30 boy bands que acumulam milhares de fãs pelo mundo até hoje

Escrito por Mariana Bianchini

As boy bands começaram a surgir ainda no século XIX, mas foi por volta dos anos 80 que elas tomaram forma. Ainda que não exista um conceito único para definir o que são as boy bands, aqui, vamos entendê-las como grupos de cantores homens que cantam música pop e, eventualmente, dançam. Ainda que alguns de seus integrantes possam tocar instrumentos musicais ocasionalmente, nem todos o fazem e este não é o foco da banda.

Abaixo, veja quais foram as boy bands mais relevantes da história e que acumulam fãs pelo mundo até os dias de hoje:

Boy Bands atuais

Apesar das boy bands não serem tantas e nem tão grandes quanto já foram, alguns nomes se destacam e encantam público por onde passam. Abaixo, você confere boy bands formadas nos anos 2010 e que ainda estão na ativa!

1. PRETTYMUCH

PRETTYMUCH é uma boy band americana e canadense formada pelos integrantes Brandon Arreaga, Edwin Honoret, Austin Porter, Nick Mara and Zion Kuwonu. Esses meninos estavam tentando carreiras solo quando Simon Cowell – responsável pela formação do One Direction, do Little Mix e do Fifth Harmony – decidiu colocá-los em um grupo. Desde então, eles dividem uma casa em Los Angeles e tem trabalhado no projeto.

2. CNCO

Em 2015, nos Estados Unidos, o reality show La Banda, idealizado por Simon Cowell e produzido por Ricky Martin, tentava encontrar nomes masculinos para uma boy band latina. Os integrantes escolhidos pelo programa tem origens no Equador, na República Dominicana, no México, em Cuba e em Porto Rico, entretanto, também possuem cidadania norte-americana.

3. Why Don’t We?

De origem norte-americana, Why Don’t We? foi lançada em 27 de setembro de 2016 e possui cinco integrantes: Daniel Seavey, Jack Avery, Corbyn Besson, Zach Herron e Jonah Marais. Cada um deles já havia lançado projetos solo antes de fazerem parte da boy band. Desde sua estreia, o grupo lançou cinco EPs e um primeiro álbum de estúdio, em 31 de agosto de 2018.

4. Union J

Union J é uma boy band britânica que surgiu na nona temporada do The X Factor UK. Inicialmente, a banda era composta pelos integrantes JJ Hamblett, Josh Cuthbert e Jaymi Hensle, entretanto, durante o reality show, George Shelley foi adicionado à formação. Com o fim do programa, os meninos assinaram um contrato com a Sony Music e, posteriormente, receberam Casey Johnson como novo membro da banda. Depois da saída de alguns integrantes, atualmente, Union J segue como um duo, tendo apenas JJ e Jaymi no projeto.

5. BTS

Esta é uma boy band sul-coreana de muito sucesso produzida pela Big Hit Entertainment em 2013. Composta por sete membros – Jin, Suga, J-Hope, RM, Jimin, V e Jungkook – a banda tem sido muito premiada internacionalmente, ganhando, inclusive, prêmios no American Music Awards, no Billboard Music Awards, no BBC Radio1 Teen Awards, no E! People’s Choice Awards e outros.

6. CD9

CD9 é uma boy band de origem mexicana formada por Alonso Villalpando Camarena, José Miguel Canela Rivera, Alan Omar Leyva Navarro, Bryan Kevin Villareal Mouque e José Alfredo Pacheco Leyva. Em agosto de 2013, eles lançaram a música The Party de forma independente e logo chamaram a atenção da Sony Music México, com quem assinaram um contrato de gravação.

7. Dvicio

De origem espanhola, DVICIO assinou um contrato com a Sony Music Spain em 2013. Anteriormente, já se apresentavam juntos sob o nome de Tiempo Limit. O grupo é formado por Andrés Ceballos. Martín Ceballos, Nacho Gotor, Alberto Gonzalez e Luis Gonzalvo e já tem dois álbuns de estúdio em seu currículo.

8. In Real Life

Essa boy band foi formada no reality show chamado Boy Band, que foi ao ar em junho de 2017 pela ABC. Os finalistas do programa – e que deram origem à In Real Life – foram Brady Tutton, Chance Perez, Drew Ramos, Sergio Calderon e Michael Conor. A música Eyes Closed foi seu single de estreia.

Boy Bands dos anos 2000

Nos anos 2000, as boy bands voltaram a ser sucesso pelo mundo, ainda mais com os grupos formados nos reality shows musicais, como o One Direction no Reino Unido e o Br’oz no Brasil. O One Direction foi um enorme fenômeno em todo o mundo, conquistando milhares de fãs adolescentes e abrindo espaço para que outras boy bands fossem formadas. Conheça algumas!

9. One Direction

É impossível não pensar no One Direction quando falamos de boy bands. Os cinco integrantes originais do grupo – Louis Tomlinson, Harry Styles, Liam Payne e Niall Horan e Zayn Malik – participaram como artistas solo no reality show musical The X Factor UK e foram unidos por Simon Cowell e Nicole Scherzinger como uma boy band. Em março de 2015, Zayn anunciou sua saída oficialmente e, em agosto do mesmo ano, a banda anunciou que faria uma pausa por tempo indeterminado.

10. The Wanted

Essa banda foi formada no começo de 2009 através de testes realizados no Reino Unido e na Irlanda. Composto, então, por Max George, Siva Kaneswaran, Jay McGuiness, Tom Parker e Nathan Sykes, o grupo lançou três álbuns de estúdio e emplacaram hits como Glad You Came e Chasing The Sun. Em 2014, anunciaram um hiato por tempo indeterminado.

11. Big Time Rush

A boy band Big Time Rush surgiu depois do sucesso da primeira temporada da série de televisão homônima. No enredo, quatro jovens jogadores de hockey de Minnesota são levados para Hollywood pelo produtor Gustavo Rocque para se tornarem a próxima boy band de sucesso. Big Time Rush esteve em atividade de 2009 a 2014 e teve Kendall Schmidt, James Maslow, Carlos Pena Jr. e Logan Henderson como integrantes.

12. JLS

Formada por Aston Merrygold, Marvin Humes, Jonathan Gill e Oritsé Williams, a boy band JLS participou da quinta temporada do The X Factor do Reino Unido e terminou o programa em segundo lugar. Depois disso, assinou com a Epic Records e teve seu primeiro álbum lançado em novembro de 2009. A banda encerrou suas atividades em 2013, depois do lançamento do single Billion Lights.

13. O-Town

A boy band O-Town surgiu através da primeira temporada do reality show da MTV chamado Making the Band, ou, em português, Montando a Banda, nos anos 2000. Depois de três anos de carreira, a gravadora J Records optou por não renovar o contrato dos meninos – Erik-Michael Estrada, Trevor Penick, Jacob Underwood, Dan Miller e Ashley Parker Angel -, o que levou ao fim do grupo. 10 anos depois, em 2013, começaram os esforços para um reencontro e em 2014 a O-Town fez seu retorno oficial com o CD Lines & Circles. Entretanto, Ashley Parker Angel optou por não participar do revival da banda, que continua na ativa até hoje.

14. The Collective

Com origem australiana, The Collective foi formada na quarta temporada do The X Factor Austrália em 2012 e terminou o programa em terceiro lugar. Em seguida, Trent Bell, Julian De Vizio, Zach Russell, Jayden Sierra e Will Singe assinaram um contrato com a Sony Music e lançaram um álbum de estúdio em dezembro de 2012. Três anos depois, a boy band decidiu encerrar suas atividades para que os integrantes pudessem seguir carreira solo.

15. IM5

Os cinco integrantes originais do IM5 – Cole Pendery, Dana Vaughns II, Gabrielle Morales, William Jay Behlendorf e Dalton Rappatoni – foram escolhidos através de audições para ser parte de um grupo que estava sendo formado por Perez Hilton, Simon Fuller e Jamie King em 2010. Quatro anos depois, Dalton Rappatoni anunciou sua saída e foi substituído por David Scarzone. A banda acabou em fevereiro de 2016.

16. BIGBANG

Outro grande nome do k-pop na lista! BIGBANG é um grupo masculino sul-coreano que teve sua estreia oficial em 19 de agosto de 2006. Os integrantes da boy band são G-Dragon, T.O.P, Taeyang, Daesung e Seungri. Com produoções em coreano e em japonês, a banda é bastante aclamada pela crítica e pelos fãs.

17. Br’oz

Não podíamos deixar a nossa boy band brasileira de maior sucesso de fora dessa lista, certo? O Br’oz foi formado em 2003, no reality show musical Popstars – mesmo programa que revelou as meninas do Rouge. André Marinho, Filipe Duarte, Jhean Marcell, Matheus Herriez e Oscar Tintel eram os integrantes da boy band, que lançou dois álbuns de estúdio e emplacou o hit Prometida em todo o país.

Boy Bands antigas

Os antecedentes das boy bands têm início há muitas décadas atrás, mas essas bandas começaram a ganhar destaque por volta dos anos 70, com nomes que incluem Menudo, New Kids On The Block, Take That e outros. Ainda, foi com os Backstreet Boys e com o ‘N Sync que esse estilo musical e performático se estabeleceu no mercado. Veja as principais boy bands antigas abaixo:

18. Menudo

Donos dos hits Não Se Reprima e If You’re Not Here (By My Side), os meninos do Menudo fizeram história ao redor do mundo. A boy band latina foi formada em Porto Rico em 1977 com Nefty Sallaberry, Carlos Meléndez, Fernando Sallaberry, Óscar Meléndez e Ricky Meléndez. Uma das principais características do grupo era a frequente troca de integrantes – ao completarem 16 anos, normalmente, os meninos eram substituídos por artistas mais novos.

19. Backstreet Boys

Os Backstreet Boys foram formados em Orlando, na Flórida, em 1993 e seus integrantes são AJ McLean, Howie Dorough, Nick Carter, Kevin Richardson e Brian Littrell. Em 2006, Richardson deixou o grupo, mas, em 2012, o cantor decidiu voltar ao projeto e foi recebido de braços abertos por seus companheiros. Ainda que tenha passado por alguns períodos de hiatus, a banda segue firme, forte e unida até hoje. Alguns de seus maiores sucessos são: Chances, I Want It That Away e As Long As You Love Me.

20. ‘N Sync

O ‘N Sync foi o grupo que revelou Justin Timberlake para o mundo! Formada em Orlando, na Flórida, a boy band surgiu em 1995 e trabalhou até 2002, quando os integrantes decidiram se separar. Os cantores do ‘N Sync foram Justin Timberlake, Chris Kirkpatrick, Joey Fatone, Lance Bass e JC Chasez.

21. Five

A boy band Five nasceu em 1997 com os integrantes Scott Robinson, Ritchie Neville, Sean Conlon, Jason Brown e Abz Love. Depois de venderem mais de 20 milhões de discos em todo o mundo, a banda decidiu se separar em 2001, depois da saída de Sean Conlon. Em 2006, voltaram para uma reunião, ainda como quarteto, que durou pouco mais de oito meses. Foi só em 2012 que a banda decidiu retomar oficialmente as atividades, com Sean Conlon, mas sem Jason Brown, que declarou não querer mais fazer parte da indústria musical. Em 2014, Abz Love deixou o grupo e o Five segue como um trio.

22. Westlife

A boy band Westlife foi formada em 1998 na Irlanda e seus integrantes eram, originalmente, Shane Filan, Mark Feehily, Kian Egan, Nicky Byrne e Brian McFadden. Em 2004, Brian decidiu deixar a banda para se dedicar a outros projetos, já que não se identificava tanto com as últimas decisões criativas da Westlife, então, o grupo seguiu como um quarteto até 2012, quando decidiram se separar depois do lançamento de um álbum de Greatest Hits e de uma turnê de despedida. No final de 2018, foi confirmado o retorno do grupo pelas mãos da Universal Music Group.

23. Take That

Take That foi formada em 1990 e tinha como integrantes originais Gary Barlow, Mark Owen, Howard Donald, Jason Orange e Robbie Williams. Em meados de 1995, Robbie Williams já tinha se envolvido em diversas polêmicas com álcool e drogas, o que levou à sua saída. Em fevereiro de 1996, a banda oficializou sua separação. 10 anos depois, o grupo voltou à ativa e em 2010, Robbie Williams retornou ao projeto. Em 2014, Wiliams e Orange deixaram o Take That, que segue como um trio.

24. New Kids On The Block

O New Kids on the Block foi uma das boy bands de maior sucesso do final dos anos 80 e do começo dos anos 90. Formada em Boston, em 1986, eles viram suas vendas e sua popularidade caírem em 1994 e logo anunciaram o fim do grupo. Em 2008, foram eleitos pelo programa de Oprah Winfrey como a maior boy band da história e decidiram retornar aos palcos com sua formação original: Jordan Knight, Jonathan Knight, Joe McIntyre, Donnie Wahlberg e Danny Wood.

25. A1

A A1 fez muito sucesso quando foi formada, em 1998. Três de seus membros – Paul Marazzi, Mark Read e Ben Adams – nasceram em Londres, mas Christian Ingebrigtsen é norueguês. Em 2002, Marazzi deixou a banda por motivos pessoais e logo depois os outros três integrantes decidiram declarar o fim do projeto. Em dezembro de 2009, o trio retomou a boy band ainda sem Marazzi. Foi só em 2017 que a formação original voltou a ativa. Em outubro de 2018, eles lançaram seu primeiro single como um quarteto desde o fim do grupo em 2002, chamado Armour.

26. Brother Beyond

A boy band Brother Beyond foi lançada em 1985 e continuou junta até 1991. Seus maiores sucessos foram os singles The Harder I Try e He Ain’t No Competition. Os integrantes do grupo foram Nathan Moore, David Ben White, Carl Fysh e Steve Alexander.

27. Magneto

Magneto foi uma boy band mexicana muito popular nos anos 80 e 90. Formada em 1983, a banda se separou apenas em 1996 – com 13 anos de carreira! Ainda, em 2009, uma reunião aconteceu e a banda continua lançando músicas e se apresentando até hoje. Foram muitas as formações da banda ao longo dos anos, porém, atualmente, os integrantes da Magneto são Elías Cervantes, Marcos Stern, Erick Ibarra e Tono Beltranena.

28. 98 Degrees

Diferente da maioria das boy bands, a 98 Degrees foi formada em 1996 de forma independente e, mais tarde, conseguiram contrato com uma gravadora. Os membros da banda são Jeff Timmons, Nick Lachey, Justin Jeffre e Drew Lachey. Em 2002, o grupo decidiu dar uma pausa para focar em outros projetos, mas retornaram como grupo em 2012.

29. East 17

Criada em Londres em 1991, o grupo East 17 teve 18 singles que alcançaram o top 20 do Reino Unido e quatro álbuns no top 10. Assim, se tornaram uma das bandas mais populares da região na década de 90. Tiveram sua primeira separação em 1997, mas decidiram se reunir novamente em 1998, apenas para se separarem pela segunda vez em 1999. Em 2006, uma segunda reunião aconteceu e a banda está na ativa até os dias de hoje, ainda que três dos cinco integrantes tenham saído do projeto.

30. Boyzone

Com origem irlandesa, a boy band Boyzone foi formada em 1993 e tinha Ronan Keating, Keith Duffy, Shane Lynch, Mikey Graham e Stephen Gately como integrantes. O grupo se separou em 1999, porém, em 2007 começaram boatos de um possível retorno. Em 2008, todos os cinco integrantes originais do Boyzone se reuniram com a intenção de realizar uma turnê no Reino Unido. Em outubro de 2009, Stephen Gately faleceu subitamente de causas naturais e os outros integrantes da banda decidiram lançar um novo CD em homenagem ao companheiro. Desde seu retorno, quatro álbuns de estúdio foram lançados e o grupo segue ativamente sua carreira.

Veja também mais de 100 bandas de rock internacional que são ótimas para incluir na sua playlist se você curte o gênero!