30 documentários da Netflix para você assistir hoje mesmo

Escrito por Jonara Cordova

A Netflix arrasa no quesito documentários. São centenas de filmes e séries documentais, dos mais variados assuntos, que estão disponíveis na plataforma.

Confira uma lista com os 30 melhores documentários que você pode assistir na Netflix:

1. She’s Beautiful When She’s Angry

Feminismo é um assunto que está bastante em pauta, e esse é um dos principais documentários que fala exatamente do tema. O mais interessante é você vai poder entender como se iniciou essa revolução, pois no filme é apresentada a origem do movimento feminista, que aconteceu na década de 1960.

2. Mala Mala

O documentário se passa em Porto Rico e mostra a vida de nove pessoas que representam a sigla LGBT de alguma maneira. Além de depoimentos, você poderá conferir imagens do dia a dia deles.

3. Humano

Neste documentário latino-americano, um jovem faz uma viagem pela Cordilheira dos Andes. Seu objetivo é entender a origem da vida e a razão da existência humana. Lá, ele participa de rituais dos povos originários e vivencia momentos muito emocionantes. A produção mistura live action e animação.

4. Os Panteras Negras: Vanguarda da Revolução

Na década de 1960, o Estados Unidos vivia no auge do racismo. Nesta época, foi fundado o Partido dos Panteras Negras, que reunia milhares de pessoas com a finalidade de lutar por mudanças. O documentário conta com depoimentos de jornalistas, advogados, policiais, integrantes do partido e simpatizantes, contando suas versões da história.

5. Malala

Malala é uma menina paquistanesa que foi perseguida e baleada pelo governo Talibã. A causa foi o fato dela incentivar a educação das mulheres para que se tornem mais livres, chegando a ter seu discurso na ONU. O documentário conta toda a história da jovem.

6. The True Cost

The True Cost é um dos documentários mais fortes da lista. Ele revela tudo que há de sujo por trás da indústria do fast fashion. O filme conta a história de pessoas que são exploradas e expostas a condições insalubre para produzirem roupas de grandes marcas da moda. A história serve para nos alertar do quão importante é saber de onde vem as peças que compramos nas lojas, para que não incentivemos esse tipo de mercado.

7. Michael Jackson: A Vida de Um Ícone

Michael Jackson, o Rei do Pop, é a estrela desse documentário. Histórias sobre sua carreira, shows e vida privada são contadas por familiares, amigos e outras pessoas próximas. Vale muito a pena assistir para conhecer detalhes da vida deste ícone.

8. Wild Wild Country

Ess série documental da Netflix é dividida em 6 capítulos e conta a história de Rajneeshpuram, uma comunidade que foi criada dentro de uma pequena cidade norte-americana. Contra a vontade da população local, milhares de seguidores da seita do guru indiano Bhagwan Shree Rajneesh (que mais tarde ficou conhecido mundialmente como Osho), foram viver no local. A situação causou uma guerra entre os moradores das terras na década de 1980.

9. Brinquedos que Marcaram Época

Alguns brinquedos marcaram os melhores momentos da infância de muita gente. Já outros, que prometiam muito sucesso, não alcançaram tanta popularidade. Nesse documentário, os próprios criadores de brinquedos como Barbies e personagens do Star Wars debatem sobre o porquê de alguns produtos se tornarem mundialmente conhecidos enquanto outros fracassam.

10. Twinster

Esse documentário conta a história de Anaïs Bordier, uma estudante de moda que vive em Londres, e Samantha Futerman, uma atriz que mora em Los Angeles. Quando Anaïs vê Samantha em um vídeo, percebe que ambas são extremamente parecidas e, ao fazer uma pesquisa, descobre que, assim como ela, a outra garota nasceu em Busan na Coréia e também foi colocada para adoção. Então, as duas, que acreditam serem irmãs, resolver se encontrar.

11. O Medo do 13

Quanto tinha apenas 20 anos, Nick Yarris foi condenado à morte nos EUA. Ele passou 23 anos em uma prisão solitária, chegando a ser torturado. O documentário é narrado por ele próprio, que conta sua história, desde a juventude.

12. Lady Di: Suas Últimas Palavras

A Princesa Diana é a protagonista desse, que é mais um dos documentários biográficos sobre a vida de pessoas famosas. Apesar de sua vida ter sido aparentemente perfeita, Lady Di passou por muitos sofrimentos em seu casamento com o Príncipe de Gales e em outros aspectos da vida. O filme mostra, em ordem cronológica, os momentos mais intensos da vida dela, até a sua morte prematura.

13. Unacknowledged

Esse documentário é especialmente para quem gosta de Ufologia. Ele mostra diversos documentos, depoimentos e registros sobre OVNIs, captados a partir de investigações do governo dos EUA. Além dos arquivos inéditos, é falado sobre como essas grandes descobertas ficam em sigilo.

14. Voyeur

Gerald Foos foi dono de um motel, que comprou no final da década de 1960, em Colorado, nos EUA. O homem modificou o teto dos quartos, de modo que conseguisse espiar as relações que aconteciam no espaço. Foos entrou em contato com o jornalista Gay Talese para contar as histórias que lá ele via. O documentário conta alguns dos casos, além de fazer um perfil do voyeur.

15. What Happened Miss Sinome?

Nina Simone foi uma grande cantora e pianista. Mas, além de artista, Nina também vivia em uma constante luta dentro dos movimentos pelos direitos civis das pessoas negras, nos EUA da década de 1960. O documentário mostra esses dois grandes aspectos da sua vida, revelando arquivos inéditos de Nina, como imagens e gravações raras, cartas e trechos de seus diários.

16. Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade

Nesse documentário, são tratados os problemas que a pecuária causa para o planeta, como o efeito estufa e a destruição dos recursos naturais. Além disso, o filme mostra o quanto essa indústria ainda é protegida pelas organizações ambientais e as razões para quase não existirem contestações sobre isso.

17. Residente

René, o ex-integrante da banda Calle 13, fez um exame de DNA para conhecer suas raízes genéticas. A partir disso, ele viajou por 10 países e 4 continentes com o intuito de conhecer os locais de onde vieram seus ancestrais. Nessa jornada, René cria novas canções, junto de músicos de culturas totalmente diferentes. Um dos documentários latino-americanos mais incríveis que você verá!

18. On Yoga: Arquitetura da Paz

Após uma cirurgia, o fotógrafo Michael O’Neill, que já estava buscando a excelência no seu trabalho por 40 anos, ficou com uma paralisia no braço. E o pior: seu médico disse que nunca mais voltaria a ter movimento naquele membro. Então, O’Neill passa uma década em busca de gurus e mestres de yoga da Índia, Tibet e Nova York. Essas experiências mudam a sua vida, e o documentário mostra como tudo ocorreu.

19. Com Amor, Van Gogh

Este filme se diferencia bastante da maior parte dos documentários biográficos. Primeiro, porque ele tem uma trama: um homem precisa entregar uma carta de Van Gogh para o irmão do pintor, um ano após a sua morte. A partir daí, ele entra em uma jornada, conhecendo cada detalhe da vida do artista. Mas, além disso, o documentário é feito inteiramente em animação, no mesmo estilo de pintura de Van Gogh. Com isso, o artista é apresentado tanto pela narrativa da sua vida, quanto visualmente, pela arte que criava.

20. Cidade de Deus: 10 Anos Depois

O longa Cidade de Deus tem uma posição de destaque entre os filmes brasileiros e o documentário sobre o filme é igualmente interessante. Produzido 10 anos após o lançamento do filme, ele mostra o que aconteceu na vida pessoal e profissional dos jovens atores que protagonizaram a história. A maioria deles foram selecionados dentro das favelas e fizeram seus primeiros trabalhos como atores no longa. Então, é muito legal descobrir como esse trabalho impactou suas vidas.

21. Barão Vermelho: Por Que a Gente é Assim?

O documentário mostra desde o início da formação do Barão Vermelho, uma das principais bandas do rock brasileiro, que abriu caminho para muitas outras. São exibidos vídeos com participações do grupo em programas da década de 1980, shows icônicos, ensaios, além de momentos descontraídos. Além disso, são mostradas entrevistas com os pais de Cazuza e a história do artista, após sair da banda.

22. Marias: A Fé no Feminino

O que a Nossa Senhora tem a ver com as mulheres de toda a América Latina? Por que essa figura é tão importante e simbólica para tantas mulheres? Esse documentário mostra a jornada da diretora Joana Mariani pelo Brasil, Cuba, México, Peru e Nicarágua, buscando respostas para essas questões, a partir do olhar de muitas Marias.

23. Cidade Cinza

Após a decisão da Prefeitura de São Paulo, em 2018, de pintar de cinza diversos locais da cidade que eram cobertos de grafites, se iniciou um debate sobre o espaço da arte e expressão nas ruas. Como protesto, vários artistas que tiveram seus trabalhos apagados, pintaram juntos um grande muro da capital.

24. Terra Prometida

Essa série documental mostra como era o posicionamento brasileiro em relação ao nazismo, na época da Segunda Guerra Mundial. Em 6 capítulos, que misturam animação com registros reais, é tratada a perseguição nazista no Brasil, a partir de muitos pontos de vista.

25. Strong Island

A cineasta Yance Ford é quem dirige esse documentário, que trata do assassinato de seu irmão, aos 24 anos de idade. O homicídio ocorreu em 1992 e o responsável permaneceu solto, por uma decisão falha do sistema judicial. O filme reúne depoimentos de familiares e da própria cineasta.

26. DMT: The Spirit Molecule

A DMT (dimetiltriptamina) é uma substância alucinógena encontrada no cérebro humano e em diversas plantas. No documentário, são abordadas as pesquisas do Dr. Rick Strassman, além de relatos de voluntários e entrevistas com diversos estudiosos especialistas. O filme transita entre ciência, filosofia e espiritualidade, buscando definir o papel da DMT para a humanidade.

27. Wormwood

Essa série documental mistura realidade com ficção e trata da morte de um cientista norte-americano que se envolveu em um programa secreto de armas biológicas durante a Guerra Fria. O investigador Errol Morris busca compreender o que ocorreu na época e suas descobertas são reveladas na série.

28. A História de Deus

Nesta série documental, apresentada por Morgan Freeman, diferentes crenças sobre a nossa existência como humanidade são exploradas. Em cada episódio é apresentada alguma questão, que acaba sendo respondida por diversos pontos de vista de diferentes religiões espalhadas ao redor do mundo.

29. Whitney: Can I Be Me

A cantora Whitney Houston é protagonista desse documentário, que mostra uma biografia da sua vida, desde o início da carreira, aos 15 anos, até a sua morte. A história revela o quanto pessoas muito próximas, infelizmente, acabaram contribuindo com sua depressão e com a sua fuga por meio das drogas.

30. Abstract: The Art Of Design

Essa série documental mostra o trabalho de alguns dos designers mais incríveis da atualidade. Distribuída em oito episódios, a série conta com designers de diferentes áreas como arquitetura, fotografia e ilustração, e apresenta os resultados de sucesso e aquilo que não deu certo, além do processo, muitas vezes estressante, para se chegar ao final de cada projeto.

Curtiu as sugestões? Então é só escolher os seus documentários favoritos e começar a assistir. Depois de tanta informação interessante, assunto com os amigos que não vai faltar!