9 aplicativos para aprender inglês e outros idiomas pelo celular

Escrito por Jonara Cordova

Quer aprender inglês, mas não tem tempo ou dinheiro para fazer um curso presencial? Atualmente, o que não falta são opções! No seu celular mesmo, você tem acesso a muito conhecimento.

Por isso, confira essa seleção com 9 aplicativos para aprender inglês e outros idiomas que você precisa conhecer. Assim, é possível escolher qual deles tem o método de ensino que mais se encaixa com o seu modo de aprendizado.

1. Duolingo

Foto: Reprodução / Duolingo


O Duolingo tem um sistema de ensino que é muito parecido com o dos jogos. Conforme você vai respondendo corretamente as tarefas, consegue desbloquear novas fases mais desafiadoras. A partir dos exercícios completados, você vai somando pontos, ganhando troféus e subindo de colocação no ranking dos estudantes.

Para quem fala português, o Duolingo oferece a opção de você aprender inglês, espanhol, alemão, francês e italiano. O app pode ser acessado pela web, ou você pode fazer o download no seu celular. Ele está disponível para dispositivos iOS, Android e Windows Phone. Outra grande vantagem é que o Duolingo é totalmente gratuito para seus usuários.

2. Italki

Foto: Reprodução / Italki


O Italki é uma plataforma que conecta pessoas que querem aprender uma nova língua com professores do idioma. O legal é que ele reúne gente do mundo todo, ou seja, é possível aprender com alguém naturalizado em um país que tem o inglês – ou outra língua que você desejar estudar – como idioma oficial. São mais de 70 idiomas diferentes. As aulas são feitas por webcam, além de você receber exercícios para praticar, que posteriormente são corrigidos.

A plataforma não cobra nenhuma taxa, portanto, você só precisará pagar o professor. Esse valor será combinado diretamente com quem ensina. Do mesmo modo, você terá aulas personalizadas, conforme suas necessidades. Além dos professores, existem os tutores, que se disponibilizam a conversar com aqueles que já conhecem o idioma, mas querem praticar o diálogo. O aplicativo do Italki está disponível para Android e iOS, além do site poder ser acessado pela web.

3. Lingualeo

Foto: Reprodução / Lingualeo


O Lingualeo é um dos melhores aplicativos para aprender inglês para quem quer fugir das lições entediantes de inglês. Assim como o Duolingo, ele tem um sistema de níveis e pontuação. Mas além disso, permite que você escolha se quer estudar por meio de música, texto, vídeo, treino de palavras, entre outros.

Quando você faz o seu registro, que é gratuito, pode realizar um teste de nivelamento. Assim, será levado diretamente para as lições do seu nível de conhecimento. Outra informação que é levada em conta é a sua idade e seus interesses pessoais. Assim, todas atividades são personalizadas para você. O Lingualeo pode ser acessado pela web, assim como é possível fazer o download do app em dispositivos iOS e Android.

4. Tinycards

Foto: Reprodução / Tinycards


Após o sucesso do Duolingo, um dos mais famosos aplicativos para aprender inglês, a mesma empresa que criou o app fez o Tinycards. O aprendizado com ele, funciona a partir da memorização por imagem e conteúdo. A plataforma apresenta diferentes decks de cartas que você pode utilizar para memorizar um idioma ou até mesmo outros temas de conhecimentos gerais, como história, geografia, etc.

Além dos conteúdos prontos, é possível criar o seu próprio deck de cartas, com o tema que desejar, e compartilhar com outras pessoas. A ferramenta é gratuita e disponível para ser usada pela web ou em dispositivos móveis de sistema iOS e Android.

5. BeelinguApp

Foto: Reprodução / BeeLinguapp


O BeeliguApp é um dos aplicativos para aprender inglês mais diferentes da maioria existente. Com ele, você aprende o idioma que desejar a partir da leitura. Funciona da seguinte forma, ao se cadastrar, o usuário seleciona sua língua mãe e a que deseja aprender. Então, é possível escolher em uma biblioteca de eBooks, separados por temas e níveis de dificuldade, o que deseja ler. A partir daí, o estudante pode ler o conteúdo no idioma que quer aprender, com a tradução de referência logo abaixo.

Também é possível usar a opção de áudio, escutando a pronúncia das palavras. Nesta opção, dá para personalizar a velocidade, além de poder pausar e voltar. A ferramenta é gratuita, mas nem todos os livros disponíveis são, portanto, o usuário é quem escolhe se paga ou não pelo aprendizado. O BeelingueApp pode ser baixado em celulares com sistema Android e iOS.

6. Hello English

Foto: Reprodução / Hello English

O Hello English tem diversas funcionalidades legais. Quando você inicia o estudo, já seleciona qual seu objetivo com o aprendizado (para trabalho, hobby, etc) e ele cria uma metodologia de ensino personalizada. É possível aprender inglês a partir de áudios, vídeos, e-books e exercícios. Além disso, ele conta com dicionário embutido e tradutor. O app também tem níveis e o usuário ganha moedas, conforme vai superando cada etapa.

Quase inteiramente gratuito, a maioria dos exercícios e materiais do Hello English não são pagos. Apenas algumas funções extras específicas precisam de pagamento, como o treinamento para entrevista de emprego em inglês, por exemplo. O download do app pode ser feito em Android e iOS.

7. Rosetta Stone

Foto: Reprodução / PlayStore


Essa ferramenta tem uma metodologia de ensino bastante diferente das outras. Em vez de trabalhar sempre com a tradução do idioma estudado para a língua materna do estudante, ela está inteiramente na língua a ser aprendida, com ilustrações e fotos. Esse método auxilia que o usuário consiga estudar um novo idioma, adquirindo uma fluência que não depende sempre da tradução mental. O Rosetta Stone é um dos aplicativos para aprender inglês mais premiados.

Se no início, o conhecimento na língua é nulo, o aprendizado acontece por tentativa e erro, o que é ótimo para a memorização. Também existe a função de praticar a pronúncia correta e até mesmo o sotaque. Você pode aprender espanhol (América Latina), espanhol (Espanha), inglês (EUA), inglês (Reino Unido), francês, japonês, italiano, alemão, coreano, chinês, português, russo, árabe, holandês, tagalog ou filipino, grego, hebraico, hindi, irlandês, farsi, polonês, sueco, turco ou vietnamita. O app tem funções gratuitas e outras pagas. Pode ser baixado para iOS e Android.

8. Memrise

Foto: Reprodução / PlayStore


O Memrise é uma ferramenta colaborativa, ou seja, os próprios usuários podem ensinar. Ele funciona como uma rede social. Além de aprender idiomas, também é possível estudar outros conteúdos diversos. Tem exercícios em formato de jogos, memes, gifs e outros recursos.

Após as atividades, você fará testes para saber se de fato aprendeu o conteúdo. Esse app é gratuito, mas você pode colaborar com a melhora dele, pagando algum valor. É possível utilizar o Memrise tanto pelo site, quanto fazendo o download do app em dispositivos Androis e iOS.

9. Tandem

Foto: Reprodução / PlayStore


O Tandem é uma ferramenta ótima para praticar o inglês ou outro idioma que você estuda. Após se cadastrar, é possível encontrar alguém que fale a língua que você está aprendendo e você podem conversar. Do mesmo modo, você pode ajudar alguém que quer praticar o português, ou seja, todo mundo sai ganhando.

Além de aprender um idioma, você pode conhecer muito da cultura local de um país diferente, a partir da conversa. Sem contar que é possível fazer grandes amigos com a ferramenta. Você pode selecionar a faixa etária e o gênero da pessoa com quem falará. O Tandem é gratuito e está disponível para Android e iOS, além de poder ser acessado pela web.

Agora que você já conhece os aplicativos para aprender inglês e outros idiomas, chegou a hora de fazer o download dos seus preferidos e começar a estudar. Aproveite e indique esse post para que os seus amigos também treinem o idioma, assim vocês podem se ajudar e ficarem fluentes juntos.