15 filmes de superação para te inspirar em dias difíceis

Escrito por Mariana Bianchini

Está passando por um momento difícil da vida e precisa de motivação? Ou, simplesmente, quer assistir algo que te inspire e te dê forças para enfrentar a rotina? Esses filmes de superação contam histórias emocionantes – reais ou não – que vão, ao mesmo tempo, arrancar lágrimas de seus olhos e te dar ânimo. Confira!

1. Superação: O Milagre da Fé (2019)

Jon Smith é um menino de apenas 14 anos que, durante um passeio no inverno, se afoga em um lago congelado por mais de 15 minutos. No hospital, os médicos dizem que não há nada mais a fazer, mas sua mãe, Joyce, junta forças e pede a Deus que salve a vida do filho. Então, um milagre acontece. Superação é um filme de 2019 baseado em uma história real.

2. Lion: Uma Jornada Para Casa (2017)

Também baseado em fatos reais, Lion conta a história de Saroo, um indiano que, aos cinco anos de idade, se perdeu do irmão em uma estação de trem em Calcutá. Sem conseguir encontrar o caminho de casa, ele acaba sendo adotado por uma família australiana. Muitos anos depois, decide tentar encontrar sua família biológica.

3. Extraordinário (2017)

Em Extraordinário, Auggie é um garoto que nasceu com uma síndrome genética e por isso possui uma severa deformidade facial. Prestes a começar o quinto ano, ele decide frequentar uma escolha regular e não mais ser educado em casa pela mãe. Ele precisará lidar com essa nova realidade, enfrentando seus medos e aprendendo a conviver com os colegas.

4. 100 Metros (2016)

Está em busca de filmes de superação no esporte? 100 Metros é uma produção luso-espanhola sobre a história real de Ramón Arroyo, um homem que é diagnosticado com esclerose múltipla aos 35 anos. No início do tratamento, ele ouve de um outro paciente que em pouco tempo não conseguiria nem caminhar 100 metros, então, decide se esforçar para participar da prova Ironman, que compreende 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,195 km de corrida. Veja na Netflix!

5. A Teoria de Tudo (2015)

A Teoria de Tudo é um filme biográfico sobre o físico Stephen Hawking que, em 1963, aos 21 anos, foi diagnosticado com uma doença motora degenerativa, conhecida como esclerose lateral amiotrófica. Hawking lutou contra essa condição durante 50 anos – gradualmente foi perdendo os movimentos dos braços e pernas, bem como de toda sua musculatura voluntária, e também a capacidade de fala.

6. Walt Antes do Mickey (2015)

Walt Antes do Mickey é a escolha perfeita para quem busca filmes de superação baseados em fatos reais. O longa narra a trajetória de Walt Disney antes do sucesso. O empreendedor de mente criativa que conseguiu estabelecer o maior império de entretenimento no mundo começou do zero e enfrentou inúmeras quedas antes de criar seu mais famoso personagem, Mickey Mouse.

7. 12 Anos de Escravidão (2014)

Quer filmes de superação para ver na Netflix? Em 12 Anos de Escravidão, Solomon Northup é um homem negro e livre que vive com sua família. Um dia, ele aceita um trabalho que o leva para outra cidade e, então, é sequestrado e vendido com escravo. Durante 12 anos, ele aguenta humilhações físicas e emocionais, na esperança de um dia recuperar a vida que tinha.

8. Se Eu Tivesse Asas (2013)

Alex é um garoto cego que sonha em ser parte do time de corrida de sua escola. Para isso, ele precisa encontrar um par para correr ao seu lado durante os treinos e competições. É aí que entra Brad, um garoto problemático acostumado a correr da polícia. Em um acordo para mantê-lo fora da cadeia, os dois meninos se tornam parceiros e amigos. Essa é a opção certa para quem deseja assistir a filmes de superação e motivação!

9. O Lado Bom da Vida (2013)

Depois de oito meses de tratamento em um sanatório, Pat volta para a casa dos pais determinado a reconstruir sua vida e reconquistar sua ex-mulher. Ele então conhece Tiffany, uma jovem viúva que também está passando por problemas psicológicos depois de perder o marido. Uma amizade inesperada e um pouco estranha se estabelece entre eles. Muito além de ser um filme de superação amorosa, O Lado Bom da Vida é um filme sobre autoconhecimento e autoaceitação.

10. Soul Surfer – Coragem de Viver (2011)

Em Soul Surfer, Bethany é uma adolescente que possui muito talento e uma paixão enorme pelo surf. Um dia, ela sofre um ataque de tubarão no mar e perde o braço. Então, encorajada pelos pais, ela precisa lidar com suas novas limitações para continuar surfando.

11. Preciosa (2010)

Claireece é uma jovem de 16 anos que está grávida de seu próprio pai pela segunda vez. Além disso, sofre abusos físicos e psicológicos constantes de sua mãe. Ao ser transferida para uma nova escola, ela descobre pouco a pouco que pode sim ser amada e ter uma vida diferente da que conhece.

12. Um Sonho Possível (2009)

Este filme rendeu um Oscar de Melhor Atriz para Sandra Bullock e gira em torno de Michael Oher, um adolescente negro sem teto que acaba sendo adotado por Leigh Anne Tuohy e seu marido. Ao lado de sua nova família, ele descobre seu talento para o futebol americano e seu potencial como estudante.

13. À Procura da Felicidade (2007)

Baseado em uma história real, À Procura da Felicidade conta a relação entre Chris Gardner e seu filho de cinco anos. Abandonados pela mãe do menino e despejados de seu apartamento, eles vivem em abrigos. Pensando nas oportunidades futuras, Chris consegue um estágio não remunerado em uma empresa importante e espera ser efetivado.

14. Somos Marshall (2006)

Em 1970, na cidade de Huntington, West Virginia, 75 membros do time de futebol americano da Universidade de Marshall, além da equipe do treinador, morreram em um acidente de avião. O filme Somos Marshall narra essa história, com foco na chegada de um novo treinador à instituição. Determinado a reconstruir o time, ele também ajuda toda a comunidade em seu processo de luto e superação.

15. Náufrago (2001)

Neste clássico do cinema, Tom Hanks interpreta Chuck Noland, um engenheiro de sistemas da FedEx que está viajando a trabalho para a Malásia quando o avião da empresa cai sobre o Oceano Pacífico. Chuck é o único a sobreviver ao acidente e vai parar em uma ilha deserta. Ele, então, precisa se adaptar e lutar para sobreviver na esperança de algum dia voltar para casa.

Se você quer ampliar a sua lista de longa-metragens para assistir, conheça também 100 filmes baseados em fatos reais e descubra novas histórias!