60 curiosidades sobre animais que vão te deixar de boca aberta

Escrito por Mariana Bianchini

Se você é apaixonado ou apaixonada por bichinhos, não deixe de conferir essa lista com 60 curiosidades sobre animais que vão te impressionar!

Você sabia que golfinhos dormem com um olho aberto? Ou que formigas possuem cinco narizes? Aqui, você pode conhecer alguns costumes ou características bastante inusitadas de animais de diferentes espécies. Veja:

1. Pandas não têm um lugar específico para dormir

iStock

Quando sentem sono, esses bichinhos apenas deitam e dormem, independente de onde estiverem. Quem aí também cai no sono em qualquer lugar?

2. Porcos têm orgasmos de 30 minutos

O porco, diferente de outros animais, tem um alto volume de ejaculação – pode atingir até 500ml! Para conseguir um orgasmo tão longo é necessário muita estimulação e o animal pode até dormir durante o processo.

3. Formigas conseguem carregar até 100 vezes seu peso

Na verdade, formigas podem carregar um peso que varia entre 20 a 100 vezes o seu tamanho e isso depende da espécie da formiga em questão.

4. O recorde de tempo de voo de uma galinha é de 13 segundos

Diferente da maioria das aves, as galinhas não voam, já que seu músculo peitoral é bastante pesado e não dá ao animal a leveza necessária para alçar voos.

5. Coelhos possuem uma visão periférica de 360 graus

Os coelhos possuem todos seus sentidos bem desenvolvidos, mas a visão merece destaque. Eles possuem uma visão panorâmica de 360 graus e seu único ponto cego é exatamente no meio de seu rosto, na frente do nariz.

6. Golfinhos dormem com um olho aberto

iStock

Ao invés de entrarem em um estado inconsciente, os golfinhos descansa com um hemisfério cerebral de cada vez. Isso acontece porque eles possuem respiração pulmonar e precisam entrar em contato com o ar regularmente, caso contrário morreriam sufocados.

7. Coalas não bebem água

Esses animais não precisam beber água porque se alimentam exclusivamente de folhas e brotos de eucalipto, que possui todas as propriedades necessárias para os coalas, inclusive armazenamento de água.

8. Borboletas sentem sabores com o pé

As borboletas escolhem onde criar seus filhotes de acordo com o sabor das plantas, que é sentido pelos bichinhos assim que eles pousam sobre elas, já que é através dos pés que elas sentem gostos.

9. Um elefante recém-nascido pesa cerca de 100kg

Os elefantes fazem parte da lista de maiores animais do mundo e costumam pesar de 4 à 7 mil kg, mas você sabia que eles já nascem pesando cerca de 100kg? Esse número varia de espécie para espécie e de filhote para filhote, mas é a média para animais que medem cerca de um metro de altura.

10. Girafas conseguem lamber seus próprios ouvidos

As girafas são famosas pelo tamanho de suas línguas: elas podem ter até 50 centímetros de comprimento e, por esse motivo, também podem ser capazes de lamber seus próprios ouvidos.

11. Corujas possuem três pálpebras em cada olho

iStock

Os olhos das corujas são compostos por três pálpebras cada: uma serve para piscar, uma serve para dormir e a outra serve para limpeza. Ainda assim, cientistas deduziram que estes animais não enxergam cores!

12. Ostras podem mudar de sexo quantas vezes quiserem

Você sabia que as ostras podem mudar seu sexo quando e quantas vezes quiserem? Assim, são capazes de produzir óvulos e espermatozoides em caso de necessidade.

13. Camarões têm seus corações na cabeça

Muitas pessoas se perguntam se isso é verdade, então, para tirar a dúvida de uma vez por todas: sim, o coração dos camarões ficam em suas cabeças. Além disso, praticamente todo o sistema digestivo desse crustáceo se localiza na cabeça.

14. Se tigres forem mortos de pé, eles ficarão de pé

As pernas deste animal são tão fortes que, se eles forem mortos enquanto estiverem de pé, podem permanecer assim por certo tempo!

15. Ovelhas sabem se automedicar

Como assim as ovelhas sabem se automedicar? Quando ficam doentes, esses animais sabem as plantas específicas que precisam ingerir para curar as enfermidades.

16. Crocodilos podem sobreviver por até três anos sem comida

iStock

60% de tudo que os crocodilos comem é transformado em gordura armazenada para enfrentar períodos de escassez, então, eles podem passar de dois a três anos sem comer, se for necessário.

17. A Baleia Azul e o Macaco Bugio são os dois animais mais barulhentos do mundo

A intensidade do barulho produzido pela baleia azul chega a 188 decibéis e atinge uma distância de 800km. Já o macaco bugio atinge 130 decibéis em uma distância de 4km.

18. Corações de porco estão prestes a serem usados em transplantes de corações humanos

Depois de conseguirem realizar o transplante de corações de porco em primatas, os cientistas dizem que falta muito pouco para que isso seja feito em humanos também.

19. Morcegos são os únicos mamíferos capazes de voar

Esses animais possuem uma membrana que une quatro de seus cinco dedos, formando o patágio – nome da asa do morcego. Acredita-se que essa característica tenha sido o resultado de adaptação e evolução.

20. Os camaleões podem mexer seus olhos separadamente

Conhecidos por serem capazes de mudar de cor para camuflagem, os camaleões também conseguem olhar para direções diferentes ao mesmo tempo, já que seus olhos podem ser usados separadamente.

21. Sanguessugas tem 300 dentes

iStock

As sanguessugas possuem uma mandíbula com três fileiras de dentes. Cada uma dessas três fileiras possui 100 dentes feitos especialmente para extrair sangue.

22. Cada uma das cinco pontas das estrelas-do-mar possuem olhos

A estrela-do-mar possui olhos primitivos que ficam em cada uma das pontas de seus braços e os usam para buscar alimentos e também para navegar pelo mar.

23. Os dentes dos tubarões se regeneram e não param de nascer

Os dentes do tubarão são constantemente substituídos ao longo da vida. Por ano, eles perdem cerca de 6 mil dentes e chegam a perder 30 mil durante a vida.

24. Cabras possuem sotaques diferentes

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Londres, dependendo do grupo ou da região em que foram criadas, as cabras possuem sotaques diferentes.

25. Andorinhões podem voar por até 10 meses sem parar

Um pássaro preto pequeno conhecido como andorinhão preto pode voar por 10 meses a fio sem nunca pousar. De acordo com pesquisadores, esse é o maior tempo de voo registrado por uma ave.

26. Bichos-preguiça só descem de suas árvores para fazer cocô

iStock

O nome desses bichinhos já diz muito sobre seu comportamento: bichos-preguiça são preguiçosos. E é por isso que eles descem de suas árvores apenas uma vez por semana – para fazer suas necessidades!

27. Baratas podem viver por dias sem sua cabeça

Se você cortar apenas a cabeça das baratas, elas ainda podem sobreviver por dias ou até mesmo por semanas!

28. Escorpiões brilham no escuro

Quando expostos à raios ultravioletas de luz negra, os escorpiões são capazes de brilhar no escuro e isso existe como um mecanismo de defesa contra predadores.

29. O suor dos hipopótamos funciona como protetor solar

Cientistas japoneses descobriram que a secreção avermelhada dos hipopótamos serve como protetor solar, minimizando os efeitos dos raios ultravioletas do sol e mantendo os animais refrescados.

30. Tamanduás não têm dentes

Como os tamanduás se alimentam de formigas e isso não exige muito esforço, eles não têm dentes na boca. Em compensação, possuem línguas de até dois metros de comprimento.

31. Os perus selvagens mudam a cor de suas cabeças

iStock

Por exemplo, quando um peru macho fica excitado, sua cabeça fica azul e quando ele está pronto para lutar, fica vermelha.

32. Os espinhos do porco-espinho possuem antibióticos

O porco-espinho possui cerca de 30 mil espinhos em sua pele e cada um deles contém antibiótico natural. Isso acontece porque eles se picam constantemente com seus próprios espinhos e, assim, não sofrem com as feridas.

33. O pica-pau pode dar 100 bicadas por minuto

Capazes de perfurar a madeira das árvores com seu bico para capturar larvas e insetos e também para construir seus ninhos, os pica-paus podem dar até 100 bicadas por minuto.

34. Existem sete ossos no pescoço da girafa

O pescoço das girafas é conhecido por ser enorme, já que possui cerca de 3 metros de comprimento, entretanto, ele sustenta apenas 7 ossos – sete vértebras cervicais, na verdade.

35. Os caracóis se acasalam apenas uma vez por ano

Apesar dos caracóis serem seres hermafroditas, seu organismo é incompleto e, por isso, precisam de um parceiro para realizar o acasalamento e a fecundação, que acontecem uma vez por ano e dura 12 horas.

36. Peixes-palhaço podem mudar de sexo

iStock

Os peixes-palhaço podem mudar de sexo, passando de macho para fêmea ou vice-versa, em um processo que leva algumas semanas para se completar.

37. As formigas possuem cinco narizes

É através do olfato que as formigas se comunicam, por isso, elas possuem 5 narizes diferentes. Dá pra acreditar?

38. Os ursos polares possuem pelos escuros também

Na verdade, a pele dos ursos são cobertas por pelos que são livres de pigmento, ou seja, transparente, mas que aparentam ser brancos com o reflexo da luz. Além disso, por baixo dessa pelagem, existe uma camada de pele e pelos preta e grossa.

39. Os elefantes regulam sua temperatura corporal através das orelhas

A principal função das grandes orelhas dos elefantes não é a audição: a movimentação das orelhas pode aumentar ou reduzir a temperatura corporal desses mamíferos!

40. O Shar pei e o Chow chow são as duas raças de cães com a língua azul

A maioria dos cachorros possuem língua rosa, mas essas duas raças apresentam língua azul. Isso é uma predisposição genética que basicamente aponta uma grande concentração de melanina na boca dos bichinhos!

41. O menor pássaro do mundo é o beija-flor-abelha

iStock

Medindo cerca de 5,7 centímetros e pesando aproximadamente 1,6 gramas, o colibri-abelha-cubano – ou apenas beija-flor-abelha – é a menor ave do mundo, de acordo com o Guinness.

42. O animal mais alto do mundo é a girafa

Você sabia que as girafas são os animais mais altos do mundo? Normalmente, elas medem de 5 a 5,5 metros de altura, mas a girafa mais alta que já existiu tinha 5,85 metros.

43. O camelo é capaz de beber até 100 litros de água por vez

A água é usada para hidratar o organismo de, basicamente, qualquer ser vivo. Como o habitat natural do camelo é o deserto, eles são capazes de beber muita água de uma só vez, preparando seu corpo para enfrentar as secas.

44. Vacas produzem mais leite quando escutam músicas tranquilas

Segundo cientistas britânicos, as vacas produzem mais leite quando ouvem música relaxante: as vacas expostas à música clássica, por exemplo, produziram 730ml de leite a mais do que as que ouviram músicas agitadas em um período de 12 horas.

45. Cachorros não devem comer chocolate

O chocolate contém teobromina, uma substância problemática para o sistema nervoso dos cachorros capaz de causar vários problemas, incluindo crises alérgicas, taquicardia, tremores, convulsões e, dependendo da quantidade inserida, até mesmo a morte.

46. A língua de uma baleia-azul pode pesar até 4 toneladas

iStock

Quando nasce, a baleia-azul já possui cerca de sete metros de comprimento e quatro toneladas de peso. Já adulta, apenas sua língua pesa três toneladas – ou seja, 3 mil kgs, o mesmo peso de um elefante adulto.

47. Coalas machos têm dois pênis e coalas fêmeas têm duas vaginas

Da mesma forma que cangurus e marsupiais, os coalas machos possuem pênis de duas cabeças e as coalas fêmeas possuem duas vaginas. Ainda, uma terceira vagina se forma depois, com o objetivo de trazer o filhote à vida, e, em seguida, se fecha.

48. Ratos são mais ativos durante a noite

Os ratos possuem hábitos noturnos, então, à noite, suas atividades são mais intensas. Geralmente, eles também aproveitam o dia para dormir.

49. Gatos precisam comer carne

Gatos não podem ser veganos, já que a proteína animal tem um componente – chamado taurina – que é necessário para os felinos viverem saudáveis.

50. O rato-toupeira-pelado possuem um mecanismo natural de defesa contra o câncer

Essa informação não é definitiva, mas, em décadas de observações, nunca um desses roedores foi vítima de um tumor. Incrível, não é mesmo?

51. Leite de cabra tem mais cálcio que leite de vaca

iStock

Além de possuir 13% a mais de cálcio que o leite de vaca, o leite de cabra também tem mais vitamina, mais potássio, mais niacina, mais cloreto, mais cobre e mais manganês. É muito ou quer mais?

52. Caracóis podem dormir por até três anos seguidos

Pesquisadores de Toronto descobriram que os caracóis podem dormir até três anos seguidos e que costumam tirar cochilos de uma semana. Apesar disso, eles não precisam dormir muito, já que o estilo de vida da espécie não é mentalmente exigente.

53. Os flamingos conseguem comer quando estão virados de cabeça para baixo

A comida preferida dos flamingos são as algas que ficam na superfície, então, o jeito mais confortável é abaixar o pescoço

54. O lobo-cinzento pode comer até 10kg de carne de uma vez

O lobo-cinzento é muito resistente e, por isso, pode ficar dias sem comer nada, mantendo sua disposição física. É por esse motivo que ele também é capaz de ingerir MUITA comida, já que nunca se sabe quando virá sua próxima refeição.

55. Há mais galinhas que pessoas no mundo

Você sabia que o número de galinhas no planeta chega 19 bilhões? Isso é três vezes o número de humanos que habitam a Terra!

56. Elefantes não conseguem pular

iStock

É mentira que os elefantes sejam os únicos mamíferos que não são capazes de pular. Eles, de fato, não o fazem, mas outros animais também são incapazes de tirar todos os pés do chão ao mesmo tempo, como rinocerontes, hipopótamos e bichos-preguiças.

57. Um atum consegue nadar 170 km por dia

O sistema vascular do atum é especializado em trocas de calor e podem elevar a temperatura de seu corpo acima da temperatura da água, por isso, são bons nadadores e podem nadar até 170 km por dia.

58. Ratos sentem cócegas

Os ratos não só sentem cócegas, como também dão gargalhadas. Ainda, essas gargalhadas refletem emoções positivas no cérebro dos roedores, de acordo com pesquisadores.

59. Os filhotes de raposa nascem cegos

Eles pesam apenas 100g e nascem, além de cegos, surdos e sem conseguir andar também. Precisam estar o tempo todo ao lado da mãe, enquanto o pai sai para caçar comida.

60. Mosquitos causaram mais mortes do que todas as guerras juntas

Os mosquitos são transmissores de várias doenças e, por isso, são considerados os bichos responsáveis pelo maior número de mortes no mundo – eles causam aproximadamente 125 mil mortes todo ano.

Se você é apaixonado por bichinhos, confira uma lista com 40 espécies de animais fofos que vão fazer você morrer de amores!