Entretenimento

45 filmes musicais para quem ama este gênero da sétima arte

Se tem um gênero cinematográfico que divide opiniões, é o musical. Enquanto muitos adoradores da sétima arte torcem o nariz, outros amam verdadeiramente os filmes musicais, e não só levam no coração os grandes clássicos, como também recebem de braços abertos novos lançamentos.

Entra ano, sai ano, diversos novos musicais aparecem nas telonas, conquistando uma grande audiência, premiações das mais renomadas, e muitos deles prestando homenagens a longas antigos, pioneiros do gênero. Nesta lista, você encontrará sugestões de grandes sucessos, que prometem te fazer ao menos mexer os pezinhos enquanto assiste no conforto de seu sofá:

1. Mamma Mia: Lá Vamos Nós de Novo! (2018)

Depois do grande sucesso do primeiro filme, Mamma Mia ganhou uma continuação com Sophie como protagonista, que relembra o passado de Donna buscando inspiração para a sua maternidade. Enquanto ela prepara a reinauguração do hotel de sua mãe, alguns convidados ilustres começam a chegar na ilha.

2. O Rei do Show (2017)

P.T. Barnum é um homem sonhador que luta para garantir o sustento de sua família. Ele decide apostar todas as suas fichas em um novo negócio: um circo de atrações promovidas por pessoas diferentes. Mas uma paixão platônica por uma cantora europeia acaba colocando a sua carreira e seu casamento em risco.

3. A Bela e a Fera (2017)

Bela é uma jovem e esperta garota que mora em uma pequena vila francesa. Depois que seu pai é capturado por uma misteriosa fera e mantido preso em um castelo, a moça decide se oferecer como prisioneira em troca da liberdade de seu progenitor. Ela então conhece todos os moradores encantados e a verdadeira face do dono do lugar.

4. Opening Night (2017)

Nick já atuou como cantor da conceituada Broadway, mas hoje ele é o gerente de palco que precisa salvar a noite da estreia de uma nova produção. O elenco é formado por artistas com os mais diversos temperamentos, e o rapaz terá que usar todo o seu jogo de cintura para fazer tudo dar certo.

5. La La Land (2016)

Sebastian e Mia são dois jovens que se apaixonam perdidamente, enquanto buscam oportunidades em suas carreiras (ele como pianista, ela como atriz). O filme conta com referências de grandes clássicos musicais, como Cantando na Chuva, Grease, entre outros.

6. Caminhos da Floresta (2014)

Grandes clássicos da literatura são lembrados neste musical, que mostra a história de um padeiro e sua mulher que precisam perseguir personagens famosos de contos de fadas em uma floresta para desfazer um terrível feitiço de sua vizinha bruxa.

7. Os Últimos 5 Anos (2014)

Cathy é uma atriz novata e Jamie um romancista em ascensão. Eles estão casados há 5 anos, mas a busca pelo sucesso de cada um faz com que o casal reavalie o relacionamento.

8. Mesmo Se Nada Der Certo (2013)

Depois de uma desilusão amorosa, Gretta, uma jovem e tímida compositora, conhece Dan, um produtor musical em decadência que vê potência nas produções mais simples. Os dois se aventuram em uma gravação de um álbum pelas ruas de Nova Iorque, enquanto a garota se descobre como cantora.

9. Frozen – Uma Aventura Congelante (2013)

Anna cresceu em um castelo separada de sua irmã mais velha Elsa, depois que um acidente na infância quase a feriu. Com a morte dos pais, Elsa assumiu o trono e a caçula pôde enfim retomar o contato, que infelizmente durou pouco: um novo acidente acontece, fazendo Elsa se isolar para sempre em um lugar mais afastado. Anna parte para uma viagem junto com um vendedor de gelo e seu fiel companheiro para encontrar Elsa e acabar de vez com o inverno que assolou todo o reino.

10. Os Miseráveis (2012)

Jean Valjean é um ex-prisioneiro constantemente perseguido pelo policial Javert. O rapaz tenta se redimir moralmente acolhendo a filha de uma prostituta, enquanto tenta se manter longe das vistas de seu inimigo. Este filme rendeu a Anne Hathaway uma estatueta do Oscar como melhor atriz coadjuvante.

11. A Escolha Perfeita (2012)

Beca se sente deslocada na faculdade onde é caloura, e durante as atividades extracurriculares promovidas pelo campus, encontra uma oportunidade de fazer parte do grupo musical Barden Bella. A garota parte para o Campeonato Regional de Música e sua genialidade inspira suas colegas a mudar o estilo de suas apresentações.

12. Rock of Ages: O Filme (2012)

Ambientado nos anos 1980, o filme mostra a história de Drew e Sherrie, dois jovens que buscam sucesso e fama no mundo do rock. Ele é um rapaz tímido da cidade grande, e ela uma menina simples do interior. Enquanto se apaixonam perdidamente, o casal troca suas experiências e sonhos.

13. Burlesque (2010)

Ali se muda para Los Angeles em busca de seu grande sonho: ser uma cantora de sucesso. A garota passa a trabalhar como garçonete no teatro musical de Tess, e vê ali uma oportunidade de mostrar o seu talento, e também de ajudar a proprietária a recuperar os dias de glória de seu estabelecimento.

14. Nine (2009)

Esta adaptação musical da obra 8 e 1/2 de Frederico Fellini conta a história do diretor cinematográfico Guido Contini, que vive alguns dilemas na sua carreira e vida pessoal, entre eles, equilibrar o convívio com todas as mulheres de sua vida (e não são poucas).

15. Mamma Mia! (2008)

Enquanto Donna está ocupada com os preparativos do casamento de sua filha, Sophie, a noiva, convida três ex-namorados de sua mãe para o grande evento, com a intenção de descobrir quem é o seu pai. A história é contada por intermédio de grandes sucessos da banda sueca ABBA.

16. Encantada (2007)

A princesa Giselle passa a morar em Nova Iorque depois de ser expulsa de seu próprio conto de fadas. A garota se sente perdida no mundo onde música e finais felizes não fazem parte dos planos, e ainda se vê dividida entre o amor de seu príncipe e um advogado divorciado.

17. Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007)

Benjamin Barker retorna a Londres como Sweeney Todd, em busca de vingança ao juiz Turpin, responsável por tê-lo enviado até a Austrália para separá-lo de sua mulher e filha. Enquanto ele tenta colocar seu plano em prática, o rapaz volta a trabalhar de barbeiro para não levantar suspeitas.

18. Across The Universe (2007)

O jovem britânico Jude vai até os Estados Unidos em busca de seu pai e conhece Lucy, por quem se apaixona perdidamente. A história é contada através de grandes sucessos dos Beatles, enquanto a relação de ambos é ameaçada pela guerra e revolução social que o mundo enfrenta.

19. Hairspray – Em Busca da Fama (2007)

Tracy é uma adolescente apaixonada por dança e está ansiosa para participar do programa The Corny Collins Show. O sucesso de sua participação é tamanho que ela acaba se tornando uma celebridade local. Só que a sua fama e novas amizades passam a incomodar muitas pessoas envolvidas no programa.

20. Apenas Uma Vez (2006)

Neste filme irlandês, Glen Hansard vive o papel de um músico de rua que conhece uma vendedora de flores e compositora. Enquanto trabalham juntos, as canções criadas por eles acabam mostrando o que um sente pelo outro de verdade.

21. Dreamgirls – Em Busca De Um Sonho (2006)

O trio de vocais Dreamettes encontra uma maneira de fazer sucesso sendo empresariadas pelo sonhador e trambiqueiro Curtis Taylor Jr. O rapaz consegue introduzi-las na turnê de um novo cantor soul, e alguns acontecimentos inesperados acabam desestabilizando a confiança entre elas.

22. O Fantasma da Ópera (2004)

Um fantasma que vive escondido debaixo de uma casa de ópera parisiense sofre por um sentimento platônico pela cantora Christine. Ele tenta de todas as formas se aproximar da garota, que se apaixona cada vez mais por um benfeitor das artes, Raoul.

23. Chicago (2002)

Billy é um advogado metido a esperto que passa a defender judicialmente Velma, uma celebridade de um clube noturno local acusada de matar o seu marido, e Roxie, uma cantora que também mata o seu namorado. O homem transforma ambos os casos em um circo midiático que faz as duas mulheres se tornarem grandes rivais no palco.

24. Moulin Rouge: Amor em Vermelho (2001)

Christian é um rapaz inocente seduzido pelo misterioso mundo da boate Moulin Rouge. O jovem idealista se vê cercado por drogas, festas e sexo, e no meio ao caos, se apaixona por Satin, a grande estrela do local. Filme estrelado por Nicole Kidman, Ewan McGregor e grande elenco.

25. Dançando no Escuro (2000)

Selma é uma imigrante com um problema de visão hereditário. Ela trabalha em uma fábrica no interior dos EUA e guarda dinheiro para operar seu filho e salvá-lo da mesma doença. Mas a confiança dada a uma pessoa que não merecia atrapalha totalmente os seus planos.

26. O Corcunda de Notre Dame (1996)

Quasímodo é um corcunda que vive trancado desde pequeno no porão da catedral de Notre Dame, em Paris. Quando ele finalmente toma coragem de sair e ver o mundo, a jovem cigana Esmeralda aparece em sua vida, deixando-o perdidamente apaixonado. Mas ele só conseguirá viver esse amor depois de enfrentar o poderoso juiz Claude Frollo.

27. Todos Dizem Eu Te Amo (1996)

Woody Allen fez em Todos Dizem Eu te Amo o que consegue fazer em todos os seus filmes: reunir grandes estrelas do cinema em uma história com diversos núcleos diferentes. Aqui você conhecerá um casal da alta classe que vê o seu relacionamento ameaçado por um ex-detento, um homem sem sorte no amor que conhece a suposta mulher da sua vida em Veneza, e mais uma série de situações cantadas por ótimos atores… que mal sabem cantar!

28. O Rei Leão (1994)

O rei Mufasa e seu pequeno filho Simba são atraídos para uma emboscada, promovida pelo seu próprio irmão, Oscar, que pretende roubar-lhe o trono. Simba consegue escapar, mas seu pai não tem a mesma sorte. O jovem leão encontra Timão e Pumba, que o ajudam depois de adulto a recuperar as terras roubadas pelo tio.

29. Xanadu (1980)

Sonny Malone tem um sonho: abrir uma casa noturna. Para isso, ele conta com a ajuda de um dançarino renomado chamado Danny McGuire, e também com Kira, a deusa grega da dança. Mas as coisas se complicam quando Kira e Sonny se apaixonam, contrariando as ordens dadas por Zeus antes da deusa viajar até à Terra.

30. Grease – Nos Tempos da Brilhantina (1978)

Sandy e Danny vivem o romance de verão mais inesquecível de suas vidas, mas ao voltar das férias, descobrem que estudam na mesma escola. Ao conviverem de forma tão próxima, percebem que são totalmente diferentes de quando se conheceram, e para este relacionamento dar certo, precisarão fazer algumas adaptações.

31. The Rocky Horror Picture Show (1975)

Um casal encontra uma mansão misteriosa ao procurar ajuda depois que o pneu do carro fura. Eles conhecem o Dr. Frank-N-Furter, um cientista que cria estranhos personagens, e são apresentados a sua mais nova criação: Rocky.

32. Cabaret (1972)

Berlim, 1933. Enquanto o nazismo toma conta do mundo, Sally Bowles, uma cantora americana, vê sua carreira decolando no Kit Kat Club. Seu coração está dividido entre Brian Roberts, um professor de inglês bissexual, e Maximillian von Heune, um nobre alemão. Enquanto o relacionamento a três acontece, Sally engravida, e este acontecimento pode mudar para sempre a sua vida.

33. Alô, Dolly! (1969)

Dolly Levi é uma socialite que se tornou casamenteira depois de ficar viúva. Ela conta com a ajuda de funcionários de um rabugento milionário para cumprir com sucesso o pedido de um de seus “clientes”.

34. Funny Girl – A Garota Genial (1968)

A jovem cantora Fanny Brice sonha com o estrelato, e vê uma chance de lançar a sua carreira após uma apresentação de sucesso em um show local. A moça se apaixona pelo jogador Nicky Arnstein, com quem se casa rapidamente, mas o relacionamento acaba se desgastando na medida que Fanny prospera.

35. Oliver! (1968)

Oliver é um garoto que escapa da casa de uma família cruel, e acaba sendo capturado por Fagin, um homem que usa crianças para praticar pequenos furtos em Londres. Ele conhece Brownlow, um senhor rico e bondoso por quem se afeiçoa, e logo o enxerga como um pai em potencial. Mas o ladrão tem outros planos para esta nova amizade.

36. A Noviça Rebelde (1965)

Depois de se rebelar contra as regras religiosas do convento em que vivia, a noviça Maria Von Trapp passa a trabalhar como governanta de um capitão viúvo. Ele e seus sete filhos passam a levar uma vida mais alegre com a presença da moça.

37. Mary Poppins (1964)

A história acontece em Londres, no exato ano de 1910, quando Marry Poppins chega voando em um guarda-chuva para trabalhar de babá na casa de um banqueiro. A moça usa seus poderes mágicos para transformar a rotina triste dessa família.

38. Amor, Sublime Amor (1961)

Duas gangues de Nova Iorque vivem em um acordo de paz. Mas este código está prestes a ser derrubado quando Tony, ex-líder dos Jets, se apaixona profundamente por Maria, a irmã do líder dos Sharks. A história do casal em grande estilo Romeu e Julieta acaba tornando a disputa entre as duas facções ainda mais perigosa.

39. Prisioneiro do Rock (1957)

Vince é preso depois de se envolver em uma briga de bar, e seu parceiro de cela, o cantor Hunk, o incentiva a se tornar uma futura estrela do rock. Quando finalmente é solto, o rapaz consegue um trabalho em uma boate, onde conhece Peggy Van Alden, que o indica para a gravadora onde ela é funcionária.

40. Cinderela em Paris (1957)

Dick é um conceituado fotógrafo de moda que recebe uma missão da editora da revista para qual presta serviços: encontrar um novo rosto para a Quality Magazine. Ele vê em Jo, a funcionária de uma livraria, uma grande possibilidade para cumprir com sucesso este pedido, e a moça só aceita ir até Paris para ser fotografada depois de muita insistência. Mas é na Cidade da Luz que as coisas fogem totalmente do que foi planejado.

41. O Rei e Eu (1956)

Anna se muda com seu filho para Sião para trabalhar como professora dos filhos do rei Mongkut. Mas a convivência com os súditos e o monarca se torna difícil, por conta das diferenças culturais entre eles.

42. Cantando na Chuva (1952)

Este clássico do cinema narra a história de Don e Lina, duas estrelas do cinema mudo que estão tentando se readaptar a nova sensação do momento: os filmes falados. No meio desta transição, Don conhece a iniciante atriz Kathy, por quem se apaixona perdidamente.

43. Sinfonia de Paris (1951)

Jerry Mulligan, um soldado americano, decide se tornar pintor em Paris depois que a Segunda Guerra Mundial chegou ao fim. Lá ele encontra seu amigo Adam, que trabalha como músico ao lado de Henri, mas as coisas começam a ficar um pouco complicadas quando Jerry se apaixona pela noiva do parceiro de trabalho de seu camarada.

44. O Mágico de Oz (1939)

Um ciclone arrasta Dorothy e seu fiel cãozinho Totó para uma terra mágica. Lá, os dois iniciam uma viagem até a Cidade Esmeralda para encontrar Oz, um mago que pode ajudá-los a voltar para casa. No caminho, a dupla conhece o Homem de Lata, o Espantalho e o Leão Covarde, todos em busca de uma ajudinha do enigmático mago.

45. O Picolino (1935)

Enquanto o dançarino Jerry ensaia alguns passos de dança em um quarto de hotel, Dale, a hóspede do quarto debaixo, fica extremamente incomodada com o barulho. A jovem vai até o andar de cima reclamar com o tal perturbador, e ambos acabam se interessando um pelo outro. Mas um mal entendido a faz pensar que Jerry é casado, e o rapaz precisa desfazer a confusão para poder se aproximar da moça.

Difícil é ficar parado até mesmo nos trailers, né?