40 bandas que compõem a cena do rock no Brasil e você precisa conhecer

Escrito por Jonara Cordova

O gênero Rock’n’Roll se iniciou nos EUA, no fim da década de 1940. Mas jamais ficamos para trás, temos diversos artistas que produziram e/ou produzem rock no Brasil, misturando com outros estilos e criando músicas cheias de atitude. Para provar tem muito rock no Brasil, listamos 40 bandas que contribuem com esse cenário dentro do país.

Você vai notar que a lista conta com artistas de todas as regiões, com muitas mulheres – que historicamente foram excluídas do gênero – com pessoas LGBTs, com gente de diferentes etnias e com artistas que também mesclam outros estilos. Porque, no final das contas, o rock no Brasil é incrível justamente por ser diverso. Prepare o fone de ouvido e confira tudo!

1. Carne Doce

Carne Doce é uma banda goiana, liderada pela cantora e compositora Salma Jô, além dos integrantes Macloys Aquino, João Victor Santana, Aderson Maia e Ricardo Machado. Recentemente, o grupo lançou o seu terceiro disco. Apesar de contar com a presença de apenas uma mulher, uma das músicas mais conhecidas da banda, chamada “Falo”, é considerada uma canção de manifesto e militância feminista.

2. Mulamba

Mulamba é uma banda curitibana composta por seis mulheres: Amanda Pacífico (voz), Cacau de Sá (voz), Caro Pisco (bateria), Fer Koppe (violoncelo), Naira Debértolis (baixo) e Nat Fragoso (guitarra). O grupo iniciou com a intenção de fazer um tributo à cantora Cássia Eller. Mas, foi com a música autoral “P.U.T.A” que elas atingiram maior visibilidade, tendo mais de 2 milhões de visualizações no vídeo, que está no YouTube. O grupo aborda muitas questões sobre o empoderamento feminino e procura dar voz à luta de todas as mulheres.

3. O Terno

A banda paulista O Terno, composta por Tim Bernardes, Biel Basile e Guilherme D’Almeida, começou em 2009, fazendo covers de The Beatles, Os Mutantes e The Kinks. Em 2012 foi lançado o primeiro disco com músicas autorais, que têm forte influência das bandas citadas. Nas músicas, a banda costuma tratar de questões cotidianas, com um humor irônico. Em 2017 foi lançado um videoclipe que tem diversas referências de memes e redes sociais da internet, além de ter sido produzido em 360º.

4. Miêta

Miêta é um grupo de Belo Horizonte formado por Marcela Lopes, Célia Regina, Bruna Vilela e Luiz Ramos. A banda nasceu de um post no Facebook. As músicas são de autoria própria e falam de temas que vão desde a depressão, relacionamentos até as subjetividades femininas. O grupo tem fortes referências da cena indie da década de 90.

5. NX Zero

Assim como a banda Fresno, o NX Zero teve seu ápice com o emo no Brasil, em meados dos anos 2000. A banda composta por Di Ferrero, Gee Rocha, Dani Weksler, Fi Ricardo e Caco Grandino ficou famosa por canções como “Razões e Emoções” e “Cedo ou Tarde”. Atualmente, a banda está em pausa e seus integrantes seguem fazendo projetos solo.

6. Maglore

Banda de rock alternativo de Salvador, a Maglore é composta por Teago Oliveira, Felipe Dieder, Lelo Brandão e Lucas Oliveira. O grupo já está no quarto álbum e ao longo dos seus quase 10 anos de existência, passou por mudanças, tanto no estilo, quanto na formação. Uma das canções do álbum mais recente, chamada “Calma”, tem forte influência dos Beatles na letra, que cita “Let It Be” na melodia.

7. As Bahias e a Cozinha Mineira

As Bahias e a Cozinha Mineira se iniciou na faculdade de História USP, fazendo apresentações em festas da universidade. Atualmente, o grupo é composto por Assucena Assucena e Raquel Virgínia – duas cantoras transexuais – além de Rafael Acerbi, Carlos Eduardo Samuel, Deivid Santos, Vitor Coimbra, Danilo Moura e Rob Ashttofen. A produção do primeiro álbum, chamado “Mulher” foi feita a partir da identificação das duas cantoras com o gênero feminino. Recentemente foi lançado o segundo disco “Bixa”, que tem como referência o álbum “Bicho” de Caetano Veloso.

8. Rakta

Rakta é uma banda paulista formada por Carla Boregas e Paula Rebellato, que transcende a música e as classificações do rock, fazendo de seus shows um verdadeiro espaço de experimentações. Elas também têm como referência a estética anarquista do punk. As produções musicais de Rakta lembram rituais de bruxas, que louvam o sagrado feminino.

9. Ventre

Ventre é um grupo carioca formado por Larissa Conforto, Gabriel Ventura e Hugo Noguchi. O trio está junto há quatro anos e recentemente lançou a nova música “Alfinete”, além de terem anunciado que farão uma pausa para projetos solo. Mas antes, eles lançaram a música “Alfinete”, que trata sobre a desconstrução de si mesmo, sobre buscar ser melhor sem esquecer dos erros do passado.

10. Barão Vermelho

Voltando um tanto no tempo, também é importante citar bandas mais antigas que serviram de referência para grupos atuais. E Barão Vermelho de Cazuza e Frejat certamente é uma delas. O grupo se iniciou em 1981, no Rio de Janeiro, e se tornou famoso após Ney Matogrosso gravar “Pro Dia Nascer Feliz” em 1983, composta por Frejat. Ainda na década de 1980, Cazuza saiu da banda para se dedicar a carreira solo. Entre diversas trocas de integrantes, pausas e retornos, Barão Vermelho segue existindo, apesar de seu auge ter passado há muitos anos.

11. TNT

A TNT foi uma banda gaúcha que surgiu em 1984 e, entres idas e vindas, seguiu existindo até 2007. Em sua última formação, a banda teve como integrantes Tchê Gomes, Márcio Petracco, Charles Master e Felipe Jotz. Outros músicos, como o Flávio Basso (Júpiter Maçã), também fizeram parte do grupo.

12. Secos e Molhados

Outra banda das antigas que vale citar é Secos e Molhados, que tinha em sua formação original João Ricasdo, Ney Matogrosso e Gérson Conrad. O trio, que começou em 1970 em São Paulo, ficou muito conhecido pelas suas apresentações disruptivas, com maquiagens fortes e figurino extravagante, como na música “Vira”. A banda afrontou muito a censura, durante a ditadura militar. Já em carreira solo, Ney Matogrosso gravou o primeiro videoclipe do Brasil, com a música “América do Sul”, em 1975.

13. Legião Urbana

Legião Urbana começou em Brasília, em 1982 e se encerrou após a morte do vocalista Renato Russo, em 1996. A banda era formada também por Renato Rocha, Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos. O grupo é um dos que mais vendeu discos no mundo, com a gravadora EMI. Após idas e vindas, em 2015, Legião Urbana fez uma turnê de comemoração dos 30 anos de lançamento do primeiro disco. Uma das canções mais famosas do grupo é “Que País é Este”, uma composição de Renato Russo.

14. Os Paralamas do Sucesso

Os Paralamos do Sucesso é uma banda carioca que surgiu em 1982. Os integrantes atuais são Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone. O grupo chegou a gravar mais de dez discos e ganhou diversos prêmios, como o Grammy Latino, o VMB, entre outros. Uma das músicas mais populares da banda é “Óculos”, que faz parte do segundo álbum “O Passo do Lui”, lançado em 1984.

15. Os Mutantes

Os Mutantes são uma banda que se iniciou em 1966, com Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias. O grupo tinha forte influência da banda inglesa The Beatles, porém, misturava o rock com elementos dos ritmos brasileiros. Em 1978, a banda encerrou suas atividades, retornando somente em 2006. Atualmente, o grupo conta com uma nova formação: Sérgio Dias, Ani Cordero, Amy Crawford, Esmeria Bulgari, Vinicius Junqueira e Vitor Trida.

16. Cachorro Grande

Formada em 1999, no Rio Grande do Sul, Cachorro Grande é uma banda com forte influência dos Beatles. Seus atuais integrantes são Beto Bruno, Marcelo Gross, Rodolfo Krieger, Pedro Pelotas e Gabriel Azambuja. Em 2004, a banda começou a se tornar reconhecida nacionalmente, com a música “Que Loucura”.

17. Júpiter Maçã

O gaúcho Flávio Basso, conhecido como Júpiter Maçã, foi músico e cineasta. Ele fundou as bandas TNT e Os Cascavelletes, servindo como referência para outros grupos de rock que surgiram depois. Em carreira solo, foi considerado um dos ícones da música psicodélica no Brasil, além de seu disco “A Sétima Efervescência”, lançado em 1997, ser considerado um dos 100 maiores discos da música brasileira pela revista Rolling Stone.

18. Capital Inicial

A Capital Inicial foi formada em Brasília, no ano de 1982, na mesma época em que se iniciava o grupo Legião Urbana, logo após o fim da banda Aborto Elétrico. O grupo segue até hoje com Dinho Ouro Preto, Flávio Lemos, Fê Lemos e Yves Passarell, além dos músicos de apoio Robledo Silva e Fabiano Carelli. O grupo já gravou mais de 15 discos. A música “Quatro Vezes Você”, que faz parte do álbum “Rosas e Vinho Tinto”, lançado em 2002, é uma das mais populares da banda até hoje.

19. Titãs

A banda paulista Titãs se iniciou em 1982. Atualmente, conta com Branco Mello, Sérgio Britto e Tony Bellotto, mas o grupo já teve vários outros integrantes, entre eles, Paulo Miklos, Arnaldo Antunes e Nando Reis. A banda se iniciou quando os garotos ainda estavam na escola, influenciada pela música popular, pelo rock internacional e por poetas brasileiros, chegando nessa mistura que forma os Titãs. “Sonífera Ilha” foi o single de estreia do primeiro álbum da banda e até hoje é uma das músicas favoritas nos shows.

20. Fresno

A Fresno é uma banda gaúcha que surgiu em 1999 e tem como integrantes Lucas Silveira, Gustavo Mantovani (Vavo), Thiago Guerra e Mario Camelo. O grupo de Porto Alegre teve seu auge nos anos de 2008 e 2009. Em 2008, a banda ganhou o disco de ouro pelo álbum Redenção e a canção “Alguém Que Te Faz Sorrir” chegou a ser o primeiro lugar da Billboard no Brasil. A Fresno marcou os anos em que o emo predominava no Brasil e conquistou fãs que a acompanham até hoje.

21. Blitz


A banda Blitz foi fundada em 1982, no Rio de Janeiro, e é precursora de um estilo que ficou conhecido como BRock, que reunia o rock nacional da década de 1980. O grupo se iniciou com Evandro Mesquita, Fernanda Abreu, Marcia Bulcão, Ricardo Barreto, Antônio Pedro Fortuna, Billy Forghieri e Lobão. Após idas e vindas entre as décadas de 80 e 90, a Blitz retornou em 2006 e segue até hoje fazendo shows. Porém, com algumas mudanças na formação: apenas Evandro Mesquita e Billy Forghieri permaneceram, enquanto que Juba, Cláudia Niemeyer, Rogério Meanda, Andréa Coutinho e Nicole Cyrne foram os novos artistas a integrar a banda.

22. Matamoros

A Matamoros é uma banda de Brasília, criada em 2012 que é composta pelos primos Ivan Sasha e Alysson Stemier, além de Louise Boeger e Júnior Araújo. Juntos, eles fazem um som que varia do hard rock, heavy metal à MPB e o rap. O primeiro álbum do grupo, chamado “Álbum Cinza”, foi lançado em 2017 com 12 músicas autorais e o clipe da música “Como a Poeira”.

23. Boogarins

A Boogarins é uma banda goiana que se iniciou em 2012. Seus integrantes são Dinho Almeida, Benke Ferraz, Raphael Vaz e Ynaiã Benthroldo. Entre as bandas que influenciam o grupo estãos Os Mutantes, Tame Impala e Pink Floyd. A música “Lucifernandis” foi um dos primeiros singles da banda, fazendo parte do EP “As Plantas Que Curam”.

24. Nenhum de Nós

Formada em 1986, em Porto Alegre, a banda Nenhum de Nós reúne os músicos Thedy Corrêa, Carlos Stein, Sady Homrich, Veco Marques e João Vicenti. A banda se tornou reconhecida em todo o país em 1988, com a música “Camila, Camila”, do primeiro álbum. Já no segundo disco, o grupo lançou a música “Astronauta de Mármore”, uma versão da música Starman de David Bowie, se tornando a música nacional mais tocada em 1989. Ao longo da sua carreira, o grupo já gravou quase 20 álbuns e segue realizando shows por todo o Brasil até hoje.

25. Francisco, El Hombre

A Francisco, El Hombre é uma banda paulista formada em 2013 por dois mexicanos naturalizados no Brasil, Sebastián e Mateo Piracés-Ugarte, além dos brasileiros Andrei Martinez Kozyreff, Juliana Strassacapa e Rafael Gomes. O grupo mistura canções em português e em espanhol, exaltando a cultura plural da nossa América Latina. Após uma turnê/mochilão, tocando em vários lugares do continente latino, a banda se tornou conhecida internacionalmente.

26. NaVan

A banda NaVan foi fundada em Brasília em 2016, com a cantora Alicia Pilar, além de Gustavo de Bem, Harry Matos, Matheus Machado e Pedro Gonçalves. O grupo, que tem a banda Arctic Monkeys como uma de suas principais influências, lançou seu primeiro videoclipe em 2017, com a música “Agora Tá Tudo Bem”.

27. Acústicos & Valvulados

A banda gaúcha Acústicos & Valvulados, formada em 1991, conta com os integrantes Rafael Malenotti, Alexandre Móica, Daniel Mossmann, Diego Lopes e Paulo James, atualmente. Em princípio, a banda tocava a maioria das músicas em inglês, mas em 1999 foi lançado o álbum homônimo “Acústicos & Valvulados” com todas as canções em português. A música “O Dia D é Hoje” é um dos principais singles da banda.

28. Lau e Eu

“Lau e Eu” é uma banda de Aracaju liderada por Lau. Atualmente, além do vocalista sergipano, participam do projeto Dieguito Reis, Léo Airplane e Guerra. O grupo dá preferência por apresentar sempre a sua verdade, em vez de tentar soar como as grandes bandas existentes, o que traz uma autenticidade para as músicas produzidas. “Amor, Cê Me Fudeu” é um dos singles da banda, que narra uma desilusão amorosa na voz rasgada de Lau.

29. Novos Baianos

O grupo Novos Baianos se iniciou em 1969, na Bahia, com Moraes Moreira, Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor, Dadi e Luiz Galvão. Após uma pausa, a banda voltou a tocar em 2016. Seus ritmos musicais vão do MPB, ao rock, baião e samba. O disco “Acabou Chorare”, lançado em 1972, foi eleito pela revista Rolling Stone como o melhor disco da história da música brasileira.

30. Maria Sabina & a Pêia

A banda Maria Sabina & a Pêia foi criada em Brasília, no ano de 2015, com a vocalista Maria Sabina, além de Bil (baixo), Bruno Sodré (guitarra), Éveri Sirac (percussão, backing vocal, rabeca e sintetizador) e Janari Coelho (bateria). O grupo mistura o rock, com sons psicodélicos, baião de rabeca, entre outros. O primeiro EP, chamado “Tempo Arruaceiro”, foi lançado em 2017, junto com o clipe homônimo.

31. Sara Não Tem Nome

Sara Não Tem Nome é a banda da mineira Sara Braga. O seu primeiro e único álbum até o momento, que foi lançado em 2015, chama-se “Ômega III” e conta sobre sua adolescência, em Contagem, uma cidade industrial de Minas Gerais. Essa foi uma fase complicada na vida da garota, que não se identificava com a maioria das pessoas de onde morava. Uma das músicas do álbum, chamada “Água Viva”, ganhou um videoclipe lançado no final de julho de 2018.

32. Trupe Chá de Boldo

A Trupe Chá de Boldo é uma banda paulista, formada em 2006. O grupo tem como característica a produção experimental e coletiva. Atualmente, os integrantes são: Ciça Góes, Felipe Botelho, Filipe Nader, Gustavo Cabelo, Gustavo Galo, Guto Nogueira, Julia Valiengo, Leila Pereira, Marcos Ferraz, Pedro Gongom, Rafael Werblowsky, Cuca Ferreira, Remi Chatain e Tomás Bastos. Seu quarto disco é “Verso” (2017), o primeiro com produção musical assinada pela própria banda.

33. Napkin

O grupo Napkin, de Joinville, foi formado pelas cantoras, instrumentistas e compositoras Natana Alvarenga e Kimberly Neves, em 2013. A dupla mistura o indie com o rock e o pop, em melodias dançante e composições em inglês. Uma das músicas mais populares da banda é “Don’t Piss Me Off”’, que teve o seu videoclipe lançado em 2016.

34. Engenheiros do Hawaii

A banda Engenheiros do Hawaii se iniciou em 1984, em Porto Alegre, e seguiu até 2008. Diversos integrantes passaram pelo grupo, mas a última formação foi Humberto Gessinger, Gláucio Ayala, Fernando Aranha e Pedro Augusto. A banda lançou mais de dez álbuns. Umas das músicas mais populares é “Eu que Não Amo Você”, lançada no álbum “Tchau Radar!”, em 1999.

35. Augusta

A banda Augusta, de Brasília, é formada por Taís Cardoso, Lucas Maranhão, Gabriel Peres e Davi Figueiredo. A banda lançou no primeiro semestre do ano de 2018 o seu primeiro álbum, chamado “Tudo Que Podia”, além do clipe da música “Você Quase Sabe”. O grupo tem diversas referências musicais, entre elas: The XX, Cage the Elephant e Baleia.

36. Nação Zumbi

Em princípio, o grupo que foi fundado em 1990 no Recife, se chamava Chico Science e Nação Zumbi. A banda se iniciou a partir de uma mescla entre um grupo de punk rock chamado Loustal e o bloco de samba reggae Lamento Negro. A banda se encaixa no movimento Manguebeat, que une ritmos regionais do Recife com rock, hip hop e outros estilos. Após a morte do vocalista Chico Science em 1997, o grupo seguiu como Nação Zumbi. Os integrantes atuais são Jorge dü Peixe, Lúcio Maia, Nino “Dengue” Brócolli, Pupillo, Toca Ogan, Marcos Matias, Gustavo da Lua e Tom Rocha.

37. Dolores 602

Dolores 602 é uma banda de Belo Horizonte, iniciada em 2010, que mistura rock, folk e MPB. O grupo é composto por Débora Ventura, Camila Menezes, Táskia Ferraz e Isabella Figueira. A banda teve o seu primeiro álbum, chamado “Cartografia”, lançado em março de 2018 e realizado a partir da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

38. As Mercenárias

A banda paulista As Mercenária foi fundada em 1983, tendo bandas como Sex Pistols e Joy Division como referência. O grupo de punk rock, que na época era formado por Sandra Coutinho, Rosália e Ana Machado, parou de tocar em 1988 e esse grande hiato durou até 2005, quando As Mercenárias voltaram. Após idas e vindas, o grupo agora conta com Geórgia Branco e Pitchu Ferraz, além de Rosália e Sandra Coutinho. Em suas músicas, o grupo trata de temas como questões políticas, amor, solidão, entre outros.

39. Superguidis

Superguidis foi uma banda gaúcha criada em 2002 e durou até 2011. Sua última formação foi com Andrio Maquenzi, Diogo Macueidi, Lucas Pocamacha e Marco Pecker. O primeiro de três álbuns do grupo foi lançado em 2006. O Superguidis foi a primeira banda a liberar um álbum completo para download no projeto “download remunerado” do site “Trama Virtual”, que divulgava artistas independentes. Uma das músicas mais populares da banda é “Malevolosidade”, que faz parte do álbum de lançamento.

40. Plutão Já Foi Planeta

A banda Plutão Já Foi Planeta foi formada em Natal, em 2013, por Gustavo Arruda, Natália Noronha, Sapulha Campos, Renato Lellis e Vitória De Santi. A banda foi vice-campeã da terceira temporada do programa Super Star, da Rede Globo. O grupo já lançou dois álbuns, um em 2014 e outro em 2017. Um dos singles mais recentes se chama “Estrondo” e seu clipe foi lançado em abril de 2018.

Deu para conhecer novos artistas e matar a saudade dos clássicos do rock no Brasil? Esperamos que sim. Se você sentiu falta de alguém nessa lista, conte nos comentários. O rock no Brasil pulsa, ferve e vive!