40 animais fofos que farão você morrer de amores

Escrito por Jonara Cordova

Se você é daquelas pessoas que se derrete toda com a maioria dos bichos, precisa conferir essa lista com 40 espécies que vão fazer você se apaixonar. Insetos, aves, roedores, répteis… Prepare-se para conhecer todos os tipos de animais fofos e ficar com vontade de tê-los em casa.

1. Lhama

A lhama é um mamífero ruminante da América do Sul, que vive nas Cordilheiras dos Andes. O pelo longo serve para protegê-la do frio e faz com que ela fique mais fofa. Apesar disso, ela é considerada um dos animais mais irritáveis. Quando isso ocorre, a lhama reage cuspindo seu muco em quem ou no que estiver causando sua irritação.

2. Alpaca

A alpaca se parece bastante com a lhama, mas é um pouco menor, além de sua pelagem ser mais longa e macia. Ela também costuma ser encontrada na região dos Andes, e usa o mesmo método do cuspe para se defender. Mas em geral, é um animal muito dócil e tranquilo.

3. Golfinho

Os golfinhos são extremamente inteligentes e aprendem a nadar e saltar de diversas formas com facilidade. Eles podem ser considerados animais fofos por serem muito sociáveis com os humanos e outros animais. Normalmente, estes mamíferos vivem e viajam em grupos que podem chegar a até 40 golfinhos.

4. Baleia-branca

Também conhecida como beluga, a baleia-branca vive nas regiões ártica e subártica. Elas costumam viver em grupo que variam entre duas até vinte e cinco baleias. No verão, os pequenos grupos se reúnem, chegando a centenas de indivíduos. A baleia-branca tem uma cara muito simpática e parece estar sempre sorrindo.

5. Pinguim

Os pinguins são aves oceânicas que se encontram principalmente na antártida e regiões polares, no entanto, também vivem nos trópicos. Além de parecer que estão sempre vestindo um smoking, os pinguins são animais fofos pelo jeitinho de andar e de emitir sons engraçados. Outra característica legal é que a maioria dos pinguins forma pares que duram toda a vida.

6. Hipopótamo-pigmeu

O hipopótamo é um animal que se origina da África e costuma ser grande, atingindo cerca de 4 a 5 metros de comprimento. Já o hipopótamo-pigmeu se parece muito com o comum, mas como o nome sugere, é bem menor, tendo aproximadamente um metro e meio de comprimento. Por essa razão, eles podem ser considerados um dos animais fofos.  

7. Chinchila

A chinchila é uma espécie de roedor que vem dos Andes da América do Sul. Sua pelagem extremamente densa e macia (30 vezes mais suave que o cabelo humano) faz com que esses roedores sejam animais fofos. Além disso, a chinchila é bastante sociável e domesticável.

8. Panda-gigante

O panda-gigante é um animal grande, chegando a atingir 90 centímetros de altura e cerca de 100 kg. Sua pelagem com manchas pretas ao redor dos olhos é bastante característica. Apesar do tamanho, eles são extremamente dóceis, pacíficos e tímidos. Encontrados, em geral, na China, apesar da tranquilidade, esses grandes animais fofos podem atacar caso se sintam ameaçados.

9. Panda-vermelho

O panda-vermelho, como o nome sugere, tem pelagem de coloração castanho avermelhada. Eles são bem menores que o panda-gigante, tendo cerca de 50 centímetros e 3 – 6 kg, em média. São nativos da região do Himalaia, na China, e sofrem perigo de extinção. Os pandas-vermelhos são menos sociáveis, mas têm aparência muito fofa.

10. Coala

O coala é um pequeno mamífero marsupial da Austrália. Sua pelagem densa e o focinho curto lhe dão um aspecto muito fofo, parecendo pequenos ursos. Eles se alimentam de folhas de eucalipto e chegam a dormir 18 horas por dia. Apesar de terem uma vida tranquila, os coalas sofrem ameaça de extinção e muitos grupos e associações se preocupam em mantê-los seguros.

11. Bicho-preguiça

Como o nome sugere, o bicho-preguiça passa boa parte do seu tempo descansando. Além disso, ele é um dos animais mais lentos. Eles são pequenos e vivem pendurados em árvores, camuflados. Sua carinha simpática, que se parece muito com um sorriso tranquilo, faz com que eles sejam animais fofos.

12. Suricate

O suricate é um mamífero encontrado na África do Sul, Botsuana, Namíbia e Angola. Estes pequenos costumam viver em grandes bandos e são muito inteligentes. Se você já assistiu o desenho Madagascar, deve se lembrar dos personagens suricates que vivam na ilha. Assim como na animação, eles são animais fofos.

13. Lontra-marinha

As lontras-marinhas são muito carismáticas e brincalhonas. Elas são bastante grandes e pesadas e possuem o pelo mais denso do reino animal. Assim, elas conseguem se aquecer e aguentar a água gélida do oceano. As lontras são animais muito fofos e têm uma cara que lembra a dos ursos.

14. Camaleão

Os camaleões, mais do que animais fofos, são extremamente interessantes. A pele deles pode mudar de cor em vinte segundos, de acordo com o ambiente, como uma ferramenta de camuflagem muito poderosa. Além disso, o camaleão tem a capacidade de girar os olhos independentemente um do outro. Eles são encontrados na África, no sul da Europa e da Ásia.

15. Joaninha

A joaninha é um dos insetos mais carismáticos, pela sua aparência. Elas são, na maioria das vezes, vermelhas com bolinhas pretas. Além de serem animais fofos, as joaninhas têm uma função muito importante na regulação do ecossistema, alimentam-se de ovos e larvas de outros insetos.

16. Ouriço pigmeu africano

O ouriço pigmeu africano é um dos animais fofos mais domesticáveis desta lista. Ele é pequeno e se parece com uma bolinha, bastante amável e dócil. No entanto, cuide para que ele não se sinta ameaçado ou assustado, pois, neste caso, o ouriço reage com o intuito de se defender, colocando seus espinhos para fora.

17. Coruja caburé

A coruja caburé é uma das menores que existem, somando cerca de 16,5 centímetros, o que as tornam animais fofos. Apesar disso, são bastante agressivas, principalmente na caça. Elas podem ser encontradas em todo o Brasil, nos Estados Unidos, no México, na Argentina e no norte do Chile.

18. Coelho Teddy Dwerg

Coelhos, por si só, já são muito fofos. No caso do Teddy Dwerg, que são pequenos e com pelos grandes e felpudos, acabam sendo um dos animais fofos que você precisa conhecer. Eles são extremamente dóceis e ótimos companheiros para se ter em casa. As crianças costumam adorá-lo.

19. Gato Ragdoll

O Ragdoll é uma raça felina que costuma ser maior que a maioria dos gatos. Ele é extremamente fofo e uma característica interessante é sua inteligência para ser treinado. São bastante dóceis e têm muita energia para brincadeiras. Diferente da maioria dos gatos, eles são carentes e necessitam de muita companhia, portanto, se você decidir ter um Ragdoll, deverá estar presente e dedicar bastante atenção.

20. Cachorro Lulu da Pomerânia

O Lulu da Pomerânia é daqueles animais fofos que você tem vontade de apertar. Eles se parecem com ursinhos pelúcia, super peludos. São amigáveis, brincalhões e extrovertidos. Apesar de toda a fofura, podem ser dominantes com seu território e agressivos com outros cachorros.

21. Urso Polar

Os ursos polares estão entre os maiores animais fofos que existem, pesando mais de 200 kg. No entanto, a fofura está só na aparência. Eles estão no topo da cadeia alimentar no Ártico, seu habitat natural, ou seja, são grandes caçadores. Outro fato interessante é que eles são excelentes nadadores.

22. Girafa

A girafa é o animal mais alto do planeta, chegando a ter, em média, 4 metros de altura. Elas são originárias da África e são herbívoras, se alimentando principalmente de folhas de acácias. O pescoço longo e o jeitinho desajeitado as tornam animais fofos e carismáticos.

23. Hamster anão

O hamster comum já é fofo, mas o anão consegue ser ainda mais, pois seu corpinho roliço e peludo não costuma passar de 10 centímetros. Ele é bastante doce e sociável e tem muito carisma. É um dos animais fofos favoritos entre as crianças.

24. Raposa-do-ártico

Essa pequena raposa tem uma pelagem que muda de acordo com a estação do ano: no inverno, ela é branca; no verão, fica castanho-parda. Além de serem animais fofos, as raposas-do-ártico são extremamente resistentes ao frio, suportando temperaturas que chegam a – 50ºC.

25. Borboleta-coruja

A borboleta-coruja tem esse nome por causa do desenho das suas asas, que se parecem muito com o rosto de uma coruja. Assim, ela consegue evitar seus predadores, camuflada no meio das folhas, parecendo um animal mais perigoso. Ela é uma das maiores espécies entre as borboletas, chegando a atingir 18 centímetros.

26. Peixe-palhaço

Quem já assistiu o desenho Procurando Nemo, certamente sabe como é um peixe-palhaço. Estes animais fofos vivem em grupos em anémonas, onde se abrigam dos predadores e botam seus ovos. Em contrapartida, a anémona fica com os restos de comida do peixe-palhaço.

27. Calopsita

A calopsita é uma ave do mesmo gênero dos papagaios. Elas são extremamente carismáticas e estão entre as favoritas para domesticar. Muito companheiras e inteligentes, elas conseguem aprender truques que o dono ensina. Com suas bochechas avermelhadas, é um dos menores animais fofos desta lista.

28. Arara-azul

A arara-azul, conforme o nome sugere, é uma ave que tem plumagem de cor azul. Ela é muito conhecida por sua beleza, no entanto, já é considerada possivelmente extinta, pois não se encontra mais a espécie na vida selvagem há muitos anos. Há somente algumas em criadouros.

29. Gato Persa

Com todo esse pelo macio é fácil de entender porque o gato persa está entre os animais fofos desta lista. Essa raça felina é originária do Irã, antiga Pérsia. Eles são tranquilos, se dão bem com pessoas, especialmente as crianças. Gostam bastante de brincadeiras, têm temperamento calmo, são inteligentes e caseiros.

30. Chow-chow

O chow-chow é um dos animais fofos por se parecer com um pequeno leão. Essa raça canina é originária da China, onde já foi cão de caça e puxador de carruagens e trenós no Império Chinês. Uma característica interessante é que o chow-chow tem a língua azulada por um excesso de melanina. Mesmo com tanta fofura, ele é um ótimo guardião para a casa, protegendo a família com lealdade.

31. Porquinho-da-índia

O porquinho-da-índia é um roedor bastante querido. Na natureza, ele vive sempre em pequenos grupos, que vão se reproduzindo e formando colônias. Por isso, se você quiser tê-lo como pet, precisa de pelo menos dois, para que não se sintam sozinhos. Esses animais fofos são muito dóceis, carinhosos e brincalhões.

32. Esquilo

Sem dúvidas, os roedores são boa parte da lista de animais fofos. Com o esquilo não poderia ser diferente. Suas pequenas mãozinhas seguram sementes das quais eles se alimentam. Às vezes eles as enterram para comer depois e algumas chegam a germinar. Eles vivem nas copas de árvores e podem ser encontrados em todo o mundo.

33. Pônei

O pônei é muito semelhante a um cavalo, porém bem menor, o que o torna um dos animais fofos. Sua história é interessante: apesar de parecer uma espécie de cavalo anão, o antepassado de todos os cavalos tinha o tamanho de uma raposa. O desenvolvimento desse tamanho ocorreu de formas diferentes, de acordo com a região. No caso dos pôneis, eles seguiram pequenos por viverem em regiões de clima inóspito e terem alimentação deficiente.

34. Miniporco

Os porcos costumam ser bastante sociáveis com os humanos se bem tratados. No caso dos miniporcos, é possível criá-los em espaços menores, como animais domésticos. Esses animais fofos são muito tranquilos, amorosos e, ao contrário da fama que têm, são limpinhos e gostam de tomar banho.

35. Foca

As focas são mamíferos que podem ser vistos no hemisfério norte, nas regiões temperadas até as polares. Elas são brincalhonas, inteligentes e conseguem aprender truques. Além disso, são animais fofos por terem um corpo roliço e nadadeiras curtas. No mar, elas costumam estar sozinhas ou em pequenos grupos.

36. Feneco

Também conhecido como raposa-do-deserto, o feneco parece uma mistura de cachorro com gato. Pequeno e com orelhas grandes, esse é um dos animais fofos mais diferentes. Apesar das características, não é permitido tê-lo como animal doméstico. Originários dos desertos do Saara e da Península Arábica, ele necessita estar no seu habitat natural para sobreviver.

37. Lobo-do-ártico

O lobo-do-ártico tem a pelagem branca para se camuflar na neve. Ele é bastante grande tendo cerca de 45 kg e 1,5 metros de comprimento. Eles vivem em alcateias e agem em cooperação nas caças. Apesar de agir como um grande predador, o lobo-do-ártico não deixa de ser um dos animais fofos, lembrando um cachorro em tamanho maior.

38. Leão

Por falar em predador, não é à toa que o leão é considerado o rei da selva, já que está no topo da cadeia alimentar. Eles são carnívoros e precisam comer muito para ficarem alimentados. Mesmo assim, têm características dos felinos que os tornam animais fofos, mas é melhor admirá-los de longe.  

39. Sagui-pigmeu

O sagui-pigmeu, como o nome aponta, é extremamente pequeno, tendo cerca de 15 centímetros. Eles têm uma juba, parecendo minileões, o que os tornam animais fofos demais. São bastante rápidos e vivem em árvores da Floresta Amazônica, no Brasil, e em áreas da Colômbia e do Equador.

40. Minicabra

As minicabras são animais fofos, extremamente dóceis e carinhosos. As crianças costumam amá-las e, algumas vezes, podem até auxiliar na recuperação de pequenos com deficiência mental ou física. Elas costumam ter cerca de 40 centímetros, raramente passando disso. Podem ser ótimos animais de estimação, mas precisam de espaço para brincarem e capim fresco para se alimentarem.

Quantas vezes você se apaixonou lendo essa lista? Os animais mais fofos do planeta são mesmo irresistíveis!