20 filmes de dança que vão te fazer balançar o esqueleto

Escrito por Mariana Bianchini

Os filmes de dança costumam ter histórias envolventes e também muitas coreografias incríveis. Programe uma maratona de filmes com essa temática e arrisque alguns passos enquanto se emociona com as narrativas. Seja você fã de ballet clássico, dança de salão, hip hop ou dança contemporânea, tem opção de filme para todos os gostos na lista abaixo!

1. Dirty Dancing: Ritmo Quente (1987)

É impossível pensar em filmes de dança e não lembrar de Dirty Dancing! Aqui, a jovem Baby está frustrada por ter que passar o verão em um resort com os pais quando conhece o instrutor de dança Johnny e se apaixona. Você pode assistir esse filme na Netflix!

2. Os Embalos de Sábado à Noite (1977)

Os Embalos de Sábado à Noite é outro clássico. Essa produção gira em torno de Tony, um jovem que trabalha de segunda à sexta em uma loja de tintas, mas, aos finais de semana, participa de vários concursos em uma discoteca tentando viver sua grande paixão – a dança.

3. Ela Dança, Eu Danço (2006)

Esse é o primeiro filme de uma franquia de cinco! Protagonizado por Channing Tatum e Jenna Dewan, o primeiro Ela Dança, Eu Danço conta a história de Tyler, um jovem problemático que é enviado a uma escola de artes para fazer serviços comunitários, e de Nora, uma aluna de dança dedicada que precisa de um novo parceiro.

4. Billy Elliot (2000)

Billy Elliot é um garoto de 11 anos que, por insistência do pai, faz aulas de boxe em uma academia de uma pequena cidade da Inglaterra. Nesse mesmo lugar, ele tem contato com o ballet e se apaixona pela dança. Entretanto, terá que enfrentar os questionamentos e discordâncias de sua família.

5. Batalhas (2018)

Batalhas é um filme norueguês original da Netflix estrelado por Lisa Teige, Fabian Svegaard Tapia e Vebjørn Enger. Ao passar por dificuldades financeiras e familiares, a bailarina Amalie consegue encontrar forças no hip hop e em Mikael, um dançarino talentoso e encantador. Assista!

6. Vem Dançar (2006)

Vem Dançar tem Pierre Dulaine, um professor de dança, como protagonista. Usando a dança de salão, ele consegue ajudar jovens marginalizados, dando-lhes uma perspectiva diferente da vida. Pierre é interpretado por Antonio Banderas.

7. Dance Academy: o Filme (2017)

Disponível na Netflix, este filme trouxe para as telonas a história da série Dance Academy – um drama que segue a jovem Tara Webster enquanto ela corre atrás do sonho de se tornar bailarina da Academia Nacional de Dança. O último episódio da série foi exibido em 2013 e o filme foi lançado em 2017, assim, os fãs puderam matar a saudade da produção.

8. Footloose – Ritmo Louco (1984)

Em Footloose – Ritmo Louco, Ren McCormack é um adolescente de Chicago que se muda para a pequena cidade de Bomont – um lugar em que a dança e o rock foram banidos. Porém, com a ajuda do amigo Willard e da jovem Ariel, por quem começa a se apaixonar, ele vai tentar reverter essa decisão.

9. Dança Comigo? (2004)

Dança Comigo? é uma regravação do filme japonês de mesmo nome lançado quase 10 anos antes. Protagonizado por Richard Gere, Susan Sarandon e Jennifer Lopez, o longa acompanha o advogado John, que leva uma vida bastante rotineira até decidir se matricular na escola de dança em que a bela Paulina dá aula.

10. Cisne Negro (2010)

Diferente dos filmes acima, o aclamado Cisne Negro gira em torno de uma produção do ballet O Lago dos Cines. Na história, Nina (Nicole Portman) compete pelo papel protagonista com Lily (Mila Kunis) e começa a perder o senso da realidade. Portman venceu o Oscar de Melhor Atriz com essa personagem.

Os 10 longa-metragens acima não foram suficientes para matar sua vontade de assistir filmes de dança? Não se preocupe, ainda tem mais algumas opções para você:

11. Free Dance (2018)

12. Burlesque (2010)

13. Polina (2016)

14. Dance-Off (2014)

15. Dançando para a Vida (2007)

16. Sob a Luz da Fama (2000)

17. Five Dances (2013)

18. Hope Dances (2017)

19. Vem Dançar Comigo (1992)

20. Os Sapatinhos Vermelhos (1948)

Além de muita música, os filmes de dança também costumam ter bastante romance… veja também a nossa lista de filmes de comédia romântica e continue relaxando em frente à tela!