15 filmes de animes que vão te levar direto ao Japão

Escrito por Bruna Soder

Os filmes de animes sempre foram populares entre os fãs da cultura oriental, mas estão cada vez mais próximos de um público distinto e apaixonado por animações em geral. Das famosas obras de Hayao Miyazaki às mais atuais, confira a seguir uma seleção com os melhores filmes de animes.

1. A Viagem de Chihiro

Um dos filmes de animes mais famosos é A Viagem de Chihiro, produção do Studio Ghibli de 2001. Premiada com um Oscar, a animação conta a história da personagem Chihiro e de seus pais que, por acidente, conhecem um mundo misterioso e mágico onde viverão uma grande aventura.

2. Meu Amigo Totoro

Outra produção popular do mesmo estúdio é Meu Amigo Totoro, de 1988. Essa obra fala sobre o encontro mágico de Satsuki e seres da floresta, incluindo Totoro, com o qual cria um laço afetivo ao longo do tempo. Vale a pena conferir!

3. Princesa Mononoke

Em Princesa Mononoke, o príncipe corajoso resolve enfrentar os males da floresta para proteger sua aldeia, mas em meio a isso se envolve com os seres que lá vivem, incluindo a princesa San. O filme é mais uma produção do Studio Ghibli de 1997.

4. Seu Nome

Esse é um filme de anime triste, mas muito bonito. A história fala sobre duas pessoas que trocam de corpos e que, em dado momento, desejam com todas as forças se encontrarem. Será que o desejo dos dois se tornará realidade? Só assistindo para saber!

5. A Voz do Silêncio

Outro filme dramático é A Voz do Silêncio, de 2016. A animação nos mostra a vida de Nishimiya, uma jovem surda que precisa lidar com o bullying na escola de forma cansativa e cruel.

6. O Jardim das Palavras

O Jardim das Palavras é um filme de anime romântico de 2013, que conta a história de uma aproximação entre um jovem e uma mulher mais velha em um dia chuvoso. Seu romance é, inicialmente, proibido por sua diferença de idade, mas o futuro pode reservar para eles algo especial. Será?

7. Crianças Lobo

Outra doçura de animação é Crianças Lobo, de 2012. O filme, que pode ser visto na Netflix, fala sobre os frutos de um romance entre uma humana e um lobo. Seus filhos começam a crescer e criar problemas difíceis de resolver, e a mãe é quem precisa dar um jeito na situação.

8. Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar

Ponyo conta a história do primeiro amor de Sosuke, uma peixinho dourada que se encantou igualmente pelo garoto e, por isso, passou a desejar ser uma humana. Esse amor puro e inocente falará mais alto? Veja o filme e descubra!

9. Guerras de Verão

De 2009, essa obra conta a história de uma guerra online, no jogo mais popular do momento. Os jovens Kenji e Natsuki são desafiados e colocam toda a família da garota para ajudar a resolver o problema. Uma divertida história de verão!

10. O Rapaz e o Monstro

O filme mostra o encontro no mundo imaginário entre Kyuta, um jovem japonês e Kumatetsu, uma fera em forma de urso. Os dois vivem muitas aventuras entre o real e o imaginário e a animação pode ser vista na Netflix.

11. Akira

Akira é um filme de ficção científica de 1988, que mostra um mundo pós terceira guerra mundial em 2019. Essa animação foi aclamada por sua inovação comparada com outras da mesma época. Confira!

12. Paprika

Paprika, filme de 2006, conta a alucinante história de uma médica psiquiatra que utiliza uma invenção moderna para ajudar seus pacientes. Trata-se de uma máquina que a permite passear entre os sonhos alheios. Legal, não? Vale comentar que o filme inspirou outras obras interessantes como Inception!

13. Perfect Blue

Esse filme traz um ar de suspense ainda maior. De 1997, Perfect Blue conta a misteriosa história de Mima, uma personalidade da música que mudou de carreira e também de vida: a garota se perdeu entre realidade e fantasia entre acontecimentos que vão bagunçar o seu psicológico.

14. A Garota que Conquistou o Tempo

De 2006, A Garota que Conquistou o Tempo fala sobre a jovem Makoto, que depois de um episódio descobre que pode viajar no tempo realizando saltos. A garota resolve mudar algumas situações, mas logo percebe que há consequências toda vez que altera a linha do tempo. Vale conferir, o filme está na Netflix!

15. The Empire of Corpses

John Watson é o personagem principal de The Empire of Corpses, que nos apresenta um cenário onde falsas almas são implantadas em corpos que voltam à vida e servem como trabalhadores. Mas esse projeto acaba saindo do controle… Veja e descubra o que acontece.

Com essa lista de filmes de animes fica fácil se aproximar da cultura pop japonesa e conhecer um pouco mais desse universo. Escolha o que mais lhe agradar e assista ainda hoje! Aproveite e veja também uma seleção de curiosidades do Japão.