Filmes para família: 45 filmes para assistir com todo mundo na sala

Escrito por Laura Cecilio

Existem filmes que são tão importantes para crianças quanto para adultos. Alguns com lições inspiradoras, outros para relembrar como é bom ser criança, outros para vocês descontraírem juntos… Para isso, selecionamos uma lista variadíssima de filmes de aventura, drama, comédia, para você assistir com a família toda e não perder a oportunidade de dividir esse tempo gostoso com todo mundo rindo e chorando junto no sofá.

1. Benji (2018)

Inspirado no filme homônimo de 1974, essa produção da Netflix conta a descoberta do cachorro de rua Benji, que, ao ser adotado pelos irmãos Carter (Gabriel Bateman) e Frankie (Darby Camp), é criado às escondidas para que a sua mãe Whitney (Kiele Sanchez) não o expulse de casa, mas ele a cativa ao ajudar a família em uma aventura inesperada.

2. Extraordinário (2017)

Auggie (Jacob Tremblay) nasceu com uma deformidade facial que o reprime para se socializar e ter uma vida regular frequentando escola, lanchonetes, etc. Mas com seus 10 anos de idade, após passar por 27 cirurgias plásticas, ele se coloca neste desafio e passa pela jornada de se impor e fazer verdadeiros amigos.

3. Lion: Uma Jornada Para Casa (2017)

Baseado em fatos reais, Dev Patel interpreta Saroo, um jovem indiano que se perdeu do irmão e nunca mais encontrou sua família. Aos 25 anos, depois de ser maior parte da sua vida criado pela sua família adotiva, decide reencontrar o caminho que o levará à sua família biológica.

4. Bem-vindo A Marly Gomont (2016)

Este filme é uma lição de vida em forma de drama e comédia, baseado na vida do pai do rapper Kamini Zantoko, Seyolo Zantoko. Dr. Seyolo é um excelente médico africano que recebeu a proposta de trabalhar em uma pequena vila do norte da França.

Ao chegar com sua família, é tratado de forma inadequada: os moradores nunca haviam visto uma pessoa negra na vida e o racismo impera de forma descomunal. Para vencer essas barreiras e obter o devido respeito, a família exaustivamente se impõe sempre mantendo seus princípios.

5. O Caçador E A Rainha Do Gelo (2016)

Dos mesmos produtores de Malévola e sequência de “Branca de Neve e o Caçador” (2012), esse filme conta com um elenco recheado de grandes personalidades do cinema em uma releitura de contos de fada ainda mais elaborado.

O Império malévolo de Ravenna chegou ao seu triunfo com muitas traições e mentiras. Para se proteger, sua irmã, a Rainha do Gelo, prepara os jovens para serem guerreiros e nada românticos. Quando dois jovens quebram essa regra, o mundo também atinge seu apogeu e uniões deverão ser feitas.

6. Moana: Um Mar De Aventuras (2016)

Este filme conta a corajosa jornada de Moana, jovem filha do chefe da sua tribo, que por independências e autonomia, resolve ir atrás da história dos seus ancestrais conhecer mais da própria história.

7. O Lar Das Crianças Peculiares (2016)

Dirigido por Tim Burton, Jake encontra um caminho que leva a um mundo onde vivem crianças com super poderes e também inimigos malignos. Vivendo aventuras atrás de aventuras, é neste cenário que questiona-se o que é socialmente aceitável e porque.

8. A Menina Índigo (2016)

Sofia desenvolve um dom curador e acaba transformando a vida de todos que a cerca. Apesar disso, pessoas aparecem para tirar vantagem dessa situação a colocando em perigo, e o seus pais divorciados, que há muito não se davam, terão que se unir para protegê-la.

9. Annabelle Hooper e Os Fantasmas De Nantucket (2016)

Annabelle é uma escritora de mistério adolescente que acaba passando as férias nas Ilhas Nantucket e se depara com fantasmas reais. Ela e seus amigos precisam se virar para estar à frente de pessoas más-intencionadas para resolver esse mistério.

10. Animais Fantásticos e Onde Habitam (2016)

Se sua família é fã da saga Harry Potter, essa indicação é obrigatória! Tomando como base um dos livros citados nos romances de J.K. Rowling dentro do universo Harry Potter, Animais fantásticos é uma diversão descomunal: recheada de aventuras impossíveis e com um cenário incrível, conta a história do magizoologista Newt Scamander que deixa escapar suas criaturas no meio de Nova Iorque e precisa fazer de tudo para recuperá-las.

11. A Sociedade Secreta De Souptown (2015)

A jovem Mari e seus amigos fundam uma sociedade secreta para solucionar mistérios arqueológicos. A cidade está com um problema terrível: todos os adultos foram envenenados com algo cujo o efeito é fazê-los agir feito crianças! Inesperadamente, os únicos que serão capazes de encontrar o antídoto e descobrir os porquês é a Sociedade Secreta de Souptown, as verdadeiras crianças da cidade.

12. Jack Of The Red Hearts (2015)

Jack é uma jovem delinquente má-educada e provocadora que, ao ser afastada da irmã mais nova, precisa de um emprego e de uma casa decente. Ela então encontra a oportunidade de se tornar babá de uma menina que tem autismo e só consegue o trabalho a base de mentiras e manipulando sua própria identidade. Nada é para sempre, e quando Jack é desmascarada começa a pensar como deveria agir.

13. A Incrível História De Adaline (2015)

Adaline não é uma mulher comum. Nos anos 20, ao sofrer um acidente, sua vida tomou proporções sobrenaturais e seu corpo nunca mais envelheceu. Desde então, para proteger sua individualidade, não se envolve profundamente com pessoas e de tempos em tempos, muda seu nome e se muda de cidade. Agora, nos anos 2000, tomada por uma paixão irredutível, opta por parar de fugir, mas acaba tendo surpresas e desafios para manter essa decisão.

14. Tomorrowland: Um Lugar Onde Nada É Impossível (2015)

Cassey Newton encontra um broche curioso e é teletransportada para uma realidade paralela dominada por robôs e futurismo, onde humanos não são bem-vindos. Curiosa, ela é orientada pela Athena e Frank para sobreviver dessa perseguição e, ao mesmo tempo, entender como salvar a sua própria realidade.

15. Divertida Mente (2015)

Essa produção da Disney tem uma lição a dar para todos, inclusive para os adultos. Conta-se a história de Riley, mas sob outra perspectiva: a das emoções dentro do cérebro. O filme ilustra a tristeza, alegria, raiva, nojo, medo… Tudo com um humor que expande nossas expectativas de como olharmos para nós mesmos.

16. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)

Fruto de um curta-metragem brasileiro muito premiado, este longa conta a história de Leonardo (Guilherme Lobo), adolescente deficiente visual que recebe ajuda da grande amiga Giovana (Tess Amorim) durante toda a rotina. Mas sua vida vira de pernas pro ar quando o novo aluno da classe entra (Fábio Audi) e precisa lidar com sentimentos e descobertas.

17. Operação Big Hero (2014)

De uma produção da Disney, Operação Big Hero é uma aventura de alta sensibilidade. Baymax é o nome dado ao robô inflável criado pelo Tadashi que sofre um acidente e falece, uma grande perda para seu irmão e grande amigo, Hiro. Ele então encontra em Baymax um apoio pela figura de Tadashi e se fortalece para, junto dos seus amigos, combaterem crimes que assolam a cidade.

18. O Grande Hotel Budapeste (2014)

Com uma estética que é quase uma massagem visual, o filme é dirigido por Wes Anderson, traz o hotel Budapeste dos anos 20. O cenário possui grandes histórias que se cruzam, entre empregados e clientes, e acabam por desafiar as leis e ilustrar conflitos da Europa do período retratado.

19. Boyhood: Da Infância À Juventude (2014)

Famoso por seus diálogos existenciais imanentes, Richard Linklater dirige este filme que fora produzido durante 12 anos para nada mais, nada menos, que ilustrar as transformações e as passagens da vida humana. A vida de Mason (Ellar Contrane Jr) é retratada desde a infância, mostrando os conflitos e as descobertas, recheada de insights e novas perspectivas.

20. Alexandre e O Dia Terrível, Horrível, Espantoso e Horroroso (2014)

Este filme é o que faz o ditado “não há nada ruim que não possa piorar” tornar-se verdadeiro. Alexandre (Ed Oxenbould) é um garoto de 11 anos que pensa que tem a pior vida de todas quando se depara, nos jantares em família, que todos tiveram dias bons. Mas de uma noite para outra surpresas completamente inexplicáveis vão acontecendo com todos e a família se une para chegar até o fim do dia com vida.

21. O Menino E O Mundo (2013)

Animação dirigida e produzida por Alê Abreu, conta a história de um menino cuja família passa dificuldades devido à falta de emprego. O pai, então, muda de cidade, e pela saudade e ausência, o mundo do menino fica cada vez mais triste. Quando decide encontrar o pai em sua nova cidade, se vê deparado com mais pobreza e problemas sociais.

22. Meu Pé De Laranja-Lima (2012)

Zezé é um garoto de 8 anos baderneiro e criativo. Inventa brincadeiras e passa a maior parte do tempo conversando com seu amigo, um pé de laranja-lima. Apesar de ter desavenças com muitos dos adultos, conhece um senhor em especial e passa a dar mais atenção, ensinar coisas e ajudá-lo nos momentos de dificuldade.

23. Indomável Sonhadora (2012)

Hushpuppy (Quvenzhané Wallis) é uma garotinha de 6 anos que leva uma vida agitada em uma comunidade miserável às margens do rio. Seu pai, que corre risco de vida pela sua saúde debilitada, se esforça para protegê-la e cuidá-la, mas ela acaba sendo fundamental nos enfrentamentos na comunidade.

24. Pelos Olhos De Maisie (2012)

Um importante filme para repensar os efeitos do divórcio, Pelos olhos de Maisie conta a história confusa da menina de 8 anos que tenta entender a separação dos pais para ressignificar o conceito de “família”.

25. A Estranha Vida De Timothy Green (2012)

Cindy (Jennifer Garner) e Jim Green (Joel Edgerton) acabaram de se casar e querem muito ter um filho, mas, impossibilitados na vida real, sonham com suas maiores qualidades e as enterram no próprio jardim. Da noite para o dia, surge o estranho Timothy, um menino especial e que trará muitas surpresas.

26. O Sonho De Wadjda (2012)

O que deveria ser simples de resolver, acaba criando diversos problemas e desafios na vida de Wadjda (Waad Mohammed), a jovem de 12 anos que vive na Arábia Saudita cujo único desejo é ter uma bicicleta e apostar corrida com seu amigo Abdalah (Abdullrahman Al Gohani).

27. Intocáveis (2011)

O que começou com uma relação empregatícia entre Philippe (François Cluzet), um paraplégico milionário que precisa de cuidados integralmente, e Driss (Omar Sy), periférico e sem nenhuma experiência, acabou rendendo cumplicidade e uma verdadeira amizade.

28. A Invenção De Hugo Cabret (2011)

Baseado no livro homônimo de Brian Selznick e dirigido por Martin Scorcese, esse filme conta a história de Hugo (Asa Butterfield), o garoto de 11 anos que mora em uma estação de trem em Paris, e é incubido pelo seu pai, no leito de morte, de resolver o mistério de um robô. Quando encontra uma nova amiga, Isabelle (Chloë Grace Moretz), os mistérios vão se solucionando.

29. Histórias Cruzadas (2011)

Dirigido por Tate Taylor, este filme se passa anos 60 dos Estados Unidos. Skeeter (Emma Stone), uma jornalista da alta sociedade retorna para sua cidade natal para escrever uma matéria sobre as mulheres negras empregadas da elite.

Skeeter busca depoimentos como os de Aibileen Clark (Viola Davis) que conta suas próprias experiências dentro da família para a qual presta os serviços. Ela consegue novas adesões para transformar a matéria jornalística em uma verdadeira denúncia dos maus tratos e negligências racistas.

30. O Garoto Da Bicicleta (2011)

Esse drama francês conta a história de Cyril (Thomas Doret), um jovem de 11 anos cujo pai o deixou temporariamente em um orfanato e vendeu sua bicicleta. Ele então conhece Samantha (Cécile de France, que fica com ele durante os fins de semana e o trata com carinho e dedicação. Enquanto não entende o amor que está diante dos seus olhos, Cyril parte em busca do seu pai (Jérémie Renier) com uma mistura de raiva e rejeição.

31. Onde Vivem Os Monstros (2009)

Uma produção premiada de Spike Jonze que conta a história do solitário Max. Ao ser colocado de castigo em seu quarto, ele decide fugir de casa e cria um mundo paralelo onde é rei e existem monstros em sua volta.

32. O Fantástico Senhor Raposo (2009)

Em mais uma direção divertida, Wes Anderson apresenta a animação protagonizada pelo Sr. Raposo, famoso por ser o ladrão dos estabelecimentos de Boggis, Bunce e Bean, os vizinhos donos de grandes produções alimentícias. Ao quebrar a promessa com sua esposa de que não voltaria a furtá-los, coloca sua família e amigos em perigo, mas precisa da cooperação deles para superar a fúria dos humanos.

33. Persépolis (2007)

Dirigido por Marjane Satrapi, o filme é baseado na história em quadrinhos homônima de sua vida escrita por ela própria: uma jovem iraniana assiste a queda do Xá do seu país que se desdobra em um regime rígido e brutal, infringindo direitos humanos, sobretudo os das mulheres. É neste cenário que Marjane se empodera e se revolta.

34. Pequena Miss Sunshine (2006)

Esse drama comédia apresenta a família da jovem Olive (Abigail Breslin): cada integrante tem seus problemas mas todos se unem na jornada de levá-la para o concurso de beleza na Califórnia. Durante todo o trajeto acontecem imprevistos que os fazem brigar mais e unir-se mais.

35. Sempre Ao Seu Lado (2004)

Neste drama, Richard Gere interpreta Parker, um professor universitário que encontra na estação de trem Hashi, um cachorro Akita cuja raça é conhecida por sua lealdade ao dono. Hashi então é adotado e cresce com muito carinho na casa de Parker. Como prova de sua lealdade, todos os dias acompanha o professor até a estação e o espera por lá, até que alguns imprevistos acontecem na vida dos amigos.

36. Escola De Rock (2003)

Escola de Rock está na lista para toda criança ou adolescente que tem afinidade com música. Dirigido pelo Richard Linklater, esse filme começa com a frustração do roqueiro Dewey (Jack Black), que foi expulso da sua banda, tem contas a pagar e não tem contato com mais ninguém do mundo da música.

Ele então se entrega para uma oportunidade (não muito justa) de se tornar professor de música para crianças de uma escola particular e as faz se apaixonar pelo seu estilo musical preferido.

37. O Gato (2003)

Baseado no conto americano homônimo do Dr. Seuss, O Gato é uma aventura durante mais uma tarde entediante na vida dos irmãos Sally (Dakota Fanning) e Conrad (Spencer Breslin). Um gato de chapéu, falante e bem-humorado visita a casa dos irmãos pregando peças e propondo brincadeiras irreais. A casa vira um amontoado de bagunças que tendem ao infinito, mas no meio de toda brincadeira surge um aprendizado.

38. A Viagem De Chihiro (2001)

Do diretor e criador do estúdio Ghibli, Hayao Miyazaki nos apresenta o mundo fantasma altamente avesso aos humanos. A família da jovem Chihiro está se mudando e, no caminho, o pai pega um atalho que cai em uma cidade aparentemente despovoada, com grandes restaurantes e mesas fartas de comida.

Enquanto os pais se servem, Chihiro vai descobrindo as peculiaridades deste mundo que se revela com o pôr-do-sol, e ao revê-los, seus pais se transformaram em porcos. Para salvá-los, Chihiro precisará de toda coragem imanente e de muita ajuda do seu novo amigo Haku.

39. 10 Coisas Que Eu Odeio Em Você (1999)

Essa comédia romântica americana apresenta o drama de Bianca (Larisa Oleynik): a adolescente que quer sair, namorar e fazer coisas adolescentes, mas só tem a permissão se sua irmã mais velha, Kat Stratford (Julia Styles), fizer também.

Kat, sozinha e dona de si, não quer nada disso, mas acaba saindo com o durão do colégio, Patrick Verona (Heath Ledger) por solidariedade à Bianca. As vontades se invertem e algumas verdades vêm à tona.

40. Jack (1996)

Essa comédia dramática conta a história de Jack (Robin Williams), uma criança que nasceu com uma rara que o faz envelhecer fisicamente quatro vezes mais rápido que o restante das pessoas. Mesmo que sua saúde mental esteja intacta, é muito difícil para uma criança de 40 anos fazer amigos na escola, mas Jack vai descobrindo a importância de socializar, de valorizar os verdadeiros amigos e de crescer.

41. Jumanji (1995)

Estrelado por Robin Williams, Jumanji é um jogo amaldiçoado que faz coisas impossíveis acontecerem. Alan Parrish (Williams) desapareceu há 26 anos e reaparece quando os novos jogadores, Judy (Kirsten Dunst) e Peter (Bradley Pierce) decidem iniciar uma partida. Os três precisam andar até o final do tabuleiro para que Alan seja liberto do jogo, mas até lá é uma longa jornada.

42. O Serviço de Entregas da Kiki (1989)

Mais uma das produções geniais do estúdio Ghibli, dirigida por Hayao Miyazaki, essa é a história de Kiki, uma bruxa de 13 anos que decide se mudar para a Europa para aprimorar seus conhecimentos. Alertada por novos desafios da maturidade batendo à porta, a insegurança acaba por bloquear sua magia e Kiki terá que superar seus medos para recuperá-la.

43. Os fantasmas Se Divertem (1988)

Dirigido por Tim Burton, esse filme conta a pós-vida do casal Barbara (Geena Davis) e Adam Maitland (Alec Baldwin) que morreram em um acidente e agora estão presos à sua antiga morada. Quando Lydia (Winona Ryder) e sua família se mudam para essa casa, os fantasmas decidem assustá-los para expulsá-los, mas, sem sucesso, acabam atraindo Beetlejuice (Michael Keaton), que é uma ameaça para todos que vivem (e morrem) na casa.

44. Curtindo A Vida Adoidado (1986)

Ferris (Matthew Broderick) é um adolescente americano prestes a se formar no colegial, e achou uma boa ideia matar sua última aula antes da formatura junto com a sua namorada Sloan (Mia Sara), o melhor amigo Cameron (Alan Ruck) e a Ferrari “emprestada” do pai. Juntos eles saem pelas ruas de Nova Iorque curtindo a vida adoidado enquanto o diretor da escola persegue-os, determinado a pegá-los em flagrante.

45. Ensina-me A Viver (1971)

Com uma trilha sonora impecável de Cat Stevens, esse clássico da comédia irônica apresenta Harold (vivido por Bud Cort), um jovem mórbido e quieto que adora ir a funerais. Em um desses, ele acaba conhecendo Maude (Ruth Gordon), uma setentona apaixonada pela vida, e ela dá a ele lições e novas perspectivas para a vida.

Gostou da nossa lista? Confira também uma seleção de filmes para criança e deixe os pequenos se divertirem!