25 filmes sobre a adolescência que vão fazer você se identificar

Escrito por Jonara Cordova

Se você já foi adolescente, provavelmente se lembra de poucas e boas que passou na época. Caso seja adolescente agora, deve estar vivendo muitas situações novas, algumas incríveis, outras bastante desconfortáveis. Para tratar dessa fase de tantas sensações diferentes, fizemos uma lista com 25 filmes sobre a adolescência pra você assistir. Se liga aí!

1. As Vantagens de Ser Invisível

Charlie é um garoto que passou por traumas recentemente. Ao entrar no colégio novo, ele se sente deslocado. Até que Patrick e Sam (interpretada pela nossa querida Emma Watson, que já foi a bruxinha Herminone) começam a andar com ele. A partir daí, Charlie experimenta novas sensações com os amigos. Um desses filmes sobre a adolescência que é perfeito para quem busca uma história emocionante, com toques de humor e nada clichê.

2. Meninas Malvadas

Cady é uma jovem que cresceu na África e nunca foi para a escola, sendo educada pelos pais em casa. Quando sua família retorna aos EUA, a garota é matriculada no colégio e tem que lidar com as diferentes tribos. Ela acaba se aproximando do grupo de patricinhas, liderado por Regina George, uma das garotas mais maldosas da escola. Além disso, Cady se apaixona pelo garoto mais popular de todos e passa por várias confusões e mudanças de personalidade.

3. A Mentira

Olive era apenas mais uma na sua escola, até que inventou uma mentira inocente para a sua amiga sobre a perda da sua virgindade. Ao ser ouvida por uma fofoqueira, a mentira se espalha e Olive fica “famosa”. A mentira vai se tornando cada vez maior, depois de ela e seu amigo gay (que sofria homofobia) fingirem ter transado. Um filme interessante sobre as imagens erradas que construímos das pessoas, quando julgamos só pela aparência.

4. Juno

Juno é uma adolescente que fica grávida do seu melhor amigo, após terem transado uma única vez. Então, ela precisa lidar com muitas decisões. Abortar? Procurar uma família que adote? Ficar com o bebê? Apesar dos dramas, Juno tem um humor totalmente irônico e irresistível.

5. 10 Coisas Que Eu Odeio Em Você

Bianca é uma garota simpática e bonita, mas seu pai não a deixa sair com meninos, antes que sua irmã Katharina arranje um namorado. O problema é que Katharina é totalmente antissocial e não deixa ninguém se aproximar. Para resolver o problema, o garoto que está apaixonado por Bianca contrata um rapaz para seduzir Katharina e tentar amolecer o seu coração.

6. Clube dos Cinco

Cinco adolescentes completamente diferentes uns dos outros cometem alguns erros e acabam sendo punidos, tendo que passar o sábado na escola fazendo uma redação. O popular, a patricinha, o nerd, o rebelde e a estranha têm que compartilhar o dia de castigo juntos. Durante esse tempo, eles acabam descobrindo que têm mais coisas em comum do que imaginavam.

7. Lua em Sagitário

O primeiro dos filmes brasileiros sobre a adolescência desta lista tem como protagonistas a Ana, uma garota que mora em uma pequena cidade de Santa Catarina, e o Murilo, um garoto que vive em um assentamento do Movimento Sem Terra. Os dois se conhecem em uma lan house e acabam se apaixonando. Então, decidem fazer uma viagem, em segredo, para assistir a um festival de música.

8. A Barraca do Beijo

Elle e Lee são melhores amigos desde a infância. Então, eles decidem gerenciar a barraca do beijo, em um evento da escola. Elle tem um crush pelo irmão mais velho de Lee e o convida para participar da barraca do beijo. O garoto nunca deu a mínima pra ela, mas os dois acabam se aproximando muito, o que coloca a amizade com Lee em jogo.

9. Escritores da Liberdade

Uma escola dividida por raças e com vários problemas de violência é o cenário deste filme. Quando uma professora idealista entra na escola, resolve tentar ajudar os estudantes, fazendo com que eles tenham um espaço para escrever sobre suas realidades. Com métodos de ensino muito diferentes, ela consegue atrair a atenção dos jovens e incentivá-los a estudar.

10. Dude – A Vida é Assim

Quatro amigas que estão saindo do ensino médio precisam lidar com a nova fase da vida. Nos últimos dias de aula, elas enfrentam grandes transformações. Juntas, compartilham as maluquices e aventuras típicas que vemos na vida real e nos filmes sobre a adolescência.

11. Alex Strangelove

Alex tem uma vida perfeita, uma namorada legal e ótimas notas na escola. Seu objetivo é perder a virgindade com a namorada, que quer muito isso também. Mas Alex acaba percebendo que não é bem o que ele deseja quando conhece Elliot, um garoto gay que demonstra interesse por ele. O filme trata sobre a descoberta da sexualidade na fase da adolescência.

12. Step Sisters

Um grupo de meninas brancas faz feio na dança. Então, elas convidam Jamilah, uma garota negra muito inteligente e capitã de um grupo de dança, para ensiná-las e participar junto com elas de uma competição. Todas acabam aprendendo muito nessa experiência. Se você gosta de dança, vai amar esse filme!

13. A Babá

Cole é um menino apaixonado por Bee, sua linda babá. Porém, ele acaba descobrindo que a garota faz rituais satânicos com amigos e é uma assassina. A história é bem trash com um humor irônico e muito sangue. Vale a pena ver para se divertir.

14. Sexta-feira Muito Louca

Uma mãe e sua filha vivem discutindo. A adolescente sente falta do pai, que faleceu, e não gosta nada do namorado da mãe. Certo dia elas comem biscoitos da sorte e acabam trocando de corpos. Assim, elas são obrigadas a experimentar a rotina uma da outra e as duas acabam se aproximando e se entendendo melhor.

15. As Excluídas

Mindy e Jodi, duas amigas nerds, são humilhadas pela garota mais popular da escola. Para se vingarem, elas reúnem todos os adolescentes que já sofreram bullying por causa da garota e planejam uma vingança. Quem foi excluído no colégio vai se identificar com esse filme.

16. D.U.F.F.

Bianca descobriu que suas “amigas” a consideram uma D.U.F.F., ou seja, uma garota feia que anda com elas para que se sintam e sejam vistas como mais bonitas. Indignada, Bianca pede para um garoto popular da escola ajudar a melhorar sua aparência. Mas, ao contrário do que muitos filmes sobre a adolescência já fizeram, a transformação da protagonista não é tanto estética. Ela se torna menos introspectiva e mais autoconfiante.

17. #REALITYHIGH

Dani é uma garota comum, com poucos amigos, que tem o sonho de ser aceita na melhor universidade de veterinária do mundo. Quando um garoto começa a demonstrar interesse por ela, a namorada dele, que é uma celebridade da internet, finge ser sua amiga, mas faz de tudo para humilhá-la.É um dos raros filmes sobre a adolescência em que a protagonista é uma garota negra.

18. As Melhores Coisas do Mundo

Mano é um menino de 15 anos que está tendo que lidar com diversas questões que atormentam muitos adolescentes: o relacionamento com garotas, a separação dos pais, problemas com amigos da escola, entre outras coisas. Enquanto isso, ele decide aprender a tocar guitarra para tentar conquistar uma menina.

19. C.R.A.Z.Y. – Loucos de Amor

Se a descoberta da sexualidade já é algo complicado para os adolescentes de agora, imagine na década de 70. Nesse filme, Zachary é o quarto dos 5 filhos de uma família. Após se identificar como homossexual, ele precisa lidar com uma mãe religiosa e um pai conservador. Um dos filmes sobre a adolescência que nos fazem refletir.

20. Temporário 12


Uma garota com problemas familiares do passado trabalha como assistente social em um lar de crianças órfãs ou com famílias problemáticas. Lá, ela tenta ajudar os jovens, enquanto precisa superar o seu próprio passado. Um toque de romance com outro assistente deixa essa história complexa um pouco mais leve.

21. Antes que o Mundo Acabe

Daniel é um adolescente que vive no interior do Rio Grande do Sul, com a mãe e o padrasto. Seu pai, um fotógrafo viajante, manda cartas para o garoto, enquanto faz fotos no mundo todo. Além disso, Daniel sofre por uma paixão não correspondida e quer sair do interior para viver na capital Porto Alegre.

22. Little Boxes

Clark é um garoto negro, filho de um casal interracial. Eles se mudam para uma cidade pequena de Washington e lá a família passa por situações constrangedoras por estarem em um bairro de pessoas brancas. O garoto e o pai, que são negros, são tratados com preconceito. História interessante para nos fazer refletir sobre as diferenças.

23. Inquietos

Annabel e Enoch se conhecem em um lugar bastante inusitado: um funeral. Desde que sua mãe faleceu, o garoto tem essa mania estranha de ir em funerais de desconhecidos. Então, os dois acabam se apaixonando, até que Annabel revela que está com um câncer em fase terminal. Um desses filmes sobre a adolescência com uma história de amor bastante sensível.

24. Charlie, Um Grande Garoto

Charlie é um jovem extremamente inteligente, mas que costuma infringir regras. Depois de ser expulso de diversas escolas, ele vai para uma nova. Lá, o garoto começa a dar conselhos e negociar receitas médicas com os novos colegas para se tornar popular.

25. O Sonho de Greta

Greta é uma garota muito tímida, que está prestes a fazer 15 anos. Mesmo contra sua vontade, seus pais organizam uma festa de aniversário para a jovem e convidam todos os seus colegas da escola nova, que sempre lhe ignoram. Então, ela acaba entrando num colapso nervoso e dorme, o que faz com que o espectador faça uma viagem pelo inconsciente de Greta, que é cheio de preocupações adolescentes.

Gostou da lista? Então, prepare a pipoca para dar muita risada e se emocionar com essa imersão no universo dos filmes sobre a adolescência. Aproveite o embalo e confira os melhores filmes de terror para quem curte esse gênero!