livro “Pensando Como Um Advogado” não exige tanto conhecimento jurídico para ser compreendido, mas também não subestima o leitor. É essencial tanto para estudantes quanto para profissionais do direito, mas também coloca esse ofício ao alcance dos curiosos que apenas querem conhecer um pouco mais sobre o assunto.

2. O Caso dos Exploradores de Caverna – Lon L. Fuller (2008)

99Listas

A primeira edição desse livro foi publicada nos Estados Unidos em 1949 e no Brasil em 1976, mas é importante procurar pela versão mais atualizada, se for comprar. De autoria do professor de Direito de Harvard, Lon. L. Fuller, a obra descreve um caso fictício ocorrido no ano de 4300.

3. Introdução ao Direito – Clareci Mezzomo (2011)

99Listas

O objetivo desse livro é perpassar por vários tópicos de estudo do direito introdutório, apresentando diferentes correntes jurídicas e também diferentes posicionamentos de pensadores da área.

4. A Luta Pelo Direito – Rudolf Von Ihering (2014)

99Listas

O livro “A Luta Pelo Direito” nasceu depois de uma palestra dada em Viena pelo alemão Rudolf von Ihering, em que ele refletia sobre a obtenção da paz através de uma luta pelo direito, como o título da obra indica.

5. Como os Advogados Salvaram o Mundo – José Roberto De Castro Neves (2018)

99Listas

Nesta obra, José Roberto de Castro Neves defende a presença dos advogados como fundamental para a resolução de alguns grandes acontecimentos históricos, como, por exemplo, a Revolução Protestante, a Revolução Francesa, a Revolução Americana e outros.

6. Noções Essenciais de Direito – Nelson Palaia (2018)

99Listas

Escrito pelo advogado e professor universitário Nelson Palaia, “Noções Essenciais do Direito” tem como objetivo reunir em um só lugar os fundamentos mais importantes da área jurídica. Por esse motivo, traz uma visão abrangente, passando pelos Direitos Constitucional, Tributário, Civil, Empresarial, do Consumidor e do Trabalho através do viés Público e também do viés Privado.

7. Os Grandes Julgamentos da História – José Roberto de Castro Neves (2018)

99Listas

Neste título, o leitor entra em contato com alguns dos mais famosos e importantes julgamentos da história. A ideia é explicar as circunstâncias em que aconteceram, suas várias faces e complexidades e também as lições que podem ser tiradas de cada um deles.

Melhores livros de Direito Penal

Quer saber quais são as melhores obras para estudar Direito Penal? Confira algumas sugestões que abordam com maestria essa área do estudo jurídico.

8. A Invenção dos Direitos Humanos: uma História – Lynn Hunt (2007)

99Listas

O conhecimento dos Direitos Humanos é essencial para qualquer estudante ou profissional do Direito. Aqui, a autora Lynn Hunt fala sobre o desenvolvimento de noções que hoje nos parecem irrevogáveis e óbvias. Para isso, ela usa como base três documentos: a Declaração de Independência norte-americana, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e a Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas.

9. O Direito Penal da Guerra às Drogas – Luiz Carlos Valois (2016)

99Listas

Inicialmente, essa obra foi uma tese de doutorada defendida na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo pelo autor Luís Carlos Valois. Então, se tornou um livro que hoje é estudado em várias instituições do país.

10. Código Penal Comentado – Rogério Greco (2016)

99Listas

Quer entender o básico e fundamental sobre Direito Penal Brasileiro? O objetivo deste livro de autoria do professor Rogério Greco é reunir, em uma só obra, as discussões mais importantes sobre esse assunto.

11. Tratado de Direito Penal 1: Parte Geral – Cezar Roberto Bitencourt (2017)

99Listas

O renomado professor e penalista Cezar Roberto Bitencourt apresenta o Tratado de Direito Penal em 5 volumes. O primeiro volume envolve a Parte Geral do Código Penal e a 25ª edição, de 2019, foi revisada e atualizada para incluir reflexões recentes.

12. Direito Penal Brasileiro – Nilo Batista, E. Raúl Zaffaroni, Alejandro Alagia e Alejandro Slokar (2017)

99Listas

O volume II da obra “Direito Penal Brasileiro”, de Nilo Batista, E. Raúl Zaffaroni, Alejandro Alagia e Alejandro Slokar, aborda os desdobramentos da teoria do delito – antijuridicidade e justificação, imputabilidade, culpabilidade e exculpação, autoria e participação, tentativa e concurso de crimes.

13. Processo de Execução Penal e o Estado de Coisas Inconstitucional – Luís Carlos Valois (2018)

99Listas

Outra grande obra de Luís Carlos Valois! Este livro reflete sobre os incidentes de execução penal e sobre o sistema penitenciário brasileiro, apontando a ilegalidade em que se constitui o encarceramento no Brasil.

14. Direito Penal Esquematizado: Parte Geral – André Estefam, Victor Eduardo Rio Gonçalves e Pedro Lenza (2019)

99Listas

Dos autores André Estefam, Victor Eduardo Rio Gonçalves e Pedro Lenza, esse livro oferece uma análise das normas e princípios do Direito Penal, permitindo que qualquer leitor tenha acesso à teoria, já que sua linguagem é clara e acessível.

Melhores livros de ficção que falam sobre direito

Muitos livros de ficção giram em torno de casos jurídicos, então, se você tem interesse por esse tipo de romance, conheça 5 títulos elogiados para adicionar à sua estante.

15. Crime e Castigo – Fiódor Dostoiévski (1866)

99Listas

Crime e Castigo é um romance escrito pelo autor russo Fiódor Dostoiévski e publicado em 1866. A história gira em torno de um jovem estudante que comete um assassinato e precisa tentar continuar sua vida depois disso.

16. O Processo – Franz Kafka (1925)

99Listas

Em O Processo, do escritor tcheco Franz Kafka, Josef K. é um bancário que, em um dia qualquer, quando acorda, descobre que está sendo processado por um crime não especificado.

17. O Sol É Para Todos – Harper Lee (1960)

99Listas

Um dos maiores clássicos da literatura norte-americana moderna, O Sol É Para Todos, de Harper Lee, é um livro sobre racismo e injustiça e conta história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos.

18. Acima de Qualquer Suspeita – Scott Turow (1986)

99Listas

Esse é o mais famoso romance do aclamado escritor de thriller jurídico Scott Turow. Aqui, o promotor público Rusty Sabich precisa descobrir quem matou sua colega Carolyn Polhemus.

19. A Firma – John Grisham (1991)

99Listas

Em “A Firma”, Mitch McDeere é um advogado que aceita trabalhar no escritório da Bendini, Lambert & Locke. Entretanto, é procurado pelo FBI e descobre que a empresa está sob investigação. Agora, ele precisa decidir colaborar ou não com a justiça.

20. Justiça Suprema – Phillip Margolin (2012)

99Listas

Em “Justiça Suprema”, Sarah Woodruff foi condenada à morte pelo assassinato de seu amante, John Finley. Ela apela para a Suprema Corte, mas a juíza designada ao caso é atacada – ou seja, alguém quer impedir a revisão do caso.

A filosofia e a psicologia são duas outras ciências humanas, então, se você também quer saber mais sobre elas confira uma lista com livros de filosofia e outra com livros de psicologia.