40 melhores filmes de romance que vão te fazer suspirar

Escrito por Karyne Santiago

Apesar de muita gente falar que todo filme de romance é muito água com açúcar e tem cara de sessão da tarde, atire a primeira pedra quem nunca se emocionou com uma história de amor ou nunca sentiu aquele acúmulo de lágrima no cantinho do olho durante um filme com essa temática.

Os verdadeiros romances são aqueles que nos arrancam suspiros, que nos fazem refletir sobre o amor e as mais diversas formas de amar. Afinal, o amor é inevitável, e se você nunca passou por ele, acredite meu amigo, ainda irá passar. E é por esse sentimento ser algo tão incrível que nós separamos uma lista com 40 filmes de romance que te farão suspirar. Confira:

1. Dirty Dancing: Ritmo Quente (1987)

Um bom romance tem que ter o que? Um amor proibido! E é isso que Dirty Dancing nos mostra quando uma jovem que saiu de férias com os pais se apaixona pelo instrutor de dança do hotel em que sua família está hospedada.

2. Uma Linda Mulher (1990)

Uma prostituta é convidada para ser acompanhante de um executivo durante o final de semana, o que ambos não esperavam era que iriam se apaixonar um pelo outro.

3. Ghost: Do Outro Lado da Vida (1990)

“Ghost” mostra como o amor pode superar até mesmo a morte. Sam é morto, vítima de um assalto, porém ele continua ligado a Molly, sua namorada. Ele descobre que ela está em perigo e faz de tudo “do outro lado da vida” para ajudá-la e defendê-la.

4. Meu Primeiro Amor (1991)

Quem aí se lembra do primeiro amor? Esse filme lindinho e fofo mostra as dificuldades de uma menina solitária ao começar a entrar na pré-adolescência e viver seu primeiro amor.

5. O Guarda-Costas (1992)

Uma cantora pop começa a receber ameaças de um fã obcecado por ela e seu empresário decide que ela precisará de um segurança particular para protegê-la. Inicialmente incomodada por ser seguida para todos os lugares pelo seu guarda-costas, ela nem imagina que uma paixão irá surgir entre os dois.

6. Romeu + Julieta (1996)

Esse filme é uma versão atualizada da obra de Shakespeare. Apesar das falas serem basicamente as mesmas da peça original, as espadas se tornam revólveres, e os Montéquios e os Capuletos, concorrentes empresariais.

7. O Casamento do Meu Melhor Amigo (1997)

O que fazer quando você se descobre apaixonada pelo seu melhor amigo quando ele está prestes a se casar com outra pessoa? Isso é o que Julianne nos ensinará nesta comédia romântica maravilhosa que já foi indicada ao Oscar e ao Globo de ouro.

8. Titanic (1997)

Com certeza você já assistiu esse filme uma centena de vezes, e com certeza assistirá mais uma centena. Nessa história de amor tão envolvente e mundialmente famosa, um jovem artista pobre se apaixona por uma garota rica durante uma viagem no mais luxuoso navio de toda a época. Infelizmente, a história de amor é interrompida quando o Titanic colide com um iceberg, causando um dos piores desastres marítimos da história.

9. Cidade dos Anjos (1998)

Um anjo que vaga pela terra se apaixona por uma jovem cirurgiã. Ele então decide se tornar humano para viver ao lado de seu amor.

10. 10 Coisas Que Eu Odeio Em Você (1999)

Um filme clássico dos anos 90, conta a história de uma paixão quase proibida entre Bianca e Cameron. Bianca tem uma irmã mais velha e um pai supertradicional que impõe a regra de que Bianca só pode namorar depois que Kat arranjar um namorado. Até aí tudo bem, se Kat não fosse uma tremenda chata com quem ninguém quer namorar.

11. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)

Depois de uma infância nada fácil com pais superprotetores, Amélie decide se mudar quando completa a maioridade. Em sua nova casa, ela encontra algo que pertencia ao antigo dono e decide devolver. Ao devolver o objeto ao seu antigo dono, percebe a importância dos pequenos gestos e se engaja nisto. A partir daí Amélie muda completamente sua história.

12. Um Amor Para Recordar (2002)

Após ser castigado por participar de uma brincadeira que causou um acidente, um rapaz começa a participar da organização de uma peça da escola como punição e conhece uma garota nada comum filha do pastor da cidade. Ambos se aproximam e se apaixonam, mas quando ele descobre que ela está doente e tem pouco tempo de vida, decide tentar aproveitar o tempo que resta para realizar os maiores desejos dela.

13. Como Perder Um Homem Em 10 Dias (2003)

O plano dela é infernizar a vida de um homem, o plano dele é fazer uma mulher se apaixonar por ele dentro de 10 dias. Os dois sem saber de nada se escolhem como alvos e se veem dentro de um relacionamento que renderá muitas risadas.

14. Diário de Uma Paixão (2004)

Baseado na obra de Nicholas Sparks (o mestre dos romances), o filme se passa na década de 40 quando um jovem rapaz de família humilde se apaixona por uma garota rica, porém o namoro de ambos é desaprovado pelos pais dela. O jovem rapaz é convocado para a Segunda Guerra mundial e sua partida parece ser o fim do relacionamento. O que eles não esperavam era se reencontrar anos depois e reviver o amor da adolescência.

15. Brilho Eterno de Uma mente Sem Lembranças (2004)

Com elementos de ficção científica, o filme nos mostra um casal de namorados que após o término do relacionamento, Clementine decide apagar suas memórias e quando Joel descobre o que ela fez, decide passar pelo mesmo procedimento. O que eles não esperavam é que após seguir suas vidas sem lembrar-se da existência um do outro, iriam se reencontrar e se apaixonar novamente.

16. ComoSse Fosse a Primeira Vez (2004)

Um veterinário de um parque aquático do Havaí conhece uma jovem professora de artes num restaurante. Ele se apaixona por ela, sem saber que ela sofre com perda de memória e vive cada dia como se fosse único, sem se lembrar dos recentes acontecimentos. Ele terá que conquistá-la todos os dias se quiser permanecer com ela.

17. Orgulho e Preconceito (2005)

Baseado no livro de mesmo nome, Orgulho e Preconceito nos conta a história de cinco jovens irmãs que tentam lidar com questões de casamento que são impostas pelos pais a casar com homens ricos. Elizabeth, a mais velha das irmãs e a mais rebelde, decide que só se casará quando encontrar o verdadeiro amor. Retratando situações do preconceito entre sexos que existia na época, o filme nos mostra que o amor vence qualquer obstáculo.

18. Hitch – Conselheiro Amoroso (2005)

Um conselheiro amoroso é contratado para ajudar um contador a conquistar a mulher para quem trabalha. Enquanto ajuda o atrapalhado Albert, Hitch conhece a mulher dos seus sonhos, e vai acabar percebendo que a arte da conquista não é tão simples quanto ele acredita ser.

19. E Se Fosse Verdade (2005)

Uma médica entra em coma e está a beira da morte após sofrer um acidente. Seu apartamento é vendido para um arquiteto que ainda sofre pela morte da esposa. O espírito de Elizabeth, a médica, volta para seu apartamento sem se lembrar do que aconteceu, mas se depara com David, o novo morador. Juntos eles tentarão salvar o corpo de Elizabeth, mas com o passar do tempo se apaixonam um pelo outro.

20. O Amor Não Tira Férias (2006)

Depois de términos difíceis de relacionamento, duas mulheres que moram em continentes diferentes decidem trocar suas casas durante as férias de fim de ano. O que elas não esperavam era encontrar o amor de suas vidas tão distantes de casa.

21. P.S Eu Te Amo (2007)

Quando Gerry descobre que está doente e tem pouco tempo de vida, decide deixar cartas para sua jovem esposa Holly sem que ela saiba. Depois de sua morte, no aniversário de Holly, a primeira mensagem chega até ela de forma misteriosa. Enquanto todos em volta de Holly acham que as cartas estão deixando-a presa ao luto, na verdade a ideia de Gerry era tentar amenizar o sofrimento de Holly, até que ela esteja pronta para seguir sozinha.

22. Sete Vidas (2008)

Depois de uma tragédia que mudou sua vida, Bem Thomas decide salvar a vida de sete diferentes pessoas. O que ele não esperava era se apaixonar por Emily, uma paciente cardíaca que precisa de um transplante urgentemente, o que faz com que seus planos sejam ainda mais difíceis de cumprir.

23. O Melhor Amigo da Noiva (2008)

Tom é um cafajeste assumido, sempre saindo com diversas mulheres e nunca querendo assumir um compromisso sério. Hanna, sua melhor amiga há anos, é a única mulher com quem ele tem um “relacionamento” durável, mas quando ela se apaixona por Collin e decide se casar, Tom ao ser chamado como Padrinho de Honra se vê apaixonado por sua melhor amiga e precisa fazer de tudo para que ela perceba que ele é o homem certo pra ela.

24. 500 Dias Com Ela (2009)

Um escritor de uma empresa de cartões se apaixona pela assistente de seu chefe e juntos eles passam momentos memoráveis até que o relacionamento chega ao fim. Tom então relembra todos os momentos vividos e o filme se passa numa narrativa de suas lembranças com Summer.

25. Ele Não Está Tão A Fim de Você (2009)

Oito pessoas tentam viver suas vidas com as complexidades dos relacionamentos. Entre traições, primeiros encontros e busca pelo par perfeito, relacionamentos se iniciam e terminam a todo o momento. A história central tem o foco em Gigi, que após ter um primeiro encontro com um cara espera a ligação no dia seguinte, que não acontece e faz com que ela tente entender a mente dos homens.

26. Querido John (2010)

Outra adaptação de um livro do nosso querido Nicholas Sparks, Querido John mostra um romance vivenciado entre John e Savannah. Ambos se conheceram nas férias e logo se apaixonaram, mas tudo muda quando John é chamado para servir o exército dos Estados Unidos. Entre partidas e reencontros, eles seguem suas vidas se comunicando por cartas enquanto estão separados. Mas como nem tudo acontece como queremos, a distância pode desencadear conseqeências que nem eles imaginavam.

27. Cartas Para Julieta (2010)

Numa viagem de lua de mel para Verona, Sophie visita um ponto turístico onde pessoas escrevem cartas para Julieta Capuleto, a famosa personagem de Shakespeare. É neste lugar que Sophie encontra um grupo de voluntárias que respondem as cartas deixadas para Julieta, e encontra também, uma carta antiga, que nunca fora respondida. Ela decide responder essa carta, e assim, entra numa fantástica aventura ao encontro do verdadeiro amor da dona da carta.

28. A Última Música (2010)

Mais um livro de Nicholas Sparks que se tornou filme, conta a história da complicada adolescente Ronnie, que nunca aceitou a separação dos pais. Quando a mãe de Ronnie a manda para a casa do pai nas férias, este, tenta fazer de tudo para se reaproximar da filha, através da música, que é uma paixão de ambos, mas ela recusa a proximidade com o pai. Com o passar das férias, Ronnie conhece Will, com quem tem um primeiro contato complicado, mas ambos acabam se apaixonando, transformando completamente a adolescente complicada.

29. Um Dia (2011)

Emma e Dexter são dois jovens universitários que sonham com seus futuros brilhantes. Mas depois da formatura sabem que suas vidas irão mudar para sempre e sabem que não estarão mais juntos. Porém o destino prega peças, e apesar de viverem vidas completamente diferentes, a vida dá um jeito de uni-los uma vez por ano, sempre no dia 15 de julho durante muitos anos e eles tentam desvendar o real significado disso e onde esse amor os levará.

30. O Lado Bom da Vida (2012)

Depois de um acontecimento grave do qual Pat não se lembra, ele foi enviado para um sanatório onde passou oito meses de sua vida. Quando volta para casa de seus pais, Pat vê sua vida completamente mudada, já que sua ex-mulher tem uma ordem judicial contra ele, para que ele não se aproxime ou tente manter contato com ela. Para tentar reconquistá-la, Pat faz coisas que acredita que sua ex-mulher iria gostar, e, através de Tiffany, sua nova amiga, tenta manter contato com ela por cartas. A aproximação dos dois amigos acaba se tornando cada vez mais intensa, e os dois se apaixonam deixando todo o passado para trás.

31. As Vantagens de Ser Invisível (2012)

Depois de se recuperar de uma depressão, Charlie volta para a escola e tenta seguir uma vida normal. No colégio ele é recebido por Patrick e Sam, dois meio irmãos nada comuns que inserem Charlie no mundo dos populares da escola, e o fazem viver experiências inesquecíveis.

32. Para Sempre (2012)

Tudo ia bem na vida de Paige e Leo quando ela sofre um acidente e perde a memória ao acordar do coma. Sem a memória, Paige não se lembra do marido (Leo) e tenta se reencontrar como pessoa, se apaixonando pelo ex-noivo e tendo desavenças com os pais. Leo não desiste de seu amor e tenta reconquistar sua esposa.

33. Um Porto Seguro (2013)

Cansada de uma vida triste ao lado do marido policial alcoólatra e violento, Erin foge para outro estado, adotando outro nome e refazendo sua vida sozinha. Na nova cidade ela conhece Alex, um viúvo com dois filhos, dono de uma loja de conveniência e ambos se apaixonam. O ex-marido de Erin está em busca dela e altera os documentos para fazer com que sua esposa seja procurada como uma terrível assassina. Ele encontra Erin na nova cidade e tenta matá-la, mas Alex a defende. Quando todos estão em segurança novamente, descobrem um mistério surreal sobre a esposa morta de Alex, e finalmente encontra tudo o que precisavam para serem felizes.

34. Se Eu Ficar (2014)

Mia estava num passeio tranqüilo em família, quando sofre um acidente. Numa experiência extracorpórea ela vaga pelo hospital, vendo seu corpo em coma e sua família morta. Se antes Mia se preocupava se iria seguir seu sonho numa escola de música renomada ou ficar na cidade com seu namorado, agora ela terá que se decidir entre a vida e a morte.

35. A Culpa É Das Estrelas (2014)

Baseado no livro de John Green, esse filme que nos faz rir e chorar relata a história de Hazel, uma adolescente com câncer terminal nos pulmões que conhece Augustus Water, um jovem com uma perna mecânica, cheio de coragem e desejos. Hazel apresenta seu livro favorito para Augustus, e os dois passam a conversar sobre ele, já que o livro tem um final incompleto que deixa muitas perguntas no ar. Ambos decidem ir atrás do autor do livro e, apesar da grande decepção ao conhecê-lo, aproveitam a viagem vivendo um romance que apesar de breve, será inesquecível.

36. A Incrível História de Adaline (2015)

Ao sofrer um acidente de carro, Adaline ganha o poder da imortalidade, o que ela acredita ser uma maldição. Durante oito décadas vivendo com a aparência de 29 anos, ela vive só, para que seu segredo jamais seja descoberto, mas as coisas mudam quando ela se apaixona por um homem e decide que por ele vale a pena revelar seu segredo.

37. Como Eu Era Antes de Você (2016)

Uma mulher incrivelmente divertida e alto astral é contratada para cuidar de Will, um homem jovem e pessimista que ficou tetraplégico após um acidente de moto. Com uma convivência desafiadora, eles mudam um ao outro.

38. La La Land (2017)

Nesse musical, uma aspirante a atriz e um pianista de Jazz tentam conquistar seu espaço na grande Los Angeles. Com um início de amizade conturbado, eles não querem dar o braço a torcer que estão apaixonados, e tentam conquistar a fama ao mesmo tempo em que tentam fazer o relacionamento dar certo.

39. Doente de Amor (2017)

Toda forma de amor é valida, certo? Mas nem sempre é o que acontece. Nesse filme, o preconceito é retratado de uma forma leve e cômica, mas real. Um paquistanês se apaixona por uma jovem americana e eles terão que enfrentar os preconceitos de suas culturas para ficarem juntos.

40. Perfeita pra Você (2018)

Amigos desde a infância, Abbie e Sam acreditam estar destinados um para o outro. Porém, a notícia do câncer terminal de Abbie os fazem sair do conto de fadas e ela decide encontrar alguém que seja perfeita para Sam, para que ele não fique só quando ela partir.

Agora é só separar os lencinhos e escolher qual vai ver primeiro!